Presidente do TSE adia as eleições em Macapá devido apagão; nova data não foi definida
Luís Roberto Barroso, presidente do TSE. Foto: Reprodução/Vídeo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, atendeu a um pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e adiou as eleições municipais em Macapá, capital do estado.

O primeiro turno em todo o país está previsto para este domingo (15) e o segundo, para o próximo dia 29.

 

A Justiça Eleitoral do Amapá havia pedido nessa quarta-feira (11) o adiamento das eleições. Em ofício enviado à Corte, o TRE-AP alega que a falta de luz na capital está provocando ações de vandalismo.

A decisão de Barroso vai a referendo pelo plenário do TSE nesta quinta-feira (12). A data para a realização do pleito não foi definida.

Ao analisar o pedido do TRE-AP, Barroso decidiu: “Tendo consultado todos os demais membros do tribunal, suspendo a realização das eleições municipais de Macapá/AP, até que se restabeleçam as condições materiais e técnicas para a realização do pleito, com segurança da população”.

 

“Esclareço que a suspensão abrange a previsão de realização do 1º e do 2º turnos, marcados para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente, ficando a designação de novas datas submetida a ato posterior. Determino que sejam adotadas as providências para a exclusão da carga das urnas em todo o município, de modo a prevenir que entrem em funcionamento até aqui programado para 15.11.2020”, acrescentou o ministro.

Na decisão, Barroso esclareceu que a legislação eleitoral permite a remarcação do pleito em caso de “impossibilidade fática de realização da votação” em seções eleitorais “em número significativo”, atribuindo-se ao tribunal regional local a responsabilidade de definir a nova data de votação.

Com informações do site Metrópole

LEIA também: Juiz autoriza abertura da ‘caixa preta’ da pesquisa que colocou Nélio na liderança

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Presidente do TSE adia as eleições em Macapá devido apagão; nova data não foi definida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *