TRE inicia ofensiva contra PRTB que poderá causar suspensão da legenda no Pará

Publicado em por em Justiça, Pará, Política

TRE inicia ofensiva contra PRTB que poderá causar suspensão da legenda no Pará

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará iniciou uma ofensiva contra o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), e que pode levar à suspensão da legenda no estado.

É que a Procuradoria Regional Eleitoral do Pará ajuizou uma representação requerendo a suspensão do registro ou anotação do diretório estadual do PRTB. Motivo: reprovação definitiva das contas do exercício de 2021 da sigla, que foram julgadas como não prestadas em setembro de 2024.

∎ Leia também: Juiz desaprova contas do PT de Juruti por infração gravíssima e determina que partido devolva R$ 58 mil.

O juiz Marcus Alan de Melo Gomes determinou a intimação da cúpula do partido para que apresente defesa no prazo de 15 dias. A ausência de representação processual pode ser um risco ao PRTB, que pode ter suas atividades suspensas e, consequentemente, perder o direito ao recebimento de verbas públicas, como o Fundo Partidário e o Fundo Eleitoral, impactando suas estratégias para as próximas eleições de 2026.

A representação foi movida contra o PRTB estadual, sendo o órgão de direção superior o responsável pela citação na ausência de vigência válida do órgão partidário regional. Ou seja, se a legenda estadual não estiver com vigência válida (ativa), a citação deve ser feita junto à direção nacional do PRTB, sem que isso altere a competência do Tribunal Regional Eleitoral do Pará.

Caso o PRTB no Pará não regularize a situação, poderá ter a suspensão de seu registro ou anotação, conforme a legislação eleitoral.

Trecho da decisão do juiz Marcus Alan Gomes, do TRE:

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *