O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decide nos próximos dias se a espera muito prolongada na fila de atendimento de um banco pode gerar indenização. É o que informa a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
O caso envolveu o Banco do Brasil.
Um cliente da instituição chegou a esperar duas horas por atendimento. A instituição foi condenada a pagar R$ 25 mil à vítima.
O STJ decidirá agora se mantém ou derruba a decisão, com base no Código de Defesa do Consumidor — e não de legislações locais.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Nota do editor: Existe lei municipal em Santarém que prevê multa e outras penalidades para instituições bancárias que não prestam atendimento rápido aos seus clientes. No entanto, nenhum banco até hoje foi punido por longa e demorada fila de espera. A lei foi sancionada há cerca de 10 anos. É é de autoria do ainda vereador Valdir Matias Jr. (PV).
A lei das filas teria que beneficiar os clientes e não o Procon. Se a lei fosse indenizar o cliente por demora nas filas, acredito que os bancos passariam a serem mais responsáveis sobre esse assunto. Até pq todos os clientes iriam denunciar já que eles iriam ser indenizados. Eu, seria desses.
Mauricélio, a indenização foi em prol de um cliente de banco que se sentiu lesado pelo atendimento demorado. E não o Procon.