
por Sidney Canto
Dia 21 de junho de 1965
Por iniciativa de frei Vianney Müller é iniciada a reforma da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição que descaracterizou completamente o templo. No dia 30 deste mesmo mês e ano, o altar mor, feito em mármore, foi demolido e partes dele estão hoje no Museu de Historia e Arte Sacra da Diocese.
Leia também:
Henry Bates passa defronte de Boim.
Henry Bates em Piquiatuba.
Henry Bates passa por Aramanaí.
Henry Bates no rio Tapajós: 160 anos.
25º governador do Grão Pará toma posse.
Esse foi o maior crime contra o patrimonio histórico da cidade. Outro: a destruição da escadaria que levava ao Grupo Frei Ambrósio.
Crime imenso que nossa cidade sofreu foi praticado pelos “milicos” ao deceparem a Serra Piroca. E assim, mutilaram o segundo hino de Santarém, particularmente no verso “por detrás daquela Serra, que domina minha Terra…”.
Serra, que Serra? Cadê a serra que estava ali? Os “milicos” comeram…
Concordo com os comentários. A obra que retirou parte da Serra visava construção do antigo aeroporto que tanto serviu ao crescimento de Santarém. Mas o que mais fiquei chocado foi o quanto a prefeitura conseguiu deixar FEIO o entorno da antiga pista de pouso. A largura da pista poderia ter dado lugar a uma grande avenida com calçadas amplas mas a “otoridade” e seus apoiadores têm visão turva e o resultado é pobre.