
O deputado federal paraense Henderson Pinto (MDB) é o 5º mais gastador da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), no quesito cota parlamentar, neste ano de 2024.
A lista dos 15 parlamentares da Casa que mais gastaram a cota neste ano foi publicada hoje (7) pelo portal Metrópoles. Henderson Pinto é sobrinho do ex-prefeito Lira Maia – inelegível, condenado por corrupção e capo da oligarquia Maia em Santarém (PA).
O deputado é quem preside o partido no municipio. Ele é um dos apoiadores da candidatura a prefeito de Zé Maria Tapajós (MDB), cujo vice na chapa é Carlos Martins (PT).
Rivais há quase 30 anos na política santarena, as oligarquias Maias e Martins se uniram nas eleições deste ano para eleger o ex-deputado estadual José Maria Tapajós – derrotado na tentativa de se reeleger para Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) em 2022.
Gastos
Segundo a reportagem do Metrópoles, Henderson Pinto gastou quase 340 mil reais (exatos R$ 333 mil) de cota parlamentar. Ele é o único do Pará que aparece top 15. A bancada do estado na Câmara dos Deputados é de 17 parlamentares.
Henderson Pinto foi eleito em 2022 para o primeiro mandato na Casa.
Abaixo a íntegra da matéria do Metrópoles.
Os deputados federais já gastaram R$ 123 milhões de cota parlamentar neste ano. A verba, paga integralmente com dinheiro público, custeia as despesas do mandato, como propaganda, passagem aérea e aluguel de carros. Veja abaixo os 15 deputados federais que mais gastaram a cota em 2024, de acordo com dados da Câmara.
1 – Eunício Oliveira, do MDB do Ceará: R$ 341 mil;
2 – Geraldo Resende, do PSDB de Mato Grosso do Sul: R$ 340 mil;
3 – Zé Haroldo Cathedral, do PSD de Roraima: R$ 339 mil;
4 – Vinícius Gurgel, do PL do Amapá: R$ 335 mil;
5 – Henderson Pinto, do MDB do Pará: R$ 333 mil;
6 – Domingos Neto, do PSD do Ceará: R$ 332 mil;
7 – André Ferreira, do PL de Pernambuco: R$ 332 mil;
8 – Danilo Forte, do União Brasil do Ceará: R$ 329 mil;
9 – Coronel Ulysses, do União Brasil do Acre: R$ 329 mil;
10 – João Maia, do PP do Rio Grande do Norte: R$ 327 mil;
11 – Dr. Fernando Máximo, do União Brasil de Rondônia: R$ 326 mil;
12 – Afonso Hamm, do PP do Rio Grande do Sul: R$ 325 mil;
13 – Átila Lins, do PSD do Amazonas: R$ 325 mil;
14 – Coronel Meira, do PL de Pernambuco: R$ 323 mil;
15 – Fernanda Pessoa, do União Brasil do Ceará: R$ 323 mil.
A maior parte da cota parlamentar neste ano foi gasta com “Divulgação da atividade parlamentar”, com R$ 47 milhões ou 38% do total. Entram nessa conta gastos com redes sociais, por exemplo. Em seguida, a despesa mais recorrente é “Aluguel de veículos”, com 17%, o equivalente a R$ 21 milhões de janeiro a julho de 2024. A despesa “Passagens aéreas”, com R$ 20 milhões, é a terceira da lista, com 16%.
Os deputados têm até três meses para pedir à Câmara os reembolsos, com a apresentação de recibos. É o caso de gastos com alimentação e com os Correios, por exemplo. A compra de passagens, por outro lado, é paga diretamente pela Câmara, em débito automático.

Com informações do portal Metrópoles
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
AGOSTO E SETEMBRO DEVE GASTAR 1 MILHÃO POR MÊS DEVE ALUGAR 2 HELICÓPTERO 🚁 E 10 BARCOS 🚤 GRANDE PRO DESLOCAMENTO DO ZÉ MARIA TAPAJOS AGUIAR PINTO MAIA MARTINS PRAS COMUNIDADES DISTANTES E RIOS