Pablo Neruda: morte natural ou orquestrada?
por Sidney Canto
Dia 23 de setembro
Na Amazônia
1916 – Ordenação presbiteral dos padres Antonio Maria da Cunha e Silva (natural de Prainha) e de José Maria do Lago Costa (natural de Óbidos), em Belém, por dom Santino Maria da Silva Coutinho.
No Brasil
1788 – Nascimento de Bento Gonçalves da Silva, líder militar e revolucionário dos Farroupilhas, que lutou pela independência da Província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil.
No Mundo
1973 – Morre o poeta Pablo Neruda. Ganhador do premio Nobel de Literatura (1971), Neruda era marxista convicto e apoiava abertamente o presidente chileno Salvador Allende. Segundo a versão oficial (da ditadura de Pinochet), Neruda teria morrido de câncer na próstata. A versão corrente, entretanto, é de que teria sido envenenado a mando do governo chileno.
Leia também:
Amando Balhmann é ordenado em Roma.
Fordlândia: a presença dos frades na Amazônia.
Revolução Farroupilha inicia no RS.
Cruls pisa pela 1ª vez na floresta amazônica.
Decreto cria bandeira do Brasil.
Ordenação episcopal de Capistrano Heim.
Ministro recebe título de Marques de Pombal.
Anunciada a descoberta da penicilina.
Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.
Pablo Neruda, vítima da Operação Condor? Acredito que sim.
Uma vez recordado o grande Pablo Neruda, poderíamos recordar um grade amigo seu nascido neste dia, a exatos 100 atrás: Pedro Pomar!
Tão amazônida como nós!!!