
O nome do ministro do Turismo, Celso Sabino, foi confirmado como o escolhido da federação União Progressista — formada por União Brasil e PP — para disputar uma das cadeiras do Senado pelo Pará nas eleições de 2026. A informação foi publicada nesta sexta-feira (27) na coluna do jornalista Lauro Jardim, no jornal O Globo.
De acordo com a nota, a definição ocorreu na última quinta-feira (26), após reunião entre os presidentes nacionais das duas siglas, Antonio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP), com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Com a decisão, Sabino deverá deixar o Ministério do Turismo até abril de 2026, prazo limite estipulado pela legislação para ocupantes de cargos no Executivo que pretendem concorrer nas eleições.
Aval das cúpulas partidárias
— ARTIGOS RELACIONADOS
A escolha de Celso Sabino acontece na esteira da divulgação de uma nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, que destacou o paraense como uma das grandes surpresas do cenário estimulado.
Mesmo sem ter anunciado oficialmente sua pré-candidatura, o ministro apareceu com 13,4% das intenções de voto — à frente de nomes mais consolidados na política estadual, como o deputado estadual Chicão (10,9%), a ex-senadora Marinor Brito (6,7%) e o deputado Rogério Barra (5,9%).
Até então, Sabino mantinha o discurso de que concorreria novamente à Câmara dos Deputados. No entanto, os bons números na pesquisa e o aval das cúpulas partidárias mudaram o rumo de sua trajetória. Sua performance nas intenções de voto reforça seu potencial competitivo, especialmente ao superar Chicão, figura central no MDB, partido do governador Helder Barbalho, e atual presidente da Assembleia Legislativa do Pará.
A possível candidatura de Sabino ao Senado pode representar um reforço relevante à base do governo estadual, com quem o ministro tem mantido diálogo constante e atuação coordenada em projetos estratégicos para o estado. Sua presença na disputa tende a agregar força política à coalizão liderada por Helder.
Confira o cenário 2 da pesquisa estimulada do Instituto Paraná Pesquisas (junho/2025):
- Helder Barbalho – 48,0%
- Zequinha Marinho – 25,2%
- Mário Couto – 20,3%
- Paulo Rocha – 16,1%
- Celso Sabino – 13,4%
- Chicão – 10,9%
- Marinor Brito – 6,7%
- Rogério Barra – 5,9%
- Não sabe/Não opinou – 5,7%
- Nenhum/Branco/Nulo – 10,0%
Fonte: Instituto Paraná Pesquisas – Junho de 2025
Amostra: 1.542 eleitores entrevistados no Pará
Com informações de O Globo
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário