Em nota, PSOL se declara pró-Tapajós

Publicado em por em Política

Conforme o blog adiantou, o PSOL em Santarém, diferente da Executiva nacional do partido (contrária ao plebiscito) e das estrelas maiores da legenda no Pará, Marinor Brito (senadora) e Edmilson Rodrigues (deputado estadual) – ambos contrários à criação do Estado do Tapajós – resolveu em alto e bom tom se posicionar pelo “sim” ao novo estado.

Em nota pública, assinada por várias de suas lideranças, os psolistas santarenos tacham como “erro grave” o partido, através do voto do deputado federal Chico Alencar,  ter votado “pela não realização” do plebiscito que decidirá se Tapajós e Carajás devem ou não ser criados.

– Na prática significou uma posição contrária à livre opção a ser tomada pelo povo do nosso estado. Devemos lembrar que um dos nossos diferenciais enquanto partido está na defesa da radicalização da democracia, ou seja, primamos por estimular a população a tomar as rédeas de sua história. Plebiscitos e referendos, para nós, são instrumentos fundamentais ao ideal de democracia participativa que tanto defendemos – diz a nota subscrita, entre outros, pelo professor universitário Everaldo Portela, um dos primeiros a criticar publicamente o “erro grave” do PSOL.

Leia AQUI a íntegra da nota em favor do Tapajós.


Publicado por:

11 Comentários em Em nota, PSOL se declara pró-Tapajós

  • SOU BRASILEIRO E QUERO DENUNCIAR ISSO !!!!!

    O Pará dos sonhos da elite de Belém

    com muita propriedade, o Pará dos sonhos da elite da capital do Estado, que vai lutar até o sangue “dar no meio da canela”, como diz o caboclo, para tentar impedir a criação dos Estados de Carajás e Tapajós.

    São inimigos figadais de qualquer discussão sensata sobre a questão. São contra a divisão simplesmente por ser contra, e não querem nem saber de ouvir qualquer argumentação de quem mora no sul, sudeste e oeste do Pará. Querem manter, a qualquer custo, as benesses da concentração dos investimentos públicos no entorno da capital, e estão “se lixando” para o abandono em que vivem milhares de pessoas fora de Belém.

    Algumas figuras já se destacam da boiada, entre tantas que compõem essa elite que nunca pisou um palmo fora da Região Metropolitana de Belém (RMB). Somente algumas: Zenaldo Coutinho (deputado federal do PSDB licenciado e atual chefe da Casa Civil do governo de Simão Jatene), Celso Sabino (deputado estadual do PR), Joaquim Passarinho (secretário de Estado de Obras Públicas) e toda a tropa da Associação Comercial do Pará (ACP) e da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

    Chama a atenção de todos, o grande número de auxiliares diretos do governador Simão Jatene, que, pelos cargos que exercem (com a obrigação legal de governar todo o Pará e para todos os paraenses), deveriam estar dispostos a pelo menos ouvir as populações do sul-sudeste e oeste do Pará. Afinal, o governador precisa ser o grande juiz dessa causa, arbitrando com sabedoria e imparcialidade, até pela ruma de votos que o sul-sudeste e oeste paraenses depositaram nas urnas, em 2010, viabilizando a volta dele ao governo.

    Outro fato que intriga é a presença do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS) em atos contrários aos interesses de Carajás e Tapajós. Outro dia mesmo, me conta um amigo, Jordy falava aqui na região e defendia o direito dos sul-paraenses de decidir o seu destino. Uma semana depois, com olhos grandes na direção da Prefeitura de Belém (à qual ele é pré-candidato), Arnaldo Jordy apareceu nas capas dos jornais da capital, misturado aos inimigos da divisão territorial do Pará. Assim é fácil: uma vela para Deus e outra para o diabo.

    Sempre é bom lembrar que, depois das eleições municipais, vem nova eleição para a Câmara Federal. E os votos do sul-sudeste e oeste vão, de novo, valer muito para quem pretende continuar na carreira política.

    1. Quebraram a cara, separatistas!!! O STF se pronunciou e todo o eleitorado do Pará se manifestará, não apenas vocês. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA…

  • Em diversos comentários percebi o oportunismo de muitos em difamar o PSOL. Desta forma, como militante convicto de defensor incansável do ESTADO DO TAPAJÓS, esclareço:
    1 – Não Existe posição nacional do PSOL quanto a criação do novo estado;
    2 – O PSOL de Santarém é em sua grande maioria A FAVOR da criação do novo estado;
    3 – A maior parte do partido em BELÉM é contra a criação;
    4 – A Nota da Senadora Marinor se declarando a favor do plebiscito só foi publicada depois porque o conhecimento da publicização errônea sobre sua posição só foi levado a conhecimento pela senadora quando os militantes daqui a questionaram;
    5 – O PSDB, DEM e PMDB belenense em sua grande maioria é CONTRA A CRIAÇÃO DO ESTADO TAPAJÓS!
    6 – O PSOL foi o único a solicitar a CPI da Assembléia Legislativa Estadual no caso dos funcionário fantasmas.
    7 – O fato de os parlamentares conhecidos de nossa região estamparem no peito que é a favor do novo Estado não apaga as fichas criminais e as coleções de processos de improbidades administrativa por DESVIO DE VERBAS!

    Que o debate seja político e não hipócrita e oportunista!

    1. Wallace, isso prova que o seu partido é tão ruim quanto os outros. Cada um vota somente a favor dos seus interesses.
      Já me decepcionei há algum tempo com o PT, agora me decepciono também com o PSOL.
      Conheço a Marinor e jamais pensei que ela trairia sua base e suas origens. Que decepção.

  • Boa tarde quero dizer a todos que o PSOL pra mim acabou e eles so voltaram atráz por causa das eleições municipais e sei que essa Marinor brito ela é mentirosa quando subia ao palanque pra falar que iria estar no senado lutando pelo nosso estado e o povo do norte que se cuidem com o PSOL. Eu sabia que ela é duas caras eu votei nela pra senadora mais me arrependo plenamente e se depender de mim ela nao ganha mais nenhuma eleição e o povo do norte tem que ver isso. por NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO para a senhora MARINOR BRITOOOOOOOOO.

  • https://analisedeconjuntura.blogspot.com/

    Bolsonaro divulga folheto ‘anti-gay’ e insulta Marinor

    A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) recebeu insultos e quase foi agredida pelo nazi-deputado Jair Bolsonaro, depois que a Comissão de Direitos Humanos da Casa suspendeu a votação do polêmico projeto que criminaliza a homofobia no país.
    O tumulto teve início ao final da sessão, quando Bolsonaro se postou atrás da senadora Marta Suplicy (PT-SP), relatora do projeto, que concedia entrevista a emissoras de rádio e TV.
    O deputado estava com folhetos “anti-gays” nas mãos, ao lado de outros parlamentares. Irritada, Marinor reagiu tentando tirar o grupo do local. “Homofóbico, criminoso, está usando dinheiro público para fazer cartilha”, gritou Marinor.
    Marinor disse que vai analisar as “medidas cabíveis” que serão tomadas contra Bolsonaro. “Eu fui pedir para eles pararem, os xingamentos aumentaram. Eles se colocaram de forma desrespeitosa atrás da senadora. Estavam ali com o firme propósito de agredir.”
    Além do Nazi-Bolsonaro, diversos deputados contrários ao projeto que criminaliza a homofobia acompanharam a sessão da Comissão de Direitos Humanos –a maioria integrantes da bancada evangélica.

  • GENTE ÁS ELEIÇÕES MUNICIPAIS ESTÃO BATENDO A PORTA, AGORA O PSOL É A FAVOR VAI VER QUE ELES TEM CANDIDATO A PREFEITURA, OU ESTÃO COLIGADOS A OUTRO PARTIDO E AGORA ESTÃO QUERENDO JUSTIFICAR O ERRO DELES, ESSE PSOL ACHA QUE O PRTIDO DELE SÓ EXISTE EM OUTROS MUNICIPIOS DO BRASIL EM SANTARÉM NÃO, ELES DEVERIAM PENSAR ANTES DE APULHAR TODOS OS TAPAJÔNICO ENTÃO PSOL VOCÊ É:

    “PERSONA NON GRATA’ NO TAPAJOS
    VIVA A CRIAÇÃO DO TAPAJOS

  • Caros amigos o que se escuta muito, é que os que são contra acham que ficaram com a parte pobre do estado, vamos esclarecer essas duvidas temos que ficar atentos e esclarecer o máximo possível para obtermos sucesso nessa caminhada.

  • Jeso, só um esclarecimento: a Executiva nacional do PSOL não é contra nem a favor do plebiscito. Simplesmente não há nenhuma resolução da Executiva sobre isso. Seria bom retificar essa parte na matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *