TJ suspende paralisação de loteamento da Buriti

Publicado em por em Infraestrutura, Negócios

Leonardo Tavares
Leonardo Tavares, desembargador do TJ Pará

As obras do loteamento residencial Cidade Jardim, construído em consórcio pelas empresas Sisa e Buriti na rodovia Fernando Guilhon, em Santarém, vão recomeçar.

O recomeço tem amparo na decisão do desembargador Leonardo Tavares, do TJ (Tribunal de Justiça) do Pará.

Ele derrubou a liminar (decisão provisória) do juiz Rafael Grehs, da 8ª Vara Cível de Santarém, que determinou a paralisação das obras do loteamento há exatos 40 dias, a pedido do MP (Ministério Público) do Pará.

Contra essa decisão, os advogados Andreo Rasera e Manoel Altemar Sousa ajuizaram agravo de instrumento no TJ no dia 15 deste mês.

– É imperioso frisar que a continuação do empreendimento não quer dizer que a agravante [Sisa/Buruti] cumpriu todas as medidas necessárias para minorar os danos ambientais, isto será apurado pelo juízo de origem [Santarém] que irá verificar também a responsabilidade de todos os envolvidos, inclusive do Município de Santarém – explicou Leonardo Tavares em despacho lavrado na segunda-feira (21).

Neste link, a íntegra da decisão.

Leia também:
Caso Buriti chega ao TJ.


Publicado por:

25 Responses to TJ suspende paralisação de loteamento da Buriti

  • era pra ter fiscalizado quando iniciou a obra agora que já esta pronto a obra querem empedir poxa autoridade de santarem deixa este povo trabalhar para dá vida digna a esse povo que vcs não fazem nada para melhorar santarem quando vem uma empresa de fora para desenvolver a cidade voces são os primeiro a não quererem melhorias pra cidade bando de fazem nada, unico bairro de santarem que vai planejado asfaltado voces querem santarem cheias de buracos como hoje prefeito que não fazem pra melhorar essa cidade que tem a idade de manaus eu fico indignado com essa situação ou autoridade velha em

  • O papel do desembargador Leonardo Tavares era tão somente julgar a liminar.A s responsabilidades de quem compactuou com o desmatamento,vão ser apuradas pelo juizo de Santarem e esperamos que os envolvidos recebam a punição merecida para que a historia não se repita.

  • Graças a Deus, tudo está no seu lugar, graças a Deus, graças a Deus, não devemos esquecer de dizer graças a Deus, pois essa turma que se dizem ambientalista só servem para atrazar o desenvolvimento do Brasil e de Santarém, deveriam tomar decisões antes do leite derramado ou sera que eles não tem noção de que não vão conseguir paralizar esse empreendimento devido o tamanho da desgraças das mortes das arvores. Agora é só iniciar a obra com responsabilidade social, com compromisso de reflorestas, cada casa construida se planta uma arvore e não fazer a drenagem do esgoto para o lago quase morto do JUA, pense bem o Lago do JUA já está quase morto não foi esse desmatamento que está ocasionando a morte e sim o povo de Santarém e as autorizdades, os ambientalista estavam deixando isso acontecer, agora eles querem tirar proveito disso.

  • Mais um capítulo da novela “buriti, realizando sonhos!”
    Homens, máquinas a todo vapor…. Corretores já pensando nas vendas…. Ambientalistas já pensando no que ainda pode ser feito…. E o lago do juá… Chuá… Chuá

  • Raimundo, você não pode ser descortes com quem pensa e defende ideaisdiferentes. Atenha-se ao bom debate, dessa forma nossa sociedade santarena sairá do “atraso” defendido por quem é favorável ao empreendimento. O foco do progresso deve ser conciliar o meio ambiente sustentável ao desenvolvinento urbano. Aliás, acredito que as sugestões devem se fundar nis bons exemplos, portanto, não me parece ser acertado de que os estados dos igarapés cutados possam ser exemplos a serem seguidos. Não moro em Santarém, mas conheço e aprecio a cidade.

  • Se eu fosso o Sr. Podalyro Neto, me julgaria impedido de analisar o caso Buriti, devido o grau de parentesco que tem com os Corrêas. É assim que os grandes magistrados agem. Só assim se chegará a uma solução com transparência.

  • Concorrer de alguma forma para a destruição das belezas naturais dessa região, autênticas dádivas de um ser superior, a qualquer título, inclusive o do “progresso”, é o que de pior a atual geração pode deixar como herança para os descendentes. Equivale a jogar no lixo as potenciais possibilidades econômicas do ecoturismo, aí sim, acessíveis a um amplo setor da sociedade local.

  • Concorrer de alguma forma para a destruição das belezas naturais dessa região, autênticas dádivas de um ser superior, a qualquer título, inclusive o do “progresso”, é o que de pior a atual geração pode deixar como herança para os descendentes. Equivale a jogar no lixo as possibilidades econômicas do ecoturismo como potencial gerador de ocupação e renda para um amplo setor da sociedade.

  • Parabens pela decisão inteligente, pois td crescimento urbano tem seu preço, apenas temos que correr para recuperação, se é que houve, ambiental e preservação da APP.

  • ESSAS CABEÇAS QUE DEFENDE NOSSO SÃO ASSIM , UNS A FAVOR DO AMBIENTALISMO E OUTROS A FAVOR DA DEVASTAÇÃO .

    DEVERIAM MESMO É PUNIR QUE AUTORIZOU O DESMATAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO .

  • Prevaleceu o bom senso. Chega de insegurança jurídica em nosso município. Não merecemos estar condenados ao status de colônia.

  • valeu ,aagora tem que desmatar ate a beira do lago,fica lindo tudo limpinho, e agora IBAMA, vai dizer o que.

  • SENSATA DECISÃO, VIVA O DESENVOLVIMENTO, VÃO SEFÚ BANDO DE IDIOTAS AMBIENTALISTAS BURROS, QUE PENSAM QUE SABEM ALGUMA COISA, VÃO ESTUDAR PRA DEPOIS EMITIR OPINIÃO.

  • Porque que esses AMBIENTALISTA tão preocupado só com esse lago, e os outros lagos e igarapés que já foram poluidos há muito tempo, e o que vcs AMBIENTALISTA fizeram, bulufa nem uma, vcs não querem e que santarém desenvolva, porque a cidade desenvolvendo não tem lugar pra vcs. Esse vai ser um dos bairro mais bonito e organizado em satarém, moro nesta cidade há 30 anos, e o primeiro bairro que vejo surgir com organização, ai vcs são contra tenha paciencia.

  • Viva o Judiciário!!! Viva o desenvolvimento da minha querida!!!! Fora ambientalistas cabeças ocas!!!

  • Antônio esse teu papo é de liso, se não tu ja tinha comprado um lote, esse é o melhor empreendimento imobiliário que Santarém já teve em termos sustentabilidade ambiental.

  • O TJ/PA com essa decisão compromete a confiança na seriedade dos senhores desembargadores! Continuar uma obra que vai sepultar nosso lago e ainda causar mais danos irreparáveis, que gerações futuras apenas saberão do lago por fotos. Parece que compensa ser errado no país, basta ter recurso financeiro. Espero que o Juiz Rafael julgue o mais rápido possível essa ação que certamente será pela procedência dos pedidos do MP, mas então me pergunto, qual o efeito prático se tudo já estará destruído?

    1. Mais esse Antonio é muito cabeça dura hem,,,se tá errado como tú diz então levanta provas e apresenta ao Juiz, pq até agora o MP só gritou mais nada de provas.

    2. Antonio, radicalismo nâo!!!!! Para, para, para!!!!
      Se você não sabe falar de pessoas como os desembargadores, é no mínimo não ter sentado e estudado em um banco escolar, outrossim, o teu nome não é Antonio, porque se fosse, experimenta ir lá no Tribunal de Justiça com tua identidade não mão e vê se tu tem coragem de falar tudo isso para o referido desembargador.
      E aos que se consideram ambientalistas, digo que façam um movimento contra as comunidades do Cucurunã, do São Braz, do Sonrisal, do Jatuarana, do Urumary, do Irurá, pois todas essas comunidades ficam às margens de igarapés , com pessoas morando e explorando o limite consagrado no Código Florestal, chamado APP, isto sim é não querer enxegar, enquanto que a empresa Buriti, além de ter respeitado a APP, doou 126 hectares para a Prefeitura Municipal criar a Área de Preservação Ambiental do Juá. Se o tal projeto que vc fala não serve para o Município, era melhor pensarmos que deveríamos ter uma grande invasão que tomou aquela área e ter mais um bairro em Santarém para a coletânea de nossa história mais um subúrbio a céu aberto, este que é o teu pensamento. Fica aqui a minha indignação e revolta com pessoas do teu tipo, toma vergonha na tua cara e vai pra Manaus, que lá é teu lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *