Eleições 2022 em 5 notas: blogueiro federal, tô fora, série invicta, nome de guerra

Publicado em por em Política, Santarém

Eleições 2022 em 5 notas: blogueiro federal, tô fora, série invicta, nome de guerra
João Batista, Ednei, Ronan, João Salame e Hilton Aguiar nas eleições 2022. Foto montagem: JC

1

Filiado ao Cidadania, o tonitruante blogueiro Ednei Ferreira, de Santarém (PA), já trafega na pista das eleições deste ano como pré-candidato a deputado federal. O martelo da candidatura deve ser batido nos próximos dias após tête-à-tête com a cúpula estadual do partido. Uma coisa, porém, está acertada com a sigla: a campanha terá como carro-chefe a defesa intransigente da criação do Estado do Tapajós.

2

Por questões familiares, o presidente da Câmara de Santarém, vereador Ronan Liberal (MDB), decidiu aos 45 minutos do segundo tempo não disputar vaga à Alepa (Assembleia Legislativa do Pará). Deve apoiar a reeleição do governador Helder Barbalho e as candidaturas de Henderson Pinto (deputado federal) e Celsa Brito (deputada estadual) – todos do MDB.

3

Ex-prefeito de Marabá, ex-diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, gestão Dilma Rousseff, João Salame (PSB) tem base de apoio à sua pré-candidatura à Alepa em Santarém, terceiro maior colégio eleitoral do Pará. Quem a dirige é o advogado e ex-nº 2 estadual do PP Osmando Figueiredo.

4

Agora com 59 anos, completados no último dia 15, o deputado estadual Hilton Aguiar (Avante) vai participar da 5ª eleição consecutiva sem perder. A série invicta iniciou em 2008, quando disputou (e ganhou) vaga para Câmara de Vereadores de Itaituba. Depois o parlamentar emendou 3 vitórias para Alepa – 2010, 2014 e 2018. Nessa última, foi eleito com 44.939 votos, sua maior votação para o cargo até agora.

5

O ativista político João Batista Oliveira, 38 anos, já se pintou para a guerra das urnas em 2022. Encara a disputa desta vez com o sobrenome Coragem. Um dos ícones da direita em Santarém, João Coragem veste agora a camisa do PRTB e concorre vaga à Câmara dos Deputados, em Brasília. Promete artilharia pesada ao governo Helder Barbalho (MDB) e à esquerda petista e seus puxadinhos.


Publicado por:

Uma comentário para

  • E aquela decisão condenando o Hilton Aguiar por uso da verba de gabinete para gastos na campanha já foi resolvida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *