Prefeitura responde ao blog e confirma denúncia de vereador sobre honorários
Prefeitura de Santarém: sem registros contábeis de pagamento de honorários. Foto: Arquivo BJ

A Prefeitura de Santarém (PA), em resposta ao Blog do Jeso, disse que não recebeu de contribuintes em dívidas com o município valores referentes a honorários advocatícios pagos e que, posteriormente, deveriam ser repassados a procuradores fiscais e advogados públicos que atuam na área.

A informação, obtida via LAI (Lei de Acesso à Informação) e repassada ao blog pela Ouvidoria Geral do Município, confirma a denúncia de Alexandre Maduro (MDB) feita em sessão remota na Câmara de Vereadores no final de janeiro.

 

Segundo o parlamentar, o honorário de sucumbência na Procuradoria Fiscal do Município (PFM) é pago em conta pessoal de procuradores. Para o advogado em doutor em Direito Santino Sirotheua Corrêa Jr., tal prática configura ato de improbidade administrativa.

“Após consulta junto ao Núcleo Técnico de Contabilidade [da Secretaria Municipal de Finanças], verificou-se que não existem registros contábeis de pagamento de honorários de sucumbência, no período de 2006 a 2020.”, revelou a Ouvidoria Geral de Santarém.

Chefe da Procuradoria Fiscal do Município desde 2017, José Olivar Azevedo negou a prática ilegal em contraponto ao blog.

O promotor de Justiça Adleer Sirotheau, da 9ª Promotoria de Justiça de Santarém, investiga o caso.

A denúncia

Sobre o caso, leia também:

Esquema de honorários na PFM ocorre há pelo menos 10 anos, revela documento obtido pelo blog;

Câmara envia ao MP todas as leis sobre honorários de procuradores fiscais; acesse;

Município não legalizou honorário pago em conta pessoal de procurador, diz advogado

A resposta da Prefeitura de Santarém


📹 Assine o canal do Blog do Jeso no Youtube, e assista a dezenas e dezenas de vídeos.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: Prefeitura responde ao blog e confirma denúncia de vereador sobre honorários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Manuel disse:

    Se sempre tivéssemos pelo menos um ou dois vereadores na câmara, que realmente cumprissem com essa obrigação de fiscalizar os atos do executivo, esses “erros” talvez fossem evitados. Jeso, isso é igual as obras públicas que são executadas no município, não sei se algum vereador já fiscalizou por exemplo aquela obra da Orla, que na época da campanha ano passado, ia a todo vapor mas agora vai em banho maria.

  • Breyniac disse:

    Deveriam estender isso até a época do Alenxadre Von e ver que o mesmo esquema era feito pelo Zé Maria Lima que é mais ganancioso que o Olivar. Pede na Ouvidoria extrato de pagamento de 2013 a 2016.

    1. Jose roberto dos Santos disse:

      Com certeza esse esquema existia com o ze Maria lima.