Avião pilotado por Toninho Sena pertencia à facção ligada a tráfico de drogas, diz PF
O Cessna que caiu em janeiro deste ano e era pilotado na ocasião por Toninho Sena. Foto: Reprodução

Deflagrada nesta quinta (10) pela PF, nos estados do Maranhã e Piauí, a operação Hesíodo também investiga o avião (monomotor) Cessna AirCraft-210L, prefixo PT-IRJ, pilotado pelo santareno Antônio Sena, o Toninho, e que caiu em janeiro deste ano depois de decolar de Alenquer (PA) com destino Almeirim/Garimpo Três de Maio.

De acordo com o portal G1, investigações sobre atuação da facção criminosa alvo da operação de hoje, com ramificação em vários estados da federação, responsável por tráfico de armas, drogas, crimes violentos e lavagem de dinheiro, aponta que o grupo criminoso comprou o Cessna em Rondônia.

— LEIA AINDA: Toninho Sena trabalhava para dono de garimpo ilegal dentro de reserva biológica

 

O avião, registrado em nome de um laranja, era usado pela facção.

No site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), conforme o portal BJ (Blog do Jeso) apurou, o monomotor está registrado em nome de Edwaldo Cesar Caldeira da Silva.

Segundo a PF, os investigados da operação Hesíodo tinham tarefas bem definidas dentro da facção. Uns formavam o braço armado do grupo, realizando cobranças de dívidas; outros vendiam drogas e armas e, por fim, havia os operadores financeiros, responsáveis pela lavagem de dinheiro.

Avaliado em cerca de 1 milhão de reais, a aeronave pilotada por Toninho caiu de “bico” em um igarapé. Ele escapou ileso da queda e, por 36 dias, vagou pela floresta até ser encontrado por catadores de castanha no dia 5 de março.

Foram deferidos na operação Hesíodo 24 mandados de busca e apreensão, 14 mandados de prisão temporária, além de constrição patrimonial, para serem cumpridos nas cidades de Caxias/MA, Timon/MA e Teresina/PI.

LEIA também sobre o caso: Piloto que fez rota de voo similar a de Toninho está sumido há 2 anos; veja o mapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *