Advogados do governo Nélio processam blog por repercutir suposto esquema de honorários na PFM
José Olivar e Leandro Leal: ação contra o Blog do Jeso e o editor Jeso Carneiro. Foto montagem: BJ

Dois advogados municipais em Santarém (PA) ajuizaram ação de indenização por danos morais contra o Blog do Jeso e o seu editor por repercutirem denúncia feita pelo vereador Alexandre Maduro (MDB) de um suposto esquema ilegal de pagamento de honorários no governo do prefeito Nélio Aguiar (DEM). O caso está sob investigação do Ministério Público do Pará (MPPA).

José Olivar, procurador fiscal chefe, e Leandro Tavares Leal, procurador fiscal adjunto, protocolaram o processo na semana passada (dia 5) na Vara de Juizado Especial Cível. Pedem indenização de 40 mil reais, a ser paga pelo blog e o repórter Jeso Carneiro.

 

Para os dois advogados, o blog e o editor enxovalharam a honra deles com a publicação de uma série de matérias sobre um suposto esquema ilegal de cobrança de honorários dentro da Procuradoria Fiscal do Município. A primeira delas foi publicada no final de janeiro deste ano.

A reportagem foi feita a partir de denúncia, em sessão remota da Câmara de Santarém, pelo vereador Alexandre Maduro. O parlamentar chegou a detalhar o modus operandi do ato supostamente ilegal, conforme o vídeo abaixo.


Dada a gravidade da denúncia, o blog começou a veicular uma série de matérias sobre o caso.

Ouviu o governo Nélio Aguiar, acionou a Ouvidoria do Município, obteve documentos exclusivos de contribuintes que se sentiram lesados com tais cobranças e, entre outras, publicou a íntegra do contraponto do nº 1 da PFM, José Olivar, negando a existência do esquema.

Nele, o advogado prometeu processar o blog e Maduro por “insinuações criminosas”.

O Blog do Jeso e o jornalista Jeso Carneiro ainda não foram notificados pela Justiça.

“É mais uma tentativa explícita de querer silenciar o blog, de nos calar através de uma odiosa litigância intimidatória tão em voga nesse país contra jornalistas que não tem vocação para colunismo social ou para prestar homenagem ao governo de plantão”, criticou Jeso Carneiro.

“Essa tática, de cão que ladra para intimidar, conheço há décadas, e ao abraçar o jornalismo de denúncia, investigativo há mais de 30 anos, eu sabia que iria incomodar e sofrer represálias. Essa é mais uma delas. Não adianta: o blog vai continuar jogando luzes no caso. Pode continuar ladrando”.


📹 Confira no canal do Blog do Jeso no Youtube as notícias mais acessadas da semana. Além de dezenas e dezenas de vídeos.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: Advogados do governo Nélio processam blog por repercutir suposto esquema de honorários na PFM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *