O 175 anos da Cabanagem não passarão em brancas nuvens. Pelo menos em Santarém.
O episódio histórico será relembrado numa programação festivo-cultural-memorialística durante 3 dias, em janeiro de 2011, na comunidade de Cuipiranga, que sediou o mais ousado e teimoso acampamento dos rebeldes cabanos na região do Baixo Amazonas.
No Leia Mais, abaixo, a íntegra de toda a programação.
O evento é de iniciativa dos moradores de Cuipiranga, com apoio, entre outros, da Rádio Rural AM, padres verbitas, UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), UES (União dos Estudantes de Santarém).
— ARTIGOS RELACIONADOS
Os professores doutores Manuel Dutra e Florêncio Vaz irão comandar uma mesa de palestra e discussão sobre o tema O Sentido da Cabanagem Hoje.
Programação
Dia 7/01/2011 – Terça-feira
05:00 – Alvorada
07:00 hs – Chegada dos participantes das comunidades e cidades vizinhas, com recepção festiva na praia.
09:00 hs – Levantação do Mastro, com folias do Marambiré de Cuipiranga e do Gambá de Pinhél.
10:00 hs – Mesa de Palestras e Discussão sobre “O Sentido da Cabanagem Hoje” (nos seus 175 anos), com a participação dos professores Manuel Dutra e Florêncio Vaz e de líderes das comunidades da região.
12:00 hs – Almoço
14:00 hs – Discussão Coletiva sobre “A Luta dos Cabanos e a Defesa do nosso Território e das das Nossas Culturas Hoje”
16:00 hs – Apresentação e troca de idéias sobre as Manifestações Culturais da Região: Marambiré, Gambá, Medicina Tradicional e curadores, Preparo do tarubá e do caixiri etc.
18:30 hs – Jantar
19:30 hs – Celebração Religiosa
21:00 hs – Música tradicional ao vivo, vendas variadas etc.
08/01/2011
05:30 hs – Despertar e café
06:30 hs – Saída da “Caminhada dos Cabanos”: de Cuipiranga, rumo à comunidade de Vila Amazonas (próximo ao local onde existia o acampamento cabano do lado do rio Amazonas). Durante o trajeto, o grupo fará paradas para fazer memória e homenagens aos cabanos.
09:00 hs – Chegada e Recepção Festiva em Vila Amazonas, o que dará início a uma programação a cargo dos moradores desta comunidade.
15:00 hs – Volta para Cuipiranga.
18:30 hs – Jantar
19:30 hs – Ritual de Homenagem aos Cabanos
20:30 hs – Noite Cultural, iniciando com a apresentação do filme-documentário CUIPIRANGA, realizado pela Caravana Cabana, do diretor Cristiano Burlán, seguido de vários apresentações artísticas (Gambá, Marambiré e outras).
09/01/2011
07: 00 hs – Café da manhã
08:00 hs – Implantação do Marco e Monumento aos 175 Anos da Cabanagem, no velho cemitério de Cuipiranga.
10:00 hs – Assembléia de Planejamento e Avaliação: discussão sobre o “Museu Aberto da Cabanagem”.
11:30 hs – Derrubada do Mastro e Final festivo
12:30 hs –Confraternização, com bebidas tradicionais e almoço-“piracaia”.
Olá tudo bem? recentemente me formei no curso de Historia na Universidades Luterana de Santarem /ULBRA, e fiquei serpresa quendo estudamos sobre os Cabanos e descobrir que foi bem proximo da cidade de Santarem que ocorreu todo aquele sangramento e por incrivel que pareça surgiu esta oportunidade que podemos conhecer melhor esses acontecimentos.Obrigada por esta oportunidade e com certeza se Deus quiser eu e uma turma do curso de historia da ULBRA vamos poder compartilhar. Abraço e até lá.
muito bom! saber que nossa historia não se perdeu, pelo contrario, o espirito cabano nunca morreu, e celebrar e homenagear o maior movimento popular do brasil é fundamental nos dias de hoje, onde precisamos de exemplos de pessoas que não se conformaram com sua realidade de subordinação,mais mudaram a lógica da historia e se puseram como protagonistas…
Sergio e quem mais se animar em participar deste evento, sejam bem vindos. No momento o que temos é a firme decisão de ir para Cuipiranga em um barco. Vai uma turma de estudantes da UFOPA, da União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES) e do Grupo Consciência Indígena (GCI). O plano é sair de Santarém na noite do dia 6 de janeiro, para chegar a Cuipiranga na hora da Alvorada (dia 7), e ficar lá até o final (meio dia do domingo, dia 9). O barco seria o “hotel” de todos. O desafio está em encontrar esse barco. Se alguém tem um e quer apoiar nossa caravana, entre em contato. Caso tenhamos que fretar um, será cobrado um valor de cada participante, para custear o frete. Nada muito caro, pois Cuipiranga fica quase em frente a Santarém.
Quanto à alimentação, os moradores estarão vendendo refeições. Mas sugere-se que cada um leve seu rancho, e lá no barco podemos fazer algo coletivo. Dá-se um jeito.
Contatos e mais informações:Blog da UES https://uesantarem.blogspot.com/
Florêncio Vaz (GCI): florenciovaz@yahoo.com.br
Ib Tapajós (UES): ibtapajos@hotmail.com
como chegar ao local? gostaria de participar
Muito bom saber disso. Ja estive em Cuipiranga e acompanhei um pouco da historia contada por alguns moradores, as areias de cores diferentes e que tambem é historia da cabanagem. As lindas praias………. Não sei se ainda existe a senhora Joaquina, mãe do jovem Astronildo se não me falha a memória. Eu e outras colegas nos hospedamos na casa dela e a noite ouvíamos as historias contada pela família……..
Gostei de saber que além de encontrar um povo hospitaleiro em Cuipiranga, também ha alguem valorizando a historia do lugar.