Engenheiro santareno morre de coronavírus em Belém, onde óbitos são quase 600
Mário Jorge, morte por covid-19 em Belém. Foto: álbum familiar

Engenheiro florestal nascido em Santarém (PA), Mário Jorge Parente de Souza, 54 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (13) em Belém, onde residia há décadas e que, segundo a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), registrou quase 600 óbitos (exatos 552) até agora pelo novo coronavírus.

Parente estava em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no hospital Porto Dias.

Era pai de 3 filhos — Alan, Mário Júnior e Maria Eduarda. Casado com a também engenheira Elci Bosque de Souza, o santareno da comunidade Cipoal, às margens da BR-163 (Santarém-Cuiabá), fez graduação na antiga FCAP (Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, hoje Universidade Rural da Amazônia, Ufra). Tinha 54 anos.

 

O sepultamento foi realizado em Belém, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde para vítimas da covid-19.

Mário Jorge, irmão do jornalista e blogueiro Jota Parente, prestava assessoria à Prefeitura de Paragominas. Antes, de 2016 a 2019, trabalhou na Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) em Bom Jesus do Tocantins, cidade localizada no sudeste paraense.

O engenheiro também trabalhou como assessor parlamentar da ex-deputada Maria do Carmo (PT) e como assessor comunitário na Prefeitura de Santarém, além de professor de matemática no ensino médio e fundamental no Amapá.

Engenheiro socialista

Era socialista fervoroso, tendo, inclusive, se filiado a partidos desse espectro ideológico, como o PSTU. “Nunca, porém, abriu mão de criticar as siglas de esquerda, especialmente a esquerda de gogó-que-no-poder-vira-tchutchuca”, lembrou o jornalista Jeso Carneiro no Twitter na manhã de hoje.

“Descanse em paz, amigo!”

Lúcia Moura, irmã, foi uma de suas mais presentes companhia familiar, ainda que remota, pois mora em Santarém, que Mário Jorge teve no decorrer de sua internação hospitalar.

Abaixo, os dados sobre a doença divulgados na noite de ontem pela Sespa, às 19h.

LEIA também sobre Mário Jorge:

Morre a moradora mais antiga do Cipoal

O lulismo torce por Jader

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

14 Comentários em: Engenheiro santareno morre de coronavírus em Belém, onde óbitos chegam a quase 600

  • Vá em paz meu tio🙏 Que Deus lhe receba em sua morada eterna. Toda a família sentirá muito a sua falta. Obrigada por tudo.

    • Lamentamos, mais uma perda irreparável. Em poucas palavras temos a destacar: Jorginho, sua imagem sempre estará em nossas Lembranças. P mim, jamais esquecerei o Qto. Nos Ajudou, dedicando sua presteza, expontaneidade e lealdade, no período em q estivemos na capital PARAENSE.

  • Siga em paz, tio. Sua alegria será sempre lembrada em nossos corações.

  • Descanse em paz meu marido eu vou te amar eternamente 😭🖤🙏

    Obs: Ele era casado somente no papel com a Elci

  • Jamais esqueceremos vc, descance em paz vc fez muitas obras boas.

    • Meu amigo. Se pudesse eu lhe fariae uma homenagem pra você.
      Tocaria uma de suas canções favoritas ” Corsário”

  • Vá em paz meu amigo e irmão de grandes ideias sentiremos muita falta das nossas conversas
    Você um ser humano maravilhoso que tive o prazer de conhecer a mais de trinta anos na faculdade de ciências agrárias do Pará

  • Um grande amigo. Vai fazer muita falta. Companheiro de luta.

  • Descanse em paz amigo,guardarei com carinho nossos encontros em Santarém nossa terra,sempre com Boa música e risadas.

  • Meu amigo. Se pudesse eu lhe fariae uma homenagem pra você.
    Tocaria uma de suas canções favoritas ” Corsário”

  • Vá em paz meu querido amigo , na verdade um irmão um pai que não tive, vc me ajudou nas horas que mas precisei , Amigão nem sei o que dizer ,essa era a única foto que achei sua , um grande amigo que nem vc não é fácil de dizer adeus, mas fazer o que temos que aceitar , receber essa notícia foi um soco na cara , vc fez tanto por mim que minha gratidão será eterna já mas esquecerei as vezes que vc me ajudou , seu legado será sempre lembrado, vc é mas que um amigo foi um irmão um pai um bom homem , vai ser difícil olhar pra quela casa e não lembrar de vc amigo, meu coração estar triste de mas nem sei como expressar minha tristeza, é uma mistura de emoção e ver sua família desabar em prantos na minha frente foi a pior das sensações, cara a fixa ainda não caiu , tudo que eu menos queria era receber essa notícia, bom agora só me resta perdir a Deus que te receba de braços abertos e que vc tome contas das pessoas que te amam aqui , agora vc estar ao lado da sua querida mãe pela qual vc derramou lágrimas no dia de sua despedida , vai em paz querido amigo Mario Jorge Parente já mas esquecerei vc amigo. 😭🤧💔.

  • Vai em paz meu grande amigo. Nesta vida moderna que temos, pouco tempo temos para os amigos. Mas, que relembrar de uma tarde maravilhosa que estive com o amigo, sua família e a minha na praia de Ajuruteua, onde podemos conversar de política a amizade dos amigos que pouco encontramos. Vai em paz e que sua família fique com o superior.

  • Vá em paz meu amigo Jorge,” a experiencia da amizade parece ter suas raízes fora do tempo , na eternidade. Um amigo é alguém com quem estivemos desde sempre…diante do amigo sabemos que não estamos sós. E alegria maior não pode existir”. Meu amigo você viveu intensamente seu tempo, foi extremamente critico em relação as desigualdades sociais e profundamento humano e amoroso com seus amigos. Conheci o Jorge na CEUMA (casa de estudantes universitário do baixo amazonas) no final da década de oitenta, e naquela época já era muito coerente em relação as suas utopias, conseguia corporificar suas idéias socialista em ato. Sempre se preocupou em cuidar dos calouros que chegavam na casa sem muitos recursos,dividindo o que tinha. Para família, que Deus conforte seus corações, que seu espirito de luz, de luta por um mundo mais humano e bonito nunca se apague, como dizia o poeta que imagens de saudade são pedaços do nosso próprio corpo,que o tempo levou.Tudo que amamos se transforma em parte da gente. Vá em Paz, sua energia vital(Ki) ecoa agora em todo universo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *