Cuipiranga, 175 anos de Cabanagem

Publicado em por em Eventos, Memória

O 175 anos da Cabanagem não passarão em brancas nuvens. Pelo menos em Santarém.

O episódio histórico será relembrado numa programação festivo-cultural-memorialística durante 3 dias, em janeiro de 2011, na comunidade de Cuipiranga, que sediou o mais ousado e teimoso acampamento dos rebeldes cabanos na região do Baixo Amazonas.

No Leia Mais, abaixo, a íntegra de toda a programação.

O evento é de iniciativa dos moradores de Cuipiranga, com apoio, entre outros, da Rádio Rural AM, padres verbitas, UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), UES (União dos Estudantes de Santarém).

Os professores doutores Manuel Dutra e Florêncio Vaz irão comandar uma mesa de palestra e discussão sobre o tema O Sentido da Cabanagem Hoje.

Programação

Dia 7/01/2011 – Terça-feira

05:00 – Alvorada

07:00 hs – Chegada dos participantes das comunidades e cidades vizinhas, com recepção festiva na praia.

09:00 hs – Levantação do Mastro, com folias do Marambiré de Cuipiranga e do Gambá de Pinhél.

10:00 hs – Mesa de Palestras e Discussão sobre “O Sentido da Cabanagem Hoje” (nos seus 175 anos), com a participação dos professores Manuel Dutra e Florêncio Vaz e de líderes das comunidades da região.

12:00 hs – Almoço

14:00 hs – Discussão Coletiva sobre “A Luta dos Cabanos e a Defesa do nosso Território e das das Nossas Culturas Hoje”

16:00 hs – Apresentação e troca de idéias sobre as Manifestações Culturais da Região: Marambiré, Gambá, Medicina Tradicional e curadores, Preparo do tarubá e do caixiri etc.

18:30 hs – Jantar

19:30 hs – Celebração Religiosa

21:00 hs – Música tradicional ao vivo, vendas variadas etc.

08/01/2011

05:30 hs – Despertar e café

06:30 hs – Saída da “Caminhada dos Cabanos”: de Cuipiranga, rumo à comunidade de Vila Amazonas (próximo ao local onde existia o acampamento cabano do lado do rio Amazonas). Durante o trajeto, o grupo fará paradas para fazer memória e homenagens aos cabanos.

09:00 hs – Chegada e Recepção Festiva em Vila Amazonas, o que dará início a uma programação a cargo dos moradores desta comunidade.

15:00 hs – Volta para Cuipiranga.

18:30 hs – Jantar

19:30 hs – Ritual de Homenagem aos Cabanos

20:30 hs – Noite Cultural, iniciando com a apresentação do filme-documentário CUIPIRANGA, realizado pela Caravana Cabana, do diretor Cristiano Burlán, seguido de vários apresentações artísticas (Gambá, Marambiré e outras).

09/01/2011

07: 00 hs – Café da manhã

08:00 hs – Implantação do Marco e Monumento aos 175 Anos da Cabanagem, no velho cemitério de Cuipiranga.

10:00 hs – Assembléia de Planejamento e Avaliação: discussão sobre o “Museu Aberto da Cabanagem”.

11:30 hs – Derrubada do Mastro e Final festivo

12:30 hs –Confraternização, com bebidas tradicionais e almoço-“piracaia”.


Publicado por:

5 Responses to Cuipiranga, 175 anos de Cabanagem

  • Olá tudo bem? recentemente me formei no curso de Historia na Universidades Luterana de Santarem /ULBRA, e fiquei serpresa quendo estudamos sobre os Cabanos e descobrir que foi bem proximo da cidade de Santarem que ocorreu todo aquele sangramento e por incrivel que pareça surgiu esta oportunidade que podemos conhecer melhor esses acontecimentos.Obrigada por esta oportunidade e com certeza se Deus quiser eu e uma turma do curso de historia da ULBRA vamos poder compartilhar. Abraço e até lá.

  • muito bom! saber que nossa historia não se perdeu, pelo contrario, o espirito cabano nunca morreu, e celebrar e homenagear o maior movimento popular do brasil é fundamental nos dias de hoje, onde precisamos de exemplos de pessoas que não se conformaram com sua realidade de subordinação,mais mudaram a lógica da historia e se puseram como protagonistas…

  • Sergio e quem mais se animar em participar deste evento, sejam bem vindos. No momento o que temos é a firme decisão de ir para Cuipiranga em um barco. Vai uma turma de estudantes da UFOPA, da União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES) e do Grupo Consciência Indígena (GCI). O plano é sair de Santarém na noite do dia 6 de janeiro, para chegar a Cuipiranga na hora da Alvorada (dia 7), e ficar lá até o final (meio dia do domingo, dia 9). O barco seria o “hotel” de todos. O desafio está em encontrar esse barco. Se alguém tem um e quer apoiar nossa caravana, entre em contato. Caso tenhamos que fretar um, será cobrado um valor de cada participante, para custear o frete. Nada muito caro, pois Cuipiranga fica quase em frente a Santarém.
    Quanto à alimentação, os moradores estarão vendendo refeições. Mas sugere-se que cada um leve seu rancho, e lá no barco podemos fazer algo coletivo. Dá-se um jeito.

    Contatos e mais informações:Blog da UES https://uesantarem.blogspot.com/
    Florêncio Vaz (GCI): florenciovaz@yahoo.com.br
    Ib Tapajós (UES): ibtapajos@hotmail.com

  • Muito bom saber disso. Ja estive em Cuipiranga e acompanhei um pouco da historia contada por alguns moradores, as areias de cores diferentes e que tambem é historia da cabanagem. As lindas praias………. Não sei se ainda existe a senhora Joaquina, mãe do jovem Astronildo se não me falha a memória. Eu e outras colegas nos hospedamos na casa dela e a noite ouvíamos as historias contada pela família……..
    Gostei de saber que além de encontrar um povo hospitaleiro em Cuipiranga, também ha alguem valorizando a historia do lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *