Dilma Vana Rousseff, foi eleita ontem (31) presidente da República para o período de 2010 a 2014.
Sem nunca ter disputado uma eleição, ela é a primeira mulher a chegar ao mais alto cargo do país.
Economista, ex-ministra do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma teve a eleição definida quando atingiu 55,43% dos votos válidos no segundo turno das eleições, ante 44,57% do candidato do PSDB, José Serra
— ARTIGOS RELACIONADOS
Na campanha, Dilma destacou as conquistas dos dois mandatos do governo do presidente Lula, que a indicou para concorrer à Presidência. O seu mote de campanha foi a necessidade de o Brasil continuar crescendo na economia com inclusão social. A presidente eleita ressaltou que 28 milhões de pessoas deixaram a situação de miséria ao longo desses quase oito anos e prometeu trabalhar para erradicar definitivamente a pobreza no país.
No comando da Casa Civil, a presidente eleita conhecida por seu estilo durona, coordenou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das principais marcas do governo Lula, com ações em praticamente todas as áreas, desde infraestrutura até segurança pública.
Dilma também foi responsável pelo lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, de forte apelo social.
Mineira de nascimento, Dilma começou na política no movimento estudantil, em Belo Horizonte. Combateu a ditadura militar (1964-1985), o que a levou à prisão, onde foi torturada. Em liberdade, recomeçou a vida em Porto Alegre, ao lado do ex-deputado Carlos Araújo, com quem era casada à época. Na capital gaúcha, participou da fundação do PDT de Leonel Brizola.
Em 2000, deixou a sigla, junto com alguns trabalhistas históricos, como o ex-prefeito de Porto Alegre Sereno Chaise, e se filiou ao PT.
Dilma nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, em uma família de classe média alta. Filha da professora Dilma Jane Rousseff e do advogado Pedro Rousseff, um búlgaro naturalizado brasileiro com quem adquiriu o gosto pela leitura.
De acordo com pessoas próximas, Dilma era uma devoradora de livros, tendo construído uma sólida formação intelectual. Até os 15 anos, estudou no tradicional Colégio Sion, atual Colégio Santa Doroteia, escola onde eram educadas as filhas da elite da capital mineira. Ao ingressar no ensino médio, passou para o Colégio Estadual, escola pública mista, mais liberal, onde surgiram muitos dos líderes da resistência à ditadura em Minas.
Puts..”fudeu” a nossa vida !
Vitória bonita da Democracia! O Brasil se afirma e ganha mais respeito, tanto no plano nacional e internacional. Vitória que estimula as mulheres a participarem com mais força e vigor da vida política desse país gigante.
Meu Caro Jeso,
Sem querer ser preconceituoso, o PT já elegeu Erundina para o executivo e viu no que deu…..
Elegeu a Ana Júlia para governar um estado com potencial de crescimento e viu no que deu….
Será que a Dilma será diferente??????????????????
RECADO À REVISTA VEJA
Nada mais prazeroso que ver o PV – Partido Veja, e o blogueiro Reinaldo Azevedo perdendo esta eleição. Se os posts que este blogueiro fez nos últimos dois meses foi jornalismo, se a Veja é chamada de imprensa, é um grande motivo para que ocorram atitudes como as de Chavez na Venezuela e Cristina Kirchner na Argentina.
Sinceramente torço para que Dilma não tome atitudes tão dráticas, espero que ela seja dissimulada como a Veja é, que ela use do cinismo e do tendenciamento queo Grupo Abril usa, para, ao invés de perseguir descaradamente, para que mate à míngua esta facção de direita chamada Veja.
IP IP urra
Fosse um poste contra os aristodemopsdbcratas ganharia até mais fácil.
Fora DEM da política.
Fora os falso-moralistas que incitam o ódio como fanáticos xiitas.
Parabens ao PT, que soube usar seu principal capital politico, e elegeu DILMA. A Vitoria de DILMA, representa um marco politico na historia moderna brasileira, mas tambem representa a continuidade do lulismo. Vamos esperar que o pais, continue a crescer e cheque a ser uma das maiores potencias do mundo. Capital Humano, pra isso, tem.
PARABENS AOS PETISTAS.