Fundador da ONG Projeto Saúde e Alegria será o entrevista de 2ª do Roda Viva

Na próxima segunda-feira (9), o programa Roda Viva entrevista o médico e fundador do projeto Saúde e Alegria, Eugenio Scannavino. A ONG presta milhares de atendimentos de saúde, a cada ano, no interior do Pará, incluindo a região de Alter do Chão, onde ocorreram as prisões dos brigadistas acusados, sem provas, de atear fogo na floresta.

Trata-se de uma região marcada pela violência, em meio a conflitos de terra e a ação de grileiros.

Nesse universo distante, em geral, o Estado só está presente com a polícia e a assistência às populações locais acaba sendo feita pelas organizações não-governamentais.

 

Roda Viva conta com uma bancada de entrevistadores formada por Letícia Mori, repórter da BBC Brasil; Luciana Garbin, editora de Planejamento do jornal O Estado de S. Paulo; Eliane Trindade, editora do Prêmio Empreendedor Social do jornal Folha de S. Paulo; o jornalista Marcelo Tas e Ricardo Zorzetto, repórter da revista Pesquisa FAPESP. O programa ainda tem a participação do cartunista Paulo Caruso.

Apresentado por Daniela Lima, o Roda Viva será exibido a partir das 22h, ao vivo, na TV Cultura, no site da emissora, no Twitter, no Facebook, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

10 Comentários em: Fundador da ONG Projeto Saúde e Alegria será o entrevistado de 2ª do Roda Viva

  • Prezado Jeso, você e sua família me conhecem há mais de 25 anos, sabem que eu cheguei em Santarém professor do antigo campus avançado da UFPA, que por algum tempo fui professor tanto da UFPA como da FIT (Faculdades Integradas do Tapajós). Que um dia meu ex-chefe e amigo Prof. Aldo Queiroz me chamou e me disse que eu precisava largar a FIT por ter assinado DE (Dedicação Exclusiva), mesmo sendo uma contratação temporária. Procurei o diretor da FIT, o filósofo e ex-padre, Walmir da Silva Gomes, e me desliguei da instituição. E fui chorar em casa sozinho, porque fui educado que um homem não deve chorar em público. Hoje Walmir tem Alzheimer e mora em Goiás. E eu sou professor com DE, mas agora concursado pela UFOPA. Tenho muito orgulho de ser professor aqui. ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE POR UM MOTIVO QUE NÃO TERIA EM NENHUMA OUTRA UNIVERSIDADE. A de conviver com meus irmãos/ parentes/alunos de mais de 20 etnias. Somos uma universidade pluricultural e Multiétnica. Não penso em mais nenhuma antítese (presencial x à distancia), (de massa x elite), (múltiplas unidades x unidade única) que tenha qualquer importância pra mim. Alguém próximo a mim me perguntou se eu seria mais feliz se fosse professor na Esalq/USP onde me doutorei em Ciências Florestais ou na Psicologia Experimental da USP, onde realizei meu mestrado ou na Unesp/Rio Claro onde me graduei em Ecologia. Eu que tenho o defeito de gostar de escrever e ser preguiçoso pra falar, respondi: “toda opção tem um preço”. E porque você paga se isso parece te destruir? Se eu responder essa pergunta você vai embora da minha casa? Preciso dormir! Vou. Ok. Pelo mesmo motivo que o Eugênio suporta, “por amor à floresta e a sua sociobiodiversidade”. O problema Jeso é que ele é famoso e eu me escondo de mim mesmo. Vi a entrevista e sinceramente achei uma opção equivocada terem colocado tantos jornalistas/turistas e nenhum cientista/professor. E aqui introduzo mais uma dicotomia (generalistas x especialistas). Então paço agora a analisar o que vai acontecer daqui em diante. NADA. Tudo será esclarecido. Os grileiros foram os culpados. O governador vai exigir que a policia devolva o material apreendido do PSA que sairá vitorioso com muita Saúde a Alegria Graças a Deus. Talvez o policial incompetente seja transferido para uma região mais remota, ainda mais quente, de modo que ele nem precisará fazer mais sauna para continuar com seu corpinho bombadinho. Ganhadores: Jader Barbalho, PSA, Mídias. Perdedores: Brigadistas, Policia Civil de Santarém, professores e o Brasil.

  • Jeso sou eu de novo! Você esta deprimido por que a gente na pode ver mais a Monalisa Perrone ? V. sabe onde posso encontrá-la.? V. precisa me tratar melhor, pois sou um quase sexagenário. Quero te convidar para mina festinha dia 1 de Julho. Sou um cara fiel, prometo só escrever no seu blog. Vou passear com a pipoca no beira, espero ter uma pitada de alegria quando voltar. Abraço.

  • SANTARÉM: Ilha de calor, balburdia midiática e um professor com fogo no rabo.

    Prezado Jeso, você e sua família me conhecem há mais de 25 anos, sabem que eu cheguei em Santarém professor do antigo campus avançado da UFPA, que por algum tempo fui professor tanto da UFPA como da FIT (Faculdades Integradas do Tapajós). Que um dia meu ex-chefe e amigo Prof. Aldo Queiroz me chamou e me disse que eu precisava largar a FIT por ter assinado DE (Dedicação Exclusiva), mesmo sendo uma contratação temporária. Procurei o diretor da FIT, o filósofo e ex-padre, Walmir da Silva Gomes, e me desliguei da instituição. E fui chorar em casa sozinho, porque fui educado que um homem não deve chorar em público. Hoje Walmir tem Alzheimer e mora em Goiás. E eu sou professor com DE, mas agora concursado pela UFOPA. Tenho muito orgulho de ser professor aqui. ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE POR UM MOTIVO QUE NÃO TERIA EM NENHUMA OUTRA UNIVERSIDADE. A de conviver com meus irmãos/ parentes/alunos de mais de 20 etnias. Somos uma universidade pluricultural e Multiétnica. Não penso em mais nenhuma antítese (presencial x à distancia), (de massa x elite), (múltiplas unidades x unidade única) que tenha qualquer importância pra mim. Alguém próximo a mim me perguntou se eu seria mais feliz se fosse professor na Esalq/USP onde me doutorei em Ciências Florestais ou na Psicologia Experimental da USP, onde realizei meu mestrado ou na Unesp/Rio Claro onde me graduei em Ecologia. Eu que tenho o defeito de gostar de escrever e ser preguiçoso pra falar, respondi: “toda opção tem um preço”. E porque você paga se isso parece te destruir? Se eu responder essa pergunta você vai embora da minha casa? Preciso dormir! Vou. Ok. Pelo mesmo motivo que o Eugênio suporta, “por amor à floresta e a sua sociobiodiversidade”. O problema Jeso é que ele é famoso e eu me escondo de mim mesmo. Vi a entrevista e sinceramente achei uma opção equivocada terem colocado tantos jornalistas/turistas e nenhum cientista/professor. E aqui introduzo mais uma dicotomia (generalistas x especialistas). Então paço agora a analisar o que vai acontecer daqui em diante. NADA. Tudo será esclarecido. Os grileiros foram os culpados. O governador vai exigir que a policia devolva o material apreendido do PSA que sairá vitorioso com muita Saúde a Alegria Graças a Deus. Talvez o policial incompetente seja transferido para uma região mais remota, ainda mais quente, de modo que ele nem precisará fazer mais sauna para continuar com seu corpinho bronzeadinho bombadinho. Ganhadores: Jader Barbalho, PSA, Mídias. Perdedores: Brigadistas, Policia Civil de Santarém, Santarém cada dia mais quente…professores/cientistas e o Brasil.   

  • AMIGOS NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE A POLICIA FEDERAL É SERVIDORA FEDERAL COMO NÓS DA UFOPA. A SOLICITAÇAO DE QUE A PF ENTRE NO CASO ME PARECE PLAUSIVEL, NO ENTANTO, TEríamos TODOS O MESMO “PATRAO” , COM A DESVANTAGEM QUE ELES TEM LICENÇA PARA MATAR OS INSURRETOS E NÓS SÓ A PALAVRA e a caneta. O PATRÂO TÁ SENDO RIDICULARIZADO EM NÍVEL MUNDIAL E O GOVERNADOR QUE OMITE SEU SOBRENOME, EM NIVEL estadual. TENHO MUITO MEDO DO QUE UM MEDIOCRE PODE FAZER, PRINCIPALMENTE SE SE SENTIR ACUADO. PELO CONTRáRIO, OS BRILHANTES SÃO INOFENSIVOS, PERDIDOS EM SEUS SONHOS DE UMA AMAZÔNIA LIVRE DA TRUCULÊNCIA DOS TRAFICANTES DE MADEIRA E MATADORES DE ALUGUEL, VIVEM, COMO SE FOSSE POSSíVEL , O PESADELO ACORDADO DE termos que conviver com um homem público que disse em campanha praticar zoofilia e faz apologia a tortura. Felizmente, um dos pilares da democracia é a alternância de poder, então poderemos daqui ha 3 anos, sonhar um sonho não de 4 ou 400, mas um sonho coletivo de mais Saúde & Alegria & Paz & Prosperidade & Justiça, não só para os amazonidas, mas para todos os brasileiros .

  • Eu estou numa tarefa ingloria com o “Genio” que administra a Ufopa e não consegui ver o Eugênio do PSA. Estou aguardando a Cultura liberar a entrevista para fazer uma análise. No entanto, se esse espaço permitir digressões eu gostaria de dizer 3 coisas. (1) Acho que a policia civeI não tem NADA, porque se tivessem ja teriam prendido os meninos de novo. Criam um clima de terror para garimpar alguma coisa. (2) Se fosse casado aproveitaria o Sistema de Proteçao a Testemunha, criado na administrçao FHC, e mandado minha mulher e filho para o Lago Baikal. (3) A pseudo intervenção do nosso prefeito no caso, ligando para o governador que interviu pra valer, trocando o policial bombadão e apaixonado pelo som da sua voz refletida no espelho, nos faz pensar que o projeto de James Bond ERROU feio, por ignorância ou incompetência.

  • Ótima oportunidade. Parabéns a Rede Bandeirantes pela iniciativa. Sorte, clareza e inteligência para o nosso amigo Eugênio.

    • Rede Bandeirantes? O Roda Viva é TV Cultura, Persio.

      • Me perdoem pela gafe, fiquei tao feliz com a iniciativa da Cultura que a confundi com a Band. A Radio e TV Culrura é uma pérola do PSDB, e a Band é totalmente devotada a enaltecer o agronegócio. Além disso o pt tentou incorporar a TV Cultura aos programas estatais, no entanto, os bravos bandeirantes nao permitiram. A Cultura, portanto, continua “livre” …

      • Sim claro, falha nossa!

    • Me perdoem pela gafe, fiquei tao feliz com a iniciativa da Cultura que a confundi com a Band. A Radio e TV Culrura é uma pérola do PSDB, e a Band é totalmente devotada a enaltecer o agronegócio. Além disso o pt tentou incorporar a TV Cultura aos programas estatais, no entanto, os bravos bandeirantes nao permitiram. A Cultura, portanto, continua “livre” …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *