TRE dá direito de resposta a Jatene

Publicado em por em Política

Na reta final do plebiscito, os defensores da divisão do Pará correm o risco de perder 15 minutos de propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará concedeu, em decisão liminar, direito de resposta ao governador Simão Jatene (PSDB) pelas críticas que recebeu dos separatistas nos programas do plebiscito.

Ele poderá usar cinco minutos da propaganda em TV e dez minutos da propaganda em rádio dos separatistas para se defender das críticas.

Neste domingo, os eleitores paraenses vão às urnas dizer se querem que o Estado se divida e dê origem a mais outros dois: Carajás (sudeste) e Tapajós (oeste).

Preocupados com a decisão, representantes da campanha a favor da divisão já entraram com ações na Justiça Eleitoral tentando derrubar o direito de resposta.

Leia mais em Governador do PA ganha direito de resposta contra ‘separatistas‘.

Leia também:
Artigo repercute e vai parar na TV.
Arrogância, cinismo e hipocrisia.
Críticas ao governador vão continuar.


Publicado por:

35 Responses to TRE dá direito de resposta a Jatene

  • GOVERNADOR SIMÃO JATENE INIMIGO NÚMERO 1 DO ESTADO DO TAPAJÓS.

    Ao assumir publicamente em rede nacional sua posição contrária à criação de dois novos Estados com o desmembramento do Pará, o governador tucano Simão Jatene dá um importante passo para sepultar as suas chances de reeleição. Ao sair do papel de magistrado da situação, o governador parece acreditar que o “Não” vai mesmo vencer e que ele pode faturar politicamente com isso. Ação temerária, para dizer o mínimo, quando cerca de 40% dos eleitores são favoráveis à divisão e podem desenvolver uma rejeição à Jatene por causa do seu posicionamento pelo Não.
    Também está ficando claro para o eleitor que Jatene lidera pessoalmente a campanha do “Não”. O principal articulador político das frentes contrárias é o deputado Zenaldo Coutinho, que era o Chefe da Casa Civil de Jatene. A agência de publicidade que faz a campanha do Não é a Griffo, que fez a campanha vitoriosa de Jatene e tem as maiores contas do governo. Aliás, tenho curiosidade em saber quem vai pagar a agência. Jatene também deu ordens para que os funcionários de confiança não se manifestassem a favor do “Sim”. Em muitas repartições, chega a ser obrigatório o uso de adesivos e outros materiais da campanha do “Não e não”.
    À frente de um governo que até agora não disse a que veio, Jatene vem mantendo uma gestão que surpreende até mesmo os tucanos. Mandou a austeridade às favas, vem criando grande número de secretarias supérfluas para abrigar aliados políticos de última hora e superlotou o governo com assessores para todos os gostos. Enquanto isso, o Pará continuou a ser manchete nacional por causa da morte de bebês em hospitais, estupro de menor em presídio e violência no campo. Para piorar, começaram a aparecer denúncias de irregularidades em contratos milionários do governo tucano.
    Quando Ana Júlia começou o seu mandato, os tucanos paraenses gostavam de dizer que a governadora parecia um cachorro que cai do caminhão de mudanças no meio da estrada: perdida, sem saber que rumo tomar. Por ironia do destino, o capitão da nau tucana parece ter se esquecido aonde fica o leme.

  • Espero que este plebiscito tenha servido para que todos tirem as suas lições. Aproveito para deixar algumas reflexões: Simão Jatene foi o mais votado em todo a região do Tapajós nas últimas eleições. Foi apoiado por Lira Maia, Alexandre Von, Elenilson Pontes, e outros políticos da região. O primeiro citado é a principal figura a aparecer nacionalmente vinculado à campanha pela separação do estado, um erro grotesco para aqueles que legitimamente defendem a divisão. Lira Maia sabe que a divisão não vai passar, mas já se cacifou com o horário nobre dos debates, aparição em veículos de comunicação nacionais e horário de propaganda na TV. Já conseguiu tudo que queria. A base política de Jatena monopolizou as quatro frentes (as duas prós e as duas contras), mostrando que as demais forças políticas partidárias e da sociedade ou não tiveram força ou foram incompetentes em assumir para si as tarefas de serem favoráveis ou contrários à divisão. Jatene irá recompor estas forças logo após o plebiscito. E os incompetentes que são favoráveis a divisão, mas que repudiam Lira Maia e Jatene, terão como troco a vitória do projeto dos dois às custas de uma campanha feita sem qualquer debate consistente, com fanatismo contra pessoas que são contrárias à divisão e não são ligadas a Jatene (tanto em Belém como em todo o Oeste do Pará) e sem perspectiva de solução da maioria dos problemas da região, que só são lembrados para iludir o povo. O dia doze de dezembro cobrará uma fatura alta por todos estes erros, de ambos os lados.

  • AO TOCQUEVILE E DR. FREIRE
    QUE ODIO MEU AMIGO, SÓ QUEREMOS O QUE É DE DIREITO, A EMANCIPAÇÃO.
    A MAIORIA DO POVO DO TAPAJÓS E DO POVO DO CARAJÁS QUER ESSA EMANCIPAÇÃO.
    E TU QUER LUTAR POR UM ESTADO FALIDO, UM ESTADO DE MISÉRIA, QUE DESPREZA OS MAIS HUMILDES, QUE CRÊ QUE ESSA GENTE NÃO TEM DIREITO A DIAS MELHORES.
    FAÇA ME UM FAVOR, ORGULHO NÃO ENCHE BARRIGA, ALIAS SÃO PAULO É UM ESTADO PEQUENO E O MAIS RICO, O PARAZINHO DEVERIA SEGUIR ESSE EXEMPLO, MAS TEU ORGULHO O IMPEDE DE MILHÕES DE PESSOAS TENHA UM FUTURO MELHOR, UM FUTURO PARA SEUS FILHOS. QUE MERDA DE ORGULHO É ESSE QUE QUER IMPEDIR O DESENVOLVIMENTO DESSA REGIÃO.SE VOCÊ QUER SABER , O PARÁ NA REGIÃO SUL E SUDESTE É A VERGONHA DESSE PAÍS. E TU TÁ PENSANDO NO TEU UMBIGO, DÁ UM TEMPO.

    EU VOTO 77 E 77 COM MUITO ORGULHO PORQUE SOU BRASILEIRO.

    1. Já que é tão bom ser um estado pequeno, o “cartógrafo” que abocanhou 58% do território do Pará para o projetado estado do Tapajós deveria diminuir aqueles 58% para, deixa eu ver, 17%, aproveitando essa oportunidade de “progresso” para o projetado Tapajós, que ficaria “do tamanho de São Paulo” . Depois, era só escolher qual rua de Santarém iria ser a avenida Paulista. E ser felizes para sempre.

  • Concordo que o Estado do Tapajós é um colosso, por isso preciso criar novos estados nesse imenso território para desenvolver essa região.
    Voto 77 e 77

  • Minha resposta a esse juiz, Marco Antonio Lobo Castelo Branco, que por sinal já atuou em Santarém por vários anos (foi bem tratado e respeitado), é votar SIM – 77, mesmo que ele e o Jatene não queiram. Aliás, seu Lobo e seu Jatene, vocês não mandam na minha vontade e muio menos na vontade de mais de um milhão de pessoas que vivem à mingua na região do Tapajós.

  • A campanha dos separatistas foi a mais suja, mentirosa e desastrada que jamais se viu neste Estado. Segundo o Blog do Hiroshi Bogéa, o baiano Duda Mendonça foi embora do Pará no domingo, ou seja, não ficou para ver o resultado da “bela” obra que produziu incitando o ódio contra os paraenses e contra seu governo legitimamente eleito pela maioria do povo do Pará.

    Sinceramente, a campanha do Sim foi uma vergonha e espero que todos reflitam sobre os perigosos rumos que ela tomou.

    1. Toc consulte a historia e verás que o estado do Tapajós é bem mais antigo que a sua ignorancia…..

      Tapajós sim AGORA E SEMPRE

  • Dar direito de resposta a quem faz campanha aberta contra o SIM, usando a máquina pública, ou seja, com o dinheiro do contribuinte, ao arrepio da lei, é uma indecência. O governador de Belém (isso mesmo) saiu da toca pensando que podia falar qualquer coisa e ninguém lembraria da ação traiçoeira de seu partido contra o estado no caso da Lei Kandir. Aliás, esse governador tem que falar e agir de acordo com a cartilha de seus patrocinadores, os Maioranas e os Barbalhos, por sinal inimigos ferozes mas aliados contra o SIM, representantes da fina flor da elite pegajosa de Belém. Caso não siga direitinho a cartilha dos barões da imprensa de Belém, contrários à separação, o (des) governo do PSDB será alvo da ira e de retaliação do grupo Liberal e da RBA.

  • O Bode Velho não perde a chance de ser oportunista, já quer tirar proveito para fazer propaganda para a uma possivel reeleição, mas em Santarém ele não tem mais votos.
    O meu nunca teve e nunca terá!

    Jeso, não te esqueces de registrar os “Nãos”, nas proximas eleições, relembre todos.

    1. Jatene, destruir de sonho, nunca mais vamos votar nesse pinóquio , professor de raposa velha.
      Fora Jatene, no Tapajós e Carajás você nunca mais terá votos.
      Jatene Judas traidor, nunca mais.
      Voto 77 e 77

  • DETRAN ENTRA EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO
    A partir da zero hora do dia 06/12/2011 os servidores do Detran entrarão em greve por tempo indeterminado. Essa decisão foi tomada no dia 29, quando o então Governador, Simão Jatene, solicitou através do Diretor Geral do Detran, Álvaro Aires, para que os servidores não entrassem em greve, pois os projetos estariam na Assembléia Legislativa até o dia 05/11/2011. Como o Governador não cumpriu mais uma vez com sua palavra, os servidores paralisarão totalmente o Detran, ficando então a retomada dos serviços no Detran somente após o efetivo envio dos referidos projetos à Alepa. Segundo informações obtidas da própria Casa Civil, os Projetos (PCCR e Reestrutura) e a mensagem estão aguardando somente a assinatura do Governador para em seguida ser enviada à Alepa. A culpa pela greve é única e exclusivamente do Governo.
    retirado do site: sindetranpa.blogspot.
    com do sindicato do detran pa

  • Jeso, divulgue, por favor uma agenda do SIM 77 pela região do Tapajós, com a entrevista da deputada Bernadete Ten Caten ao Mauro Bonna, que apresenta do programa Argumento, da TV RBA, hoje, às 21:30 h. Assistam e divulguem! Quem fará o contraponto é o querido Lúcio Flávio Pinto. Grande abraço e SIM 77 para Carajás e Tapajós!

    Programa Argumento, com Mauro Bonna
    TV RBA, canal 13
    às 21:30 h

  • O TRE ESTÁ SOB INFLUÊNCIA DO GOVERNO JATENE

    Advogado da Frente Pró-Tapajós, Sábato Rossetti diz que estranhou o fato de o direito de resposta ter sido concedido em decisão liminar. “Nunca antes na história do TRE se viu algo assim”.
    Ele afirmou que o objetivo dos pedidos de resposta é impedir que novos programas do ‘Sim’ possam ir ao ar, já que há apenas três dias restantes de horário eleitoral gratuito. Por isso, segundo Rossetti, o prejuízo poderá ser irreparável. Além disso, diz o advogado, houve um erro, já que as críticas foram veiculadas no programa da Frente Pró-Carajás, e um dos direitos de resposta (o de rádio) atinge a Frente Pró-Tapajós.
    As emissoras foram notificadas da concessão das liminares na tarde de ontem e a resposta de Jatene poderá ir ao ar ainda hoje. Rossetti tentava, também na tarde de ontem, reverter a decisão. Para isso, procurou o corregedor do Tribunal, Leonardo Tavares. Até o fechamento desta edição não havia alteração nas liminares.
    O advogado da Frente Pró-Carajás, Inocêncio Mártires, não foi encontrado para comentar a decisão.

  • Dr. Freire deixe os separatistas se lascarem, vamos nos preocupar com Belém, comforme o Zenaldinho eles já nascem fallidos, são menos gente para o Parazinho gastar o dinheiro, são menos Professores para nos preocupar, são menos hospitais para o governo se preocupar e isso vai desafogar Belém que está sendo afogado por Carajas e Tapajós, vamos votar SIM o Zenaldinho está fazendo isso é porque ele quer ser o prefeito de Belém e o povo de Belém está pegando corda, se o Não Vencer tudo vai ficar como está e quem vai perder é o POVÃO, eu moro em Belém e conheço as feras do não. Belém só é Belem no centro de Belém na periferia e terra firme a situação é igual dos separatistas do SIM, aqui em Belém nós não vamos perder nada com isso, nós vamos só ganhar, seja mais intelifente e deixe de ser egoista, não vá atraz desse Zenaldinho, seja paraense de verdadee é por isso que sou 77 vou votar 77 e 77 para um para Menor e Melhor. Isso é de um morador da Batista Campos….

  • Caro Jeso, é lamentável, mas vivemos sob as Leis, e eles mandam!
    Jatene e seus parasitas tão lutando sem dó e sem piedade contra nós do interior do estado, ke defendemos o SIM, usa a máquina a todo vapor, se utilizando de todos tipos de manobras políticas, Zenaldo afirma pra todos, ke após o dia 11 ele volta pra casa Civil, os prefeitos ficam tímidos e coagidos, o jatene vem fazendo várias nomeações a lideranças municipais, em Faro o sr. Tenório ex prefeito depois ke foi nomeado acessor II de jatene, já mudou pro NÃO!!! Justificando pra seus súditos ke precisa do apoio de Jatene no ano ke vem.
    Mas vamos continuar na luta,
    Contra os parasitas, votamos 77 & 77

    1. Carta do empresário Joel Bitar ao deputado João Salame, que preside a frente pró- Carajás.

      Carta ao patrício João Salame,
      Os nossos pais chegaram do Líbano aqui no Pará por volta do século 19 e início do século 20, trazidos por motivação política, fugindo a princípio da invasão turca, em seguida da invasão francesa e inglesa.
      Os libaneses chegaram em condições adversas, mas aqui foram recebidos com muito carinho. O Pará abriu suas portas, sua economia e os corações da sua gente para acolher os nossos antepassados. Ainda hoje nossa gente vive aqui em harmonia e somos tratados com verdadeiros filhos da Terra. Nossos pais, com toda a hospitalidade recebida, venceram a tristeza e as dificuldades materiais e aqui se estabeleceram definitivamente, criando famílias e raízes.
      Nas terras do Grão Pará aprendeu a comer pato no tucupi, tacacá e maniçoba, mas também fizeram os paraenses provarem dos babaganouchs, dos kibes, dos hoummus. Hoje, graças à história dos nossos pais, somos libaneses, brasileiros, naturais do Estado do Pará e pretendemos continuar assim, sem divisão.
      Patrício João Salame a história do povo libanês é marcada por muita luta, por muitos desafios, mas não temos na nossa cultura a marca da ingratidão com quem nos acolhe e o Pará nos acolheu, por isto, dia 11.12, nós os libaneses-paraenses, mesmo respeitando a decisão Vossa excelência a favor do separatismo, por gratidão e pela memória dos nossos antepassados, votaremos em peso contra a divisão do Pará.
      Joel Bitar – CABANHA ÁRABE

      1. CARTA DE UM PARAENSE NASCIDO E CRESCIDO NO OESTE DO ESTADO:

        DR. FREIRE, Nasci e cresci neste solo de Monte Alegre, morei em Óbidos, Itaituba, Belém, e atualmente em Faro. Comedor de Farinha, acari assado e biju de tapioca.
        Somos esquecidos, desrespeitados, discriminados, dismoralizados e abandonados pelos governantes. Só para conhecimento, nunca Faro viu a sola de sapato de um governador, e tenho certeza que 90% dos Belenenses não sabem ke Faro existe, e 99,9% dos belenense NÃO conhece este município. Meu Caro Dr. Freire, este povo vive uma cultura totalmente oposta do povo da capital que só comem, tucupi, tacacá e maniçoba.
        Temos que ter nossa Divisão, afim de termos uma chance para conhecermos o desenvolvimento!!!
        NOS DER ESTA OPORTUNIDADE, NÃO TIRE A CHANCE DE UMA CRIANÇA QUE QUER NASCER!
        DR. FREIRE, LEMBRE-SE DE FARO, NOS AJUDE, MUDE SEU VOTO, VOTE
        77 & 77.

      2. Escuta aí, mano, diga quantos empregos a família Bitar gera mesmo no Tapajós, heim? Essa é a elite que manda no pará e que tudo com que se preocupa é um quadro na parede com um “Pará Grande”. Bitar desonra esse passado de luta, que seu patrício tem incorporado melhor do que ninguém, contra o poder, contra o capital, a favor do POVO. 77 NELES!

  • Putz….

    Mais Bla…bla…bla….

    Ele deveria explicar porque cortou a contribuição do Estado do Grão Pará para a merenda e o transporte escolar ao Município de Santarém.

    Tiberio Alloggio

  • E quem duvidaria que Jatene ganharia o direito de resposta? Se alguém espirrar no programa, o TRE, por unanimidade e com apoio do MP, vai dar direito de resposta ao nariz. São todos ativamente contra o povo que luta pela divisão. Só não vê quem não quer.

  • Mas é claro que isso ia acontecer. Estamos no Pará!!!!
    O TRE sempre foi dominado pelo PSDB.
    No entanto isso acaba sendo positivo para o SIM. Especialmente se o Jatene pessoalmente fizer sua defesa.

  • O governador Simão Jatene, vai ao Jornal Nacional e fala em rede nacional que é contra a emancipação de Tapajós e Carajás.
    Faz campanha contra a emancipação e agora se faz de vítima.
    Que cara de pau é esse governador.

    Fora Jatene,
    SIM AO DESENVOLVIMENTO

    1. Prezados
      Bem feito a todos os separatistas, pois trata-se de plebiscito e não campanha eleitoral, isto que foi adotado pelo Duda Rinha de Galo Mendonça faz com que na reta final a campanha do SIM perca tempo de radio e televisão, ofender governo não e a tática mas correta, esqueceram que somando o eleitorado do Tapajós e do Carajás não elege um governador, a região metropolitana do Pará possui 65% do eleitorado e o governo e bem avaliado por este lado do Pará.
      Desde o início venho dizendo que a estratégia adotada pelo baiano mensaleiro não estava correta e venho levando bronca aqui, a justiça não e partidária apenas julga a verdade dos fatos.
      55 E 55 – NÃO E NÃO

      1. DR.FREIRE…NAS ELEIÇÕES Q ELEGERAM O JATENE, ELE RECEBEU MENOS VOTOS QUE O SENADOR FLEXA RIBEIRO…MENOS DE DOIS MILHÕES DE VOTOS…PARE DE FALAR BESTEIRAS….DIA 11 DAREMOS A RESPOSTA QUE O JATENE E OS PARÁSITAS MERECEM…..

        1. Tapajós & Carajás
          Quem não tem coteudo e vc, leia muito antes de tecer comentários neste blog, pois o Flexa e senador e se elegeu com o apoio do Jatene e deste povo e concerteza que vc não tem conhecimento e por isto e favorável a divisão deste colosso.
          Entre no site do TRE ou TSE e pesquise e veras que são quantitativos de soma de votos diferente e pare de quere agir como os que fizeram esta campanha de vexame que foi a do SIM, querendo coloca paraense contra paraense, volto a dizer novamente e ver se mete nesta sua cabeça sem coteudo que Tapajós e uma luta antiga e que todos os paraense sabem que e justa mais juntar-se a uma meia dúzia de político do sudeste que nem papachibe são e quere retira o que e nosso foi um erro gravíssimo, pense e reflita se fosse o plebiscito de Tapajós em outro momento da historia não teria mais possibilidade de se aprovado, analise friamente, agora amigo espere mais 50 anos para um próximo plebiscito e vamos ver se vcs aprenderam que ser marionete e emprestar seus sonho e aspirações verdadeira para um grupo de forasteiro não foi erro irreparável e sem volta.
          POIS VOTO 55 E 55 -QUE E NÃO E NÃO
          NINGUEM DIVIDE O PARÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *