Tancredo Neves e Ulysses Guimarães. Foto: arquivo de Eliseu Padilha/Flickr
Dia 4 de março
Amazônia
1719 – Criado o bispado do Grão Pará
Criação do Bispado do Grão Pará, com sede em Belém, pelo papa Clemente IX, através da bula “Copiosus in Misericórdia”. O carmelita frei Bartolomeu do Pilar é nomeado como o primeiro bispo. Contudo, ele só tomaria posse dois anos depois.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Brasil
1910 – Em São João del Rei, nascia Tancredo Neves
Nascia, em São João del Rei (MG), Tancredo Neves, advogado, industrial, administrador e político. Ele foi vereador de São João del Rei, deputado estadual (1947-1951), deputado federal em cinco legislaturas e senador (1979-1983). Também foi ministro da Justiça de Getúlio Vargas (junho de 1953 a agosto de 1954). Venceu a primeira eleição realizada democraticamente após 21 anos de regime militar, mas adoeceu gravemente na véspera da posse. Morreu no 21 de abril de 1985, em São Paulo, causando comoção nacional.
Leia também:
Há 112 anos, nascia o criador de Brasília.
Astrônomo francês descobre o cometa Olinda.
Há 69 anos, em SP, morria Mário de Andrade.
Há 42 anos, Edifício Andraus ardia em chamas.
Santarém sob ameaça de bombardeio.
FEP vence batalha de Monte Castelo, na Itália.
Mestre Sidney,
Tancredo foi também primeiro ministro 1962/1963, quando impuseram o parlamentarismo para evitar a posse de Jango e governador leito de Minas, 1983/1984.
Agora, eleito presidente democraticamente, sei não mestre. Tancredo foi eleito por um colégio eleitoral graças a dissidência de políticos da Arena/Pds, “anti malufistas” que perderam na “convenção” do “partido” para Maluf.
Chico Corrêa
Tancredo foi eleito indiretamente. Quem venceu a primeira eleição direta e democrática para Presidente após a ditadura militar foi o Collor.