Tapajós ganha apoio de entidades sociais

Publicado em por em Oeste do Pará, sindicalismo

Será lançada oficialmente hoje (16) a APPT (Articulação Popular Pró-Tapajós), grupo formado por organizações populares da sociedade civil e movimentos sociais do oeste do Pará favorável à criação do estado do Tapajós.

A APPT propõem uma agenda de mobilização e de debates sobre um estado sustentável.

Defende, entre outras proposta, o debate uma estratégia de participação popular na campanha plebiscitária pelo “sim”.

É formada por entidades como Ceapac, Ceftbam, STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém), Mopebam e a ONG Projeto Saúde & Alegria.

O lançamento da APPT está marcado para logo mais às 9h30, na sede do STTR/Santarém, à avenida Cuiabá, bairro da Matinha.

Leia também:
Quem acredita nas promessas do governo?.
77 é o número do Tapajós e Carajás na urna.


Publicado por:

19 Responses to Tapajós ganha apoio de entidades sociais

  • Não estamos vendo movimentação na Capital, cadê a frente pró-Tapajós, O TEMPO É CURTO. A luta maior é na Capital, aqui a dificuldade é maior, eles não tem bons argumentos o que existe é só a paixão por um Estado grande. TEMOS QUE TRABALHAR NA CAPITAL.

  • Jeso,

    Maravilhoso, mas gostaria que esse movimento alcançasse todo a movimentação pelo “Não” na Grande Belém, disse a Grande Belém, que compõm seus quase 2milhões de habitantes, todos sendo diariamente assediados e contaminados pelo “Não!

    abs,

    Telma

  • Aqui, em Manaus já inauguramos o Comitê pró-estado do Tapajós. Ele fica na Grande Circular, Zona Leste de Manaus, onde tem a maior quantidade de paraenses do Oeste do Pará.
    O Comitê de Manaus, pró -estado do Tapajós, está se organizando para ir à Festa do Sairé.
    E dia 11 de dezembo, vamos à vitória. Manaus é SIM .

  • Se o Estado do Tapajós não tivesse futuro, as elites de Belém não estaria brigando por ele.
    Para Belém, o Estado do Tapajós é só uma colônia.
    Basta ,
    O Estado do Tapajós terá um futuro brilhante e vai ser mais uma estrela na bandeira de nosso país.
    VOTO 77 . SIM

  • Os deputados do Pará que são contra a emancipação do Estado do Tapajós dizem que o estado não é viável. Pois bem, se não é viável , porque eles não querem perder essa região, se é um fardo porque eles não querem largar esse fardo. É exatamente o que eles estão provando, o Estado do Tapajós é rico e viável por que eles não querem perder as tetas das vacas gordas.

  • O ESTADO DO TAPAJÓS NÃO É PARÁ.

    Quando queremos emancipar do Pará , não é somente por causa do desgoverno estadual e sim também porque o próprio paraense do Pará é diferente do paraense do Estado do Tapajós…
    A história do Pará é diferente da história do Tapajós…
    E por último porque a nossa permanência agregada ao Pará foi imposta por séculos…… mais já está acabando, apenas 4 meses para o SIM….
    Voto 77.

  • Os poderosos grupos políticos e econômicos, empenhados a qualquer custo na divisão do Pará, só desejam uma coisa: Sangrar a terra em que nascemos, vivemos e trabalhamos, até esgotar completamente suas forças.

    O Pará nunca mais seria o mesmo com a divisão de seu território. Com 7.431, 020 habitantes, nossa população ficaria reduzida a 4.764, 121 habitantes. Nossa extenção territorial de 1.253.164,5 km², se reduziria a apenas 244.830 km². Perderíamos 98 dos 144 municípios, além de todas as riquezas minerais existentes e quase todas as reservas florestais. O mesmo aconteceria com a gigantesca biodiversidade Amazônica/paraense, e com o imenso patrimônio hídrico/fluvial/enérgético. Perderíamos nossas hidrelétricas estratégicas e nos depararíamos com o terrível caos social.

    A criação dos Estados de Carajás e Tapajós, embora acalentada por grande parte da população humilde e trabalhadora que vive nestas regiões, é uma invenção das famigeradas elites que sempre enriqueceram às custas do sofrimento de nosso povo, responsáveis por disseminar a falsa e criminosa idéia de enriquecimento da Região Metropolitana de Belém, em detrimento dos demais municípios. É um insulto aos que vivem humildemente em nossa capital e nas cidades mais próximas, lutando com dificuldades para garantir o alimento de cada dia, a segurança da família e a educação dos filhos, tanto quanto os moradores do Oeste, Sul e Sudeste do imenso território paraense.

    A proposta de divisão do Pará é uma flagrante tentativa de impôr um plebiscito antidemocrático aos paraenses, onde apenas uma parte da sociedade votaria. É um verdadeiro golpe contra a democracia e a consciência cidadã, tendo em conta a total inexistência de qualquer estudo sério sobre os impactos econômicos e financeiros, sociais e ambientais, políticos, jurídicos e administrativos com a tal separação. Mas, legislar em causa própria sempre foi uma característica marcante no modo de agir das elites, mesmo que seja algo ilegal e imoral.

    Fica bastante claro que as elites desejam dividir o nosso Pará, com o único propósito de criar estados que sejam a sua imagem e semelhança, ou seja, territórios sem lei, sem justiça e sem direitos, como sempre aconteceu ao longo da história. A divisão quebraria a força que torna o Pará um verdadeiro gigante pela própria natureza, produzindo mais pobreza e desequilíbrio social. O Pará perderia, de uma só vez, cerca de R$ 21Bihões, dos R$ 50 Bilhões de seu Produto Interno Bruto. Um verdadeiro assalto ao cofres públicos e ao patrimônio inalienável do povo paraense.

    1. Se o Zenaldo Coutinho aí em cima tivese coragem de assinar ese troço que escreveu pegaria uma paulada sem tamanho por escrever tanta bobagem e mentira.

    2. “Mas, legislar em causa própria sempre foi uma característica marcante no modo de agir das elites, mesmo que seja algo ilegal e imoral.”

      Falou tudo sobre o que o governo do Pará faz com relação aos municípios distantes da Capital.

      ” A divisão quebraria a força que torna o Pará um verdadeiro gigante pela própria natureza, produzindo mais pobreza e desequilíbrio social. O Pará perderia, de uma só vez, cerca de R$ 21Bihões, dos R$ 50 Bilhões de seu Produto Interno Bruto. Um verdadeiro assalto ao cofres públicos e ao patrimônio inalienável do povo paraense.”

      Onde ficariam os outros 29 bilhões, meu caro espertalhaõ???

  • Meu Deus! O que mais eu quero é sair do Pará e ser totalmente Tapajoara pois vou assistir os jogos da copa de 2014 em Manaus e não quero ser visto por lá com Ladrão ou Prostituto, quero andar livre na melhor e mais organizada capital do Norte, eu não quero ficar me escondendo do Amazonino Mendes o considerado “O Caçador de Pará” .

  • Finalmente uma luz no fim do tunel acendendo a possibilidade uma manifestação popular Pro Estado do Tapajós. Não há tempo para balelas e disse me disse, é chegada a hora de uma grande manifestação popular pela criação do Estado do Tapajós. Espero que esse movimento cresça e apareça com a maior representação possível de segmentos do movimento social santareno e do Oeste para que possamos dar a essa luita justa uma identidade popular que não tem. Sem dúvida, precisamos firmar a importancia do SIM em 11 de dezembro e, ao mesmo tempo, dizer também que não queremos um novo estado conduzido sob os interesses das oligarquias da região e nem tão pouco identificado com nenhum viés da politica de corrupção que tomna conta da região. Parabens a essas entidades e com certeza esse movimento está chegando em boa hora, estava faltando!

  • FIT apóia Movimento Pró-Estado do Tapajós
    Professor Hélvio Arruda, diretor da FIT, declarou apoio ao Movimento

    Professor Hélvio Arruda

    Em reunião realizada na sexta-feira (12/08), nas instalações da FIT, com representantes do ICPET, dos professores Hélvio Arruda (Fit) e Marinete Costa Lima (5ª URE), foi comunicado que a FIT, produziu e está veiculando na mídia digital, uma mensagem comercial alusiva a importância da criação do Estado do Tapajós.

    Também, foi colocada à disposição da 5ª URE os laboratórios de informática da FIT para cadastramento de estudantes de colégios estaduais, tendo em vista a emissão do Título Eleitoral que vai até 11 de setembro.

  • Salve Jeso,

    Só uma correção, é APPT – Articulação Popular Pró Tapajós

    abraços,

    Paulo

  • sera tambem que esse movimento vai ser beneficiado pelo poder publico (entenda PREFEITURA DE SANTAREM), como o tal de comite procriação do estado do tapajos?, virou festa, e o MP onde fica. com a palavra o MP sobre a moralidade deste gast, ja que a legalidade esta clara.

  • Até hoje não acreditava nessa proposta de criação do estado por causa das pessoas envolvidas. Neste caso, com as entidades e movimentos sociais dizendo SIM e propondo um estado sustentável, agora eu acredito.

  • TAPAJÓS E CARAJÁS DEVEM SER EMANCIPADOS.
    SERÁ BOM PARA O PARÁ, SERÁ BOM PARA O BRASIL.

    “A criação dos estados do Tapajós e Carajás é o maior projeto de desenvolvimento econômico do País que se discute hoje, temos que levar em conta os benefícios da região Norte e da Segurança nacional da Amazônia, acredito que esta estratégia que os municípios estão articulando, tem que ser feita urgentemente já que o nosso tempo é de cerca de 4 meses, para a realização do plebiscito”, Chega de colonialismo, vamos desenvolver a região do Tapajós e Carajás com mais política de investimentos e crescimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *