Morre em Belém Manuel Dutra, jornalista santareno que virou ícone na defesa da Amazônia

Publicado em por em Pará

Morre em Belém Manuel Dutra, jornalista santareno que virou ícone na defesa da Amazônia
Manuel Dutra, jornalista santareno: falecimento na madrugada de hoje em Belém. Foto: reprodução

Morreu na madrugada deste domingo (11), aos 79 anos, o jornalista e professor universitário Manuel Dutra, natural de Santarém (PA).

Dutra residia em Belém. Estava hospitalizado, para tratamento contra câncer (pâncreas e fígado) – que nem chegou a iniciar por conta de outras complicações.

Faleceu por volta das 4h de hoje. O velório do jornalista começa logo mais às 14h – Max Domini, na avenida José Bonifácio, 1550, capela master A.

A família deseja cremá-lo. “E levar as cinzas para jogá-las no rio Tapajós, alvo de diversas grandes reportagens dele”, declarou ao JC a desembargadora federal Zuíla Dutra, do TRT8 (Tribunal Regional do Trabalho, 8ª Região), esposa do jornalista.

Formação acadêmica

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1972), Dutra atuava como professor no curso de Comunicação Social da UFPA (Universidade Federal do Pará).

Na sua trajetória profissional, ganhou três Prêmios Esso Região Norte, além de títulos acadêmicos importantes, como especialização em Educação Ambiental pelo NUMA/UFPA (1995), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (1997) e doutorado em Ciências Socioambientais pelo NAEA/UFPA (2003).

Amazônia

A Amazônia sempre foi alvo de reportagens, reflexões e interesse de Manuel Dutra – tanto na sua trajetória jornalística como na acadêmica.

Abaixo, 5 links para matérias em que a região é revelada a partir do olhar arguto do pensador amazônida.

1. Rostos da cheia e improvisação – a pobreza sobre a riqueza das várzeas amazônicas.

2. Abandonados como o seringal.

3. De Kararaô a Belo Monte, a história de ontem parece com a de hoje.

4. O Dia da Amazônia é um esconderijo?

5. 15 de agosto: do nascimento do Pará ao Tapajós, a Amazônia aguarda um novo mapa.

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *