Wlad, condenado a 12 anos de prisão, perdeu pra si mesmo. Por Válber Pires

Publicado em por em Opinião, Pará, Política

Wlad, condenado a 12 anos de prisão, perdeu pra si mesmo. Por Válber Pires
Wlad Costa, ex-deputado federal: condenado a 12 anos de prisão. Foto: Arquivo JC

O ex-deputado Federal Wladmir Costa foi condenado a 12 anos de prisão. Wlad poderia ter se consolidado como um grande líder político do Pará, mas faltou a ele quatro coisas importantes para um grande político: equilíbrio, discrição, maturidade e pragmatismo.

Wlad veio das massas, tem uma boa base política social por causa de várias ações sociais e culturais que realizou ao longo da vida. Mas acumulou muitos desafetos com a retórica agressiva e com ameaças aos seus adversários.

Essa postura transformou seus adversários em inimigos, e isso é um erro de amador. O político pragmático não tem inimigos, tem adversários, pois as circunstâncias do poder mudam sempre e os adversários de hoje podem ser os aliados de amanhã.

Nesse sentido, Sarney, Jader, Lula, Alckmin, Paes, Maluf, FHC, Temer etc são gênios, por isso, mantém-se como figuras referênciais na arte de fazer política. Com isso, mesmo com seus defeitos, acumularam um capital simbólico de prestígio e respeito importante.

Wlad, com sua postura que foi se tornando cada vez mais agressiva com o tempo, perdeu qualquer capital simbólico de respeito, de agregação.

Essa retórica, que outros políticos de extrema esquerda e extrema direita utilizam também, não é própria da política, mas da guerra, exatamente aquilo que a política tenta evitar.

Pior de tudo, apesar de ter se tornado um homem de poder, Wlad não é da elite tradicional do poder estadual e regional. É ex-pobre que, para essa elite tradicional, passou apenas a ser um pobre com dinheiro, mas sem classe e sem lastro familiar.

Por isso, quando se tornou bastante inconveniente para esta elite, precisou ser colocado em seu devido lugar e conhecer o verdadeiro poder que manda no estado.

Poderia, tal como Dr. Daniel ou Simão Jatene, ter feito política e oposição com discrição, maturidade e equilíbrio, para manter um capital simbólico moral, mas talvez lhe faltem esses autoconhecimentos.

É lamentável, mas, com suas atitudes agressivas, o Wlad perdeu para si mesmo.

Válber de Almeida Pires, paraense, é doutor em sociologia. Escreve regularmente no JCLeia também delePerigo: médicos brasileiros se declaram negacionistas e terraplanistas. E aindaO poder evangélico nas investidas sobre os conselhos tutelares. E mais: A decisão de Moraes contra o estado de natureza.


— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

One Response to Wlad, condenado a 12 anos de prisão, perdeu pra si mesmo. Por Válber Pires

  • disse tudo e mais um pouco, wlad partiu para um lado sem volta, usando dos meios de comunicaçãoque que lhe pertencia para atacar diretamente as pessoas.
    acho merecido essa punicao pra ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *