Arquivo: Ignácio Ubirajara Bentes de Sousa Neto, do blog Você se lembra?

O hoje Museu João Fona (avenida Adriano Pimentel) na década de 1930. O prédio já serviu para abrigar a Prefeitura de Santarém, o Salão do Júri, a Cadeia Pública e Câmara de Vereadores.
Veja também:
Cartão postal da praça.
Banho no Irurá.
Navio Lobo D’Almada.
Travessa Major Barata.
Ilha do Amor, em Alter do Chão.
Agência do Banco do Brasil.
Cais da rua João Pessoa.
Participe também da seção “Retrovisor”. Mande fotos antigas de sua cidade para o blog. E-mail: jesocarneiro@gmail.com
Caramba, como eu gosto dessas fotos antigas!!! Só um adendo: Pedro Teixeira é o patrono do Exercito Brasileiro aqui na Região Amazônica!!! Tem uma canção do Exercito que sempre falava no nome de Pedro Teixeira!!! E eu nunca tinha imaginado que ele andou por essas paragens!!! Vivendo e aprendendo!!!
A foto do retrovisor nos fez lembrar de uma passagem elencada pela historiadora Terezinha Amorim, ontem, 14/12, durante a segunda roda de conversa promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós IHGTap. Em seu relato, intitulado “O descobridor do rio Tapajós”, ela com muita propriedade fala sobre os primórdios de Santarém, quando Pedro Teixeira aqui chegou. Foi exatamente na praia em frente ao Centro Cultural João Fonamuseu que ele desembarcou e “…teria sido recebido por homens, mulheres e crianças indígenas com os quais trocou presentes como esteiras de palhinhas e paricá…”.