Destak aponta disputa polarizada em Uruará entre Matheus Sousa e Denise Pimenta

Publicado em por em Política

Destak aponta disputa polarizada em Uruará entre Matheus Sousa e Denise Pimenta
Denise Pimenta, ex-primeira-dama, e Matheus Sousa, vereador, devem protagonizar uma disputa acirrada para Prefeitura de Uruará nas eleições de 2024. Foto montagem: JC

Em Uruará, no sudoeste do Pará, a maioria dos eleitores (mais de 70%, na pesquisa espontânea) ainda não sabe em que vai votar para prefeito nas eleições municipais de 2024. É o que revela a segunda pesquisa de intenção de votos realizada pela Destak no município.

Nos cenários simulados no levantamento feito nesta semana, a tendência é uma disputa bastante polarizada entre Denise Pimenta, ex-primeira-dama do município e esposa do deputado estadual reeleito Eraldo Pimenta (MDB), e o vereador Matheus Sousa (PL).

O primeiro cenário (espontâneo), já mostra uma acirrada. Entre 9 nomes citados, Matheus Sousa aparece com 9,3%. Denise Pimenta tem 6,0%. Enquanto Gilsinho tem 4,6%.

Zenilson Negão tem 2,23%, Eraldo Pimenta 2,3%, Manoel da Casa Branca 0,9%, Sid Paulista 0,5%, Junior 0,5%, e Gilmar Milansk 0,95%. Não sabe ou não responde somaram 73,1% dos entrevistados.

Estimulada

No segundo cenário (estimulada), Denise Pimenta lidera com 34%, seguida de Matheus Sousa com 28%. Cid Paulista foi o terceiro com 10%, enquanto Zenilson Negão tem 7%, Edu da Cerâmica 4% e outras opções somaram 5%. Não sabem ou não responderam somaram 12%.

Foi avaliado um terceiro cenário (votos válidos), e novamente Denise Pimenta saltou na frente com 41% das intenções de votos dos eleitores uruarenses. Matheus Sousa fica em segundo também neste comparativo com 34%, enquanto Cid Paulista surge em terceiro com 11%. Zenilson Negão tem 8% e Edu da Cerâmica 5%.

A Destak também simulou um cenário com apenas 3 nomes. Denise Pimenta aparece na frente com 36%. Matheus Sousa vem a seguir com 29% e em terceiro lugar está Zenilson Negão com 10%. Não sabe ou não responderam somaram 16%.

Em um cenário estimulado com apenas Denise e Matheus, a ex-primeira dama também fica em primeiro com 38% contra 30% do vereador. Outras opções somaram 14% dos votos e 18% não sabem ou não responderam.

Em um cenário sem Denise Pimenta, o vereador Matheus Sousa aparece à frente dos demais candidatos com 29%. Erico Pimenta tem 19%, enquanto Sid Paulista tem 10%. Zenilson Negão tem 7%, Edu da Cerâmica 3%. Outras opções somaram 15% e não sabem ou não responderam foram 17%.

Rejeição e preparo

Denise Pimenta também é apontada pelos eleitores como a mais preparada para ser a prefeita de Uruará em 2024. Ela teve 34,3% das intenções de votos, contra 28,3% de Matheus Sousa. Cid Paulista tem 8,2%, Zenilson Negão 7,3%, Edu da Cerâmica 3,7%, outros 41% e não souberam ou não responderam foram 14,1%.

Zenilson Negão alcançou o percentual de 16% quando os entrevistados foram indagados em quem eles jamais votariam para prefeito. Edu da Cerâmica cravou 15%, Denine Pimenta 14%, Matheus Sousa 11%, Sid Paulista 11%, outros 0% e não sabem ou não responderam 31%.

Para 70,8% dos entrevistados, o voto é definitivo. 18,7% afirmaram que ainda podem mudar. 8,7% dificilmente mudará e 0,5% branco ou nulo e 1,3% não sabem ou não responderam.

Metodologia

Ao todo, foram 580 pessoas foram entrevistas, nas zonas urbana e rural de Uruará. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3,5%.

Com informações da Destak

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Uma comentário para

  • Me desculpa xaropinho sua pesquisa tá furada Mateus ganha em todas as pesquisas e na urna sua empresa vai perder a credibilidade se VC continuar assim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *