Abatido por um câncer, morreu no início de semana (dia 1º, segunda-feira) o antropólogo João Valentin Wawzyniak (foto)
Ele trabalhava como professor do departamento de Ciências Sociais da UEL (Universidade Estadual de Londrina), no Paraná.
Morou vários anos em Santarém, onde também lecionou e conheceu a jornalista Cynthia Camargo, sua ex-esposa e com teve um filho.
Valentin, que era blogueiro, foi sepultado na cidade de Londrina (PR) na terça-feira (2). Estava com 52 anos.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia também:
Morte e aproximação.
Ao ler todas as mensagens, que chegam de vários lugares, percebo que meu irmão “o nosso Vale” cumpriu a sua missão com muita dignidade. Enfrentando algumas situações dificeis, mas as quais ele acreditava, Isso ele sempre fez, brigou pelos seus ideais e para que seus pensamentos fossem colocados em prática. O Vale fez uma escolha muito cedo de que lado ele queria estar, e provou que isso é possível.
Um abraço a todos que de alguma forma conviveram com o meu irmão.
Sônia Wawrzyniak
Jeso,
Com muita tristeza recebi a notícia da morte do meu amigo e irmão Valentin. Soube hoje à noite por outro amigo, o Eugênio Rovaris Neto.
Durante anos convivemos em Santarém, lado a lado, Valentin, eu, Luiz Otávio, Eugênio, Jorge Ricardo, Carlos Schenato e muitos outros.. Sempre aos finais de semana estavamos juntos – piracaias, churrascos, passeios de barco, Alter do Chão, Pindobal, etc. Frequentavamos uns as casas dos outros desde que ele e Cinthia moraram na Travessa Inácio Corrêa, próximo ao trevo da ‘calcinha’, depois na Fernando Guilhon onde assavamos acari, tambaqui, tucunaré e pacu nas noites de luar. O seu filho Leo e o filho Yago têm a mesma idade, bricaram muito na Pç do Pescador. Ele praticamente ensinou meu filho a andar.
É uma dor insuportável, mas tenho certeza de que ele hoje está melhor que todos nós ao lado de Deus.
Saudade, muita saudade meu irmão.
Bira
Caro Jeso, Valetin meu esposo amado foi um gde guerreiro na luta de 9 meses contra a doença, e saiu vencedor pois não se abateu por nenhum instante. Ele foi velado em Londrina onde moramos e fizmeos o tratamento e depois em curitiba tb, onde foi cremado conforme seu desjeo. Deixou muitos amigos em especial nos lulgares onde morou. Sou grata as lembranças aqui deixadas.. mas sei que agora ele desconsou o corpo e vive de outra maneira, na memoria e de lugares que o fez muito feliz.
Att. Renata Wawzyniak
Meus pêsames, Renata. E saiba que te esposo deixou uma legião de amigos e colegas aqui em Santarém. Um enorme abraço.
Conheci o João Valentin, quando eu colaborava como pesquisador no CNPq, tive a grande satisfação de ter como colega a Jornalista Cynthia Camargo, a qual me apresento o Valentin, ótimo cidadão!
Tive a felicidade de tê-lo como amigo. Que perda!
Meus pêsames à família enlutada.
Uma triste notícia… foi um excelente professor, amigo, incentivador.
Mas, que seu espírito descanse em paz, pois sua jornada terrena deve ter lhe rendido bons frutos, deixou em Santarém saudade, por ser um ser humano inigualável.
Lamentável a perda prematura do mestre Valentin, tive a honra de ter sido sua aluna, foi excelente professor.