Foto: Fúlvio Costa

Dom Esmeraldo, ao fundo, na missa dos parlamentares hoje em Brasilia

por Fúlvio Costa, de Brasília

Na manhã desta quinta-feira (25), aconteceu na sede da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em Brasília, a missa dos parlamentares.

No início da celebração, o assessor político da CNBB, padre Ernanne Pinheiro, deu boas vindas aos parlamentares e destacou o Tempo da Quaresma, que teve início na Quarta-feira de Cinzas; e da Campanha da Fraternidade 2010, cujo tema é “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6, 24).

Em sua homilia, o presidente da celebração, o bispo de Santarém e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Esmeraldo Farias, convidou os parlamentares a rezarem pelo povo de Belo Monte, que, segundo ele, estão sofrendo com a aprovação da construção da usina hidrelétrica no rio Xingu.

– Peço a vocês que, em oração, lembrem-se do povo do Xingu, que está sofrendo e vai sofrer ainda mais com as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. Nós, que moramos mais próximos, sabemos o que vai acontecer naquela região quando a usina começar suas atividades – lamentou o bispo.

Dom Esmeraldo também ressaltou que outro fato lamentável são as previsões de construção de mais cinco hidrelétricas no rio Tapajós.

– Belo Monte é apenas o início. Para o Pará, ainda há previsão da construção de mais cinco usinas hidrelétricas que vão mudar a vida de muitas pessoas da região – sublinhou.

Ainda na homilia, o bispo de Santarém destacou o tempo de conversão da Quaresma e as importantes orientações da Campanha da Fraternidade Ecumênica.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

10 Comentários em: Bispo de Santarém critica Belo Monte em Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Anderson Oliveira disse:

    QUAL A VANTAGEM DE SER UM PAIS PROTESTANTE QUE DEIXA DE LADO A VIDA HUMANA E O BEM DA HUMANIDADE PELA GANANCIA DO “SER DESENVOLVIDO”?

  • Anderson Oliveira disse:

    Caríssimos srs.
    Achei interessante o “debate” e resolvi opinar so colocando alguns pontos lembrando que desenvolvimento não é sinônimo de qualidade de vida e nem felicidade caso o resultado desse desenvolvimento favoreça a uma minuscula parcela da sociedade!
    Primeiramente vamos aproveitar a mesma correlação feita dos países desenvolvidos com o protestantismo e subdesenvolvidos em católicos e fazer outras comparações.
    O EUA produz um quarto das emissões de dióxido de carbono no planeta a partir de geração de electricidade. Pra melhorar a comparação é so ver a lista dos mais poluentes:
    Os 10 mais poluentes

    Setor da Energia Emissões (toneladas de CO2)

    1) E.U.A. – 2530 milhões de toneladas de CO2
    2) China – 2430 milhões de toneladas de CO2
    3) Rússia – 600 milhões toneladas de CO2
    4) Índia – 529 milhões toneladas de CO2
    5) Japão – 363 milhões toneladas de CO2
    6) Alemanha – 323 milhões toneladas de CO2
    7) Austrália – 205 milhões toneladas de CO2

    Outra comparação. O Japão é o país que possui o maior índice de suicídio do mundo!

    Sou católico e não julgarei nem uma religião pois acredito que todas independente de erros passados, presentes e futuros de suas lideranças foram permitidas de existirem por vontade de Deus pois como sempre gosto de fazer as pessoas que tomam a instituição católica como a maior monstra que ja existiu na sociedade refletirem: o que seria do mundo se não fosse as religiões?
    Voltando a questão do desenvolvimento talvez a relação possa ser feita com a falta de religião não diria nem na vida, talvez o termo melhor seria nas ações dos Governantes que representa a minoria de um país pois eles as vezes as usam para se popularizar. E não da religião de um país na sua totalidade pois essa salva o país do caos. Já pensou se não existissem os católicos, evangélicos, espíritas, muçulmanos etc? será que todos seriam ateus da melhor índole ? Não sei não.

  • Marcelo Augusto disse:

    Caros Colegas a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo Esteja com Todos vocês!!!!
    primeiramente quero falar a todos que sou seminarista do Seminario São Pio Décimo em Santarém-Pará, não sei de que cidade são os senhores, mais para que se critique algo se faz nessesario que se saiba o que esta acontecedo, que se saiba do que está falando, e não apenas abrir a boca para falar um monte de abobrinhas, não é nessesari explicar muita coisa basta os senhores ligarem a TV nos noticiarios e prestar atenção no que o Homem está fazendo com a natureza. Creio que vocês ainda não perceberam quem vai sofrer con tudo isso, na Amazonia são poucas as tribos indignas que ainda existem e o que aparenta é que o Homem Branco ainda não parou de explorar esses povos, de massacra-los de faze-los de gato e sapato, de afirmar que estes são selvagens e não merecem a vida, mais vale apena afirmar que quando o Branco chegou aqui, os indios ja abitavam este lugar, porem com suas armas fortes eles os venceram e fizeram com que este indios fossem embora para outras terras, acaso os senhores não estudem historia foi a Igreja Catolica Apostolica Romana quem atraves da missão catequisava os indios e os ensinava, arte, musica, agricultura entre outras coisa que mais tarde foi expulsa deste país pelo então Marques de Pombal, por que? assistam ao Filme a Missão baseados em fatos reais. e por favor vamos deixar de ser ingnorante e criar vergonha na cara e respeitar o proximo.

    Quem somo Nos?
    SOMOS A IGREJA CATÓLICA APOSTOLICA ROMANA

    Nossa Família é feita de todas as Raças,
    Nós somos Jovens e Velhos,
    Ricos e pobres, homens e mulheres,
    Pecadores e Santos,
    Nossa Família se difundiu pelos Séculos e pelo o Mundo.

    Com a graça de Deus, nós abrimos hospitais para cuidar dos doentes,
    Fundamos Orfanatos e ajudamos os pobres em especial na Africa.

    Nós somos a maior Organização Caritativa no Planeta, trazendo alivio e conforto para aqueles que precisam…

    Nós defendemos a dignidade e toda a vida Humana e preservamos o Casamento e a Familia.

    Cidades e Paíse receberam os nomes de nossos venerados Santos, que percorreram o caminho da santidade antes de nós.

    Guiados pelo Espírito Santo, compilamos a Bíblia…. Nós somos transformados pela Sagrada Escritura e pela Sagrada Tradição…
    Que tem nos guiados firmemente por mais de dois mil e nove anos…

    NOS SOMOS A IGREJA CATÓLICA APOSTOLICA ROMANA !

    Por Séculos nós temos rezado por você e por todo o Mundo…
    A cada hora, a cada dia, sempre que celebramos a Santa Missa

    O Próprio JESUS CRISTO lançou as fundações de nossa Fé,quando disse a Pedro, O Primeiro Papa:

    “TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA! E NEM AS PORTAS DO INFERNO PREVALECERÃO SOBRE ELA”

    Por mais de dois mil anos, nós tivemso uma Linha initerruptas de Pastores… E com amor e verdade tem nos guiados nos Caminhos do Evangelho.

    Nossa Fé Católica é o Eterno Amor que Deus tem por toda a Criação…

    É em nossa santa e amada Igreja que milagres acontecem

    e por mais de 12 decadas o MILAGRE DE LANCIANO dexa a Ciência de Boca aberta sem Poder Explicar nada!

    SE VOCÊ ESTEVE FORA DA IGREJA CATÓLICA,
    Nós convidamos a você a um novo olhar.
    Nossa Familia é unida em JESUS CRISTO, SENHOR E SALVADOR O GOVERNANTE DESTA IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA!

  • JORGE MORAES disse:

    correlação entre religião e desenvolvimento : Paises atrasados onde a religião católica foi é e ainda será dominante : Brasil, haiti, toda a américa latrina e central, portugal parte dos paises asiáticos ( indonésia por ex.) e toda a africa. paises desenvolvidos ode predomina o protestatismo e ou onde a igreja católoica não apita porra nenhuma : estados unidos, canadá, suécia, suiça, frança , inglaterra, holanda, finlandia dinamarca, austrália japão islândia , irlanda….. arre enquanto a igreja apitar por aqui o Brasil será um país brega perererê e folclórico como o seu presidente !!!!!!!!!!!!!

  • Nazareno Lima disse:

    Caro Tibério,
    Sou católico e acredito fervorosamente em Deus e tenho como intermediário sua Mãe Maria, não tenho compromisso nenhum com padres, bispos, cardeis ou diáconos, porém estou rigorosamente de acordo com o Bispo Dom Esmeraldo e com quem pensa igual a ele.
    Você ser ateu, não gostar da igreja católica e de seus ministros (padres, bispos etc.) é um direito e problema seu, isso porém, não lhe autoriza fazer considerações generalizadas só porque pensam e age diferente de você.
    A Igreja católica em geral e a brasileira em particular, produziram pessoas que diferentemente de você, que só escreve, expuseram suas vidas em prol dos injustiçados, torturados e assinados ao longo dos governos ditatoriais do Brasil e da AL e hoje continuam se arriscando em prol dos menos favorecidos.
    Então meu caro, antes de emitir suas passionais observações, é bom ter o cuidado para não cair na perigosa vala da leviandade.
    Com esta observação em forma de texto, não tiro um só milímetro da admiração que dispenso por sua pessoa quando aqui neste blog se coloca ao lado da verdade.
    Um forte abraço.

    Nazareno Lima

    1. Tiberio Alloggio disse:

      Nazareno, não sou ateu, mas sim cristão. E sempre achei que um bom cristão tem que ser um bom cidadão.
      No Brasil fui coordenador da Pastoral da Terra do Estados Amazonas e Roraima de 1990 a 1992.
      Minha critica acima é voltada a Instituição da Igreja Católica Apostólica Romana e não aos cristãos que as compõem.
      Durante minha vida, convivi com Bispos, Padres, Missionários engajados na defesa dos direitos humanos, contra a desigualdade o latifúndio e o trabalho escravo.
      Na maioria das vezes sempre marginalizados e perseguidos pela própria Instituição eclesiástica.
      No Brasil o caso mais gritante foi o “silencio” imposto ao Leonardo Boff pelo atual Papa.
      Tenho maior respeito de cristão, padres e bispos que tem e tiveram a coragem de criticar, questionar dentro e fora da Instituição católica sua estrutura injusta e os seus dogmas errados.

      Agora, a questão ambiental global, da Matriz Energética, da sua composição, não pode ser “reduzida” da forma que está sendo feita por setores da Igreja Católica.
      Isso é um debate que tem que ir além.
      Tá na hora de discutir o “conjunto” e não a parte, principalmente para mitigar os efeitos do aquecimento global que afeta o Planeta todo, inclusive aqueles que estão se sentindo prejudicados com uma expansão da fonte Hidroelétrica.

      Me recuso de estar sendo “criminalizado moralmente” por ser a favor de uma nova matriz energética, diversificada, que priorize e valorize as fontes renováveis e acabe com o domínio de quem está sufocando o mundo através do monopólio do Petróleo.

      Tiberio Alloggio

  • Elbio Pedroso disse:

    Tiberio Tiberio Tiberio.

    Putz…

    Neste assunto,coaduno com seu posicionamento.

  • Tiberio Alloggio disse:

    A Igreja Católica é um daquele tipo de Instituições religiosas que consegue juntar sob o mesmo teto o diabo e a água santa.
    O diabo (obviamente) bem enraizado lá em cima da hierarquia da pirâmide monárquica, enquanto lá em baixo, o povo crente o sustenta, ralando e sofrendo por um pecado que nunca terá certeza de ter cometido.
    Historicamente (salvo raras excepções) a Igreja Católica vem sendo “Governada pelo Diabo” sempre procurando ficar ao lado do poder, mesmo quando representativo do autoritarismo, do privilegio e da podridão.
    Do ponto de vista cultural, o “obscurantismo” representa sua base teórica, onde a luz e a “diversidade” não tem vez.
    Por causa de suas crenças, vastos setores da humanidade já tiveram que acreditar que a terra era o centro do Universo, e que o Sol girava em torno da Terra.
    Que nos humanos temos que conviver com um atávico senso de culpa, devido a um pecado original que teríamos herdado no ato de nascer.
    Durante séculos a Igreja perseguiu com a violência homens e mulheres que pregavam o “Iluminismo” contra o “obscurantismo”. Promoveu guerras e cruzadas em nome da vida e da libertação espiritual de povos que tinham uma outra visão da espiritualidade.
    E em nome da vida condena a morte a auto-determinação das mulheres de decidir em prol da vida que elas têm o poder de gerar.
    Recentemente a hierarquia eclesiástica liderada por um Papa ex-nazista e perseguidor de cristãos democráticos e iluministas, está até tentando beatificar um Papa cúmplice do Holocausto.
    Enfim, a Igreja Católica, apostólica e romana, sempre fez uso do seu poder “obscurantistas” para impedir de todas as maneiras os avanços materiais e culturais da humanidade.

    Hoje a Igreja Catolica, Apostólica Romana se tornou um poderoso aliado de uma ainda mais poderosa e restrita lobbies de nações e multinacionais, que cultivam o domínio mundial sobre a energia dos combustíveis fosseis.
    Para a Igreja, o perigo hoje é representado pela introdução de fontes de energias renováveis, que podem nos libertar da escravidão da EXXON e da meia dúzia de multinacionais.
    A Igreja acredita que o aquecimento global é o justo castigo que merecemos por ter que carregar o pecado original.
    Água para eles só serve para beber e tomar banho, mesmo quando vem sendo “transposta” para sair nas torneiras, banheiras e chuveiros ouro-prata de Papas e Bispos.
    A humanidade que se dane… afinal se continuar crente e boazinha na terra, encontrará um paraíso a sua espera, logo lá, após a morte.

    Tiberio Alloggio

  • guilherme marssena disse:

    Ele também foi rezar para o DEMOARRUDA BAUDUCO(PSDEM-DF),tal como fez o Arcebispo de Brasília?

  • Elbio Pedroso disse:

    A igreja catolica, sempre contra o desenvolvimento nos paise onde, ela, domina essa reação é antiga. Foi contra a transposição do Rio São francisco, onde um BIspo fez até greve de fome, deveria ter cumprido suas promessas que morreria, caso a obra prosperace….infelizmente não manteve a palavra. Hoje é indiscutivel o benficio da Obra na região.
    Ah … igreja catolica até quando… até quando, vais obstruir…..