Centro do capitalismo europeu declara emergência climática. Por Gilberto Rodrigues, mudanças climáticas

O parlamento do Reino Unido, que reúne a Inglaterra a Escócia e Irlanda, reconheceu oficialmente que o planeta vive uma situação de emergência em relação as mudanças climáticas.

Gilberto Rodrigues (*)

“Vivemos em uma crise climática que ficará fora de controle, caso não agirmos de maneira urgente. Não estamos mais falando sobre um futuro distante. Estamos falando de nada menos do que a destruição irreversível do meio ambiente durante nossa atual existência” (Jeremy Corbyn, Lider do Partido Trabalhista Inglës[1])

A decisão foi tomada em reunião do parlamento realizada em 01/05/2019 e publicada em forma de moção.

Segundo o líder do partido trabalhista, a iniciativa britânica deve inspirar outros países a fazer o mesmo.

“Nós nos comprometemos a trabalhar o mais próximo possível com os países que são sérios sobre acabar com a catástrofe climática e deixar claro para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ele não pode ignorar os acordos internacionais e a ação sobre a crise climática”, afirmou Corbyn.

 

O ministro do Meio Ambiente do Reino Unido também ressaltou que na história do planeta cinco dos anos mais quentes registrados ocorreram desde 2010[2].

Enquanto isso, em terras tupiniquins, planos diretores são alterados para favorecerem comércios que intensificam o aquecimento global e o governo vai aos EUA bater continência e oferecer mineração da Amazônia.


[1]Disponível em:https://desacato.info/%ef%bb%bfparlamento-britanico-e-o-primeiro-do-mundo-a-declarar-emergencia-ambiental-e-climatica/

[2] Detalhes em: https://conexaoplaneta.com.br/blog/parlamento-britanico-e-o-primeiro-do-mundo-a-declarar-emergencia-ambiental-e-climatica/

– * É professor universitário. Trabalha na Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará).

Leia também de Gilberto Rodrigues:
Plano Diretor de Santarém, desertificação da Amazônia e pesticização da água

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Centro do capitalismo europeu declara emergência climática. Por Gilberto Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • J. Pau nos Políticos e na Justiça injusta disse:

    Alguém tem que convencer o Presidente Bolsonaro e sua fatídica equipe da real situação ambiental mundial e nacional. Acho que o Diabo convence ele com seu tridente, Deus deve ter desistido e deu o fora😨😰😱👎👎👎