Dois presos de justiça estão confinados a bordo de uma embarcação em frente a cidade de Óbidos desde a madrugada de hoje. E lá permanecem até agora.

Vivem uma situação kafkaniana.

Foram deslocados de Altamira até Óbidos, sob a escola de agentes prisionais, para participar de audiência marcada para hoje com a juíza da comarca, Tarcila Campos. Nem ela e nem a promotora Eliane Moreira, no entanto, estão na cidade – muito embora a audiência tenha sido marcada há cerca de 2 meses.

Delegacia de Óbidos. Foto: Folha de Óbidos

Delegacia de Óbidos: celas só para 4 presos

Sem audiência, a alternativa seria trancafiá-los numa das celas da delegacia obidense, até o retorno da juíza e promotora.

Foram impedidos.

É que, além de interditada, o delegado de Polícia Civil Ednelson Silva cumpre ordens judiciais de não abrigar mais do que 4 presos, sob pena de crime de desobediência.

Há 7 presos no momento na delegacia.

E o delegado tem encontrado dificuldades de transferir para o sistema prisional em Belém o número excedente.

Santarém, Itaituba e Altamira estão com os presídios superlotados, e também impedidos pela Justiça de receber novos presos.

Ainda há pouco um outro preso zarpou de Santarém de barco em direção a Óbidos. Tem audiência marcada para amanhã (25).

Um enredo kafkaniano o espera com a boca escancarada.

Leia também:
OAB decide agir contra juíza de Óbidos.
40% dos presos de Cucurunã estão na sala de aula
.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

20 Comentários em: Presos vivem situação kafkaniana em Óbidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Greg De Matos disse:

    Jeso me tira uma dúvida, vc coloca no titulo: ” Presos vivem uma situação kafkaniana”. O correto não seria situação Kafkiana.

    1. Jeso Carneiro disse:

      A palavra, caro Greg, vem de Kfka, escritor theco autor de O Processo, A Metamoforse, entre outras obras. Se é Kfka, o derivado dela é kfkaniana.

  • Júlio Eduardo Ferreira disse:

    Imaginem, caros leitores, que se fosse no governo do PT a culpa seria inteiramente do governo petista e se fosse em Santarém então, pior ainda. Mas como tudo isso está acontecendo em pleno governo do PSDB, ninguém atribui a falta de juíz e muito menos a precariedade da Delegacia de Polícia de Óbidos ao governo tucano. Já pensou se isso tudo fosse em Santarém? Certamente os “santos do PSDB e do DEM” atribuiriam a culpa ao governo petista. Mas neste caso não tem jeito, sobretudo no que se refere ao caso da Delegacia de Polícia, a culpa é tucana sim, aliás, a culpa é do PSDB, partido do não e não, partido do maior inimigo desta região, Simão Jatene, partido que certamente tem um candidato a prefeito em Óbidos, assim como tem o Von em Santarém. Mas agora chegou a nossa vez de dizer NÃO E NÃO a eles.

    1. elitor burro disse:

      Sr. Julio Eduardo Ferreira, acredito que o senhor Governador ja tem feito muitas coisas pela Justiça de nosso estado, pois, tem construido e reformado varias Delegacia de Policia em nosso estado. Lembre que o Tucano encontra-se somente um ano e meio no governo, e para a PM, PC e BOMBEIROS ja foram entregue mais de 900(novecentas) viaturas.
      Sr. Julio, vc sabe o rombo que a ex-governadora, Ana Julia, deixou como herança para o tucano, foi mais de 500(quinhentos) milhoes de reais, portanto o governador primeiro sanou a divida e os convenios e continua trabalhando. Nao vou votar no PSDB, mais no PT nunca, pois, tenho dois bons exemplos, a nossa prefeita e a nossa ex-governadora.

    2. José Carvalho disse:

      Eu queria entender o que o Executivo local tem a ver com o Judiciário Estadual. Ou no mais popular o que o c.. tem a ver com as calças.

      Ninguém aqui tá falando de PT, nem de PSDB.

      Tem gente que procura chifre em cabeça de burro, pêlo em ovo. Acredito que esse seja o seu caso.

      I M P R E S S I O N A N T E A C A P A C I D A D E ! ! !

  • Anônimo disse:

    Pessoas de bem sofrem perante as autoridades e, além do mais qdo os bandidos agem deixam as pessoas em pior situação. Deixa os presos lá mesmo aguardando, kafkanianamente.

  • sônia disse:

    Se em Obidos q esse juíza e titular ela já faz isso, vocês não imaginam como e em Juruti por onde ela responde. OAB precisa apurar e representar contra Tarcila. O povo d Juruti agradece

  • Ubirajara Bentes Filho disse:

    Caro Jeso Carneiro,
    Hoje pela manhã recebemos a informação de colegas Advogados sobre a situação que descreves no teu blog, informando imeditamente o Presidente da OAB Subseção Santarém, Dr. José Ricardo Geller, para a adoção de medidas cabíveis.
    É importante ressaltar que a delonga processual frustra as expectativas dos que depositam na Justiça os seus interesses e dependem de uma resposta final expedita e adequada e, sendo o processo a instrumentalização da positivação do Poder Judiciário, está submetido à vontade da lei processual que estabelece regras, prazos e procedimentos, que observados atende ao princípio constitucional da eficiência e dos deveres impostos ao juiz.
    O Código Judiciário do Estado, Lei nº 5.008/1981, dispõe em seu art. 203, incisos I e III, que: “art. 203. São deveres do Magistrado: I – Cumprir, e fazer cumprir, com independência, serenidade e exatidão as disposições e os atos de ofício. (…) III – Determinar as providências necessárias para que atos processuais se realizem nos prazos legais.
    Sobre os mesmos trilhos, estabelece o art. 125, inciso II, do CPC, que: “art. 125. O Juiz dirigirá o processo confortme as disposições deste Código, competindo-lhe: (…) II – velar pela rápida solução do litígio.”
    Se a MM. Juíza de Óbidos cumprisse as disposições ao norte mencionadas evitaria a situação em em tela, que dificulta a prestação jurisdicional aos presos e embaraçamo pleno exercício das nossas prerrogativas profissionais.
    É por essa e outras razões é que nós propomos e o Conselho Subsecional da OAB Santrém aprovou por unanimidade, na ultima quinta-feira (19), pedido de providências ao Conselho Estadual e ao Conselho Federal da OAB em face da MM. Juíza Tarcila Maria de Souza Campos, titular da Vara única de Óbidos.
    Atenciosamente.
    Ubirajara Bentes Filho
    Conselheiro Subsecional da OAB Santarém
    Membro da Comissão de defesa das Prerrogativas Profissionais dos Advogados
    ,

  • Ana Célia Pedrosa disse:

    Jeso,
    A MM. Juíza de Óbidos é contumaz nessa prática. É incapaz – ou incompetente – de determinar à secretaria do feito para que notifique os advogados e as partes da não realização das audiências. Os advogados se deslocam de todos os lugares para a Comarca de Óbidos, quando chegam no Fórum local são surpreendidos com a malsinada notícia de que a audiência não se realizará porque a magistrada não está onde deveria estar: trabalhando.
    Ela pode até justificar que teve que se deslocar para a Comarca de Juruti, por onde também responde (?), mas que avise as pessoas, que avise as partes, que avise os advogados com antecedência para evitar dissabores, aborrecimento e despesas.
    Se não bastasse ela atrasa o provimento jurisdicional, não despacha ou quando dá impulso oficial o faz com retardamento colossal.
    Estivemos no Fórum pela manhã e pudemos presenciar o desconforto e revolta dos colegas de outras Comarcas, que também é nossa. Assim não é possível, a OAB deve tomar providências urgentes contra os atos dessa magistrada.
    Célia Pedrosa

    1. OBSERVADOR disse:

      Bom dia.Ana Célia, eu sei que voce está fazendo esse desabafo no blogo do Jeso, por sinal um dos mais lidos, e imarparciall ,mas se vc é advogada, porque voces nao se unem ai em Obidos, e nao entram com uma denuncia formal na Corregedoria,eu ouvi um comentário la em Juruti, que tem um advogado, que está juntando provas para entrar com uma denuncia na Corregedoria do Ministerio Publico, sobre a promotora Dra rEliane.

    2. ATENTO disse:

      isso mais parece dor de cotovelo, nobre advogada

  • OBSERVADORA disse:

    AS DUAS EXCELENCIAS ESTÃO EM JURUTI VELHO ENTREGANDO TITULOS, MESMO COM O PRAZO DE ENTREGA ATE , 07 DE SETEMBRO, ENQUANTO ISSO OS CANDIDATOS A VEREADORES E PREFEITOS DE JURUTI, COM EXCEÇÃO DOS 15 DO PT E DO PREFEITO PSDXPT , E TAMBEM OS DE OBIDOS ESTÃO AGUANRDANDO A BOA VONTADE DAS EXCELENCIAS PARA RETORNAREM AO FORUM .TEM MUNICIPIOS QUE OS CANDIDATOS JA ESTÃO TODOS COM SUA SITUAÇÃO DEFINIDA.AGORA OS PRESOS QUE SE DANEM.RS, RS, RS..CADE A CORREGEDORIA.

    1. antonio disse:

      OBSERVADORA talves vc não saiba mais a doutora Eliane já deixou a Comarca de Óbidos a muito tempo e quem responde agora é a Dra LIliam Braga promotora de Juruti.

  • AGNALDO disse:

    QUANDO FALTA MÉDICO NOS HOSPITAIS, OS JUIZES E PROMOTORES PEGAM SANTO. E AGORA PRA QUEM SE QUEIXAR? DE REPENTE PRO PAPA, TAMBÉM USA CAPA.

    1. JNETO disse:

      Queixem-se ao CNJ e Conselho Nacional do MP e a imprensa. Sociedade não pode calar ante aos problemas do poderes públicos. Menos ainda quando ela paga altos salários como os dos promotores e juízes.
      Sociedade civil precisa ser respeitada em seu direito de acesso à justiça.

  • ATENTO disse:

    o sistema carcerario ta mesmo falido, imagina ter que levar os presos para a Capital, para cumprir pena, é mesmo o fim do mundo…

  • "Santa Mocoronga" disse:

    Texto sereno, inteligente , verdadeiro e FRESCO .

    1. Jeso Carneiro disse:

      Não entendi o fresco, Santa Mocoronga! Seria de “novo”?

      1. "Santa Mocoronga" disse:

        Num é fresco por ser novo, é fresco de frescura mesmo. O Texto é válido mas é fresco!
        Todo mundo ta careca de saber q/ tem sim juiz q/ sofre de juizíte, alguns tem peitinho de pombo pq se acham a ultima coca-cola zero do deserto enfim… são insuportáveis mas ANTES DISSO, seria bom lembrar q/ o nosso TJ , assim como no resto do Brasil , FALTA TUDO: mais juízes, mais promotores de justiça, mais presídios, mais delegacías, mais creches e escolas PÚBLICAS , mais HUMANIDADE, MAIS RESPEITO MAIS PACIÊNCIA …. FALTA TUDO de BOM!
        Pense em reunir um grupo, chamar a população pra ir p/ ruas protestar . VAI APARECER UNS POUCOS GATOS PINGADOS .

  • pauxiara disse:

    Pobre Óbidos, cada ano que passa definha mais em todos os sentidos; e tem gente se achando por contribuir com tal situação…Valei-nos SANTANA!!!!