Candidata a vereadora do PRTB vira alvo de nova ação por disparo de fake news
Elimara Santos é candidata a vereadora pelo PRTB. Foto: Reprodução/TSE

Elimara Santos, 24 anos, candidata a vereadora em Santarém (PA) pelo PRTB, é o terceiro alvo de processo pela coligação Juntos por Santarém por prática de crime de propaganda eleitoral negativa, com disparo de fake news (notícias falsa) nas redes sociais.

O processo foi protocolado neste sábado (3), na 20º ZE (Zona Eleitoral), que tem como titular o juiz Rômulo Nogueira de Brito. Que ainda não se manifestou sobre os pedidos.

 

A fake news é o vídeo “Fora Dupla Criminosa”, com ataques duros aos candidatos a prefeita, Maria do Carmo (PT), 59 anos, e seu vice, Bruno Pará (PP), 39 anos.

Em decisão liminar (urgente) hoje o juiz Rômulo Brito determinou a exclusão em 24h desse mesmo vídeo das redes sociais de Luiz Azevedo Correa e Eneias Portela de Aguiar. O pedido também foi feito pela coligação Juntos por Santarém.

“O vídeo objeto desta representação exibe imagem dos candidatos Maria e Bruno, além do ex-presidente Lula e do pai do candidato Bruno, proferindo calúnias, afirmando que Maria e Bruno são “herdeiros do crimes'”, relata a defesa da coligação, feita pelo escritório de advocacia Osmando Figueiredo.

“Os disparos feitos nas redes sociais são falsos em seu conteúdo e nos supostos fatos narrados, não tendo qualquer fundamento, veracidade ao atribuir aos representantes o patrocínio de uma suposta quadrilha criminosa, inexistente em verdade, mas que tem potencial para fazer estado mental nos eleitores”.

Penalidades para candidata

À Justiça Eleitoral, além da retirada imediata do vídeo das redes sociais da candidata à Câmara de Vereadores pelo PRTB, a defesa da coligação pede a condenação a candidata a pagamento de 20 salários mínimos (R$ 20,9 mil) por danos morais e multa de R$ 30 mil.

E ainda o enquadramento da acusada em 4 crimes – calúnia, propagação de fake news, difamação e injúria.

Elimara Santos: alvo de nova ação por fake news. Foto: Facebook

Procurada pelo (93) 99104-1***, Elimara Santos não quis se manifestar. Atendeu-nos no primeiro contato, quando foi informada sobre o teor da ação, mas reclamou da qualidade da ligação e pediu para que o blog ligasse novamente. Na religação, não mais nos atendeu. O espaço continua aberto para o contraponto dela.

O PRTB tem como candidato a prefeito Jesson Santos, militar da Marinha de Guerra e que diz ter apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O vídeo “Fora Dupla Criminosa” disparado pela candidata à vereadora na página Fuxico do JK. Foto: Reprodução/Autos do processo

LEIA também: Quem são os acusados de postar o vídeo com fake news contra candidata do PT

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: Candidata a vereadora do PRTB vira alvo de nova ação por disparo de fake news

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *