Nós estaremos correndo, como na Fórmula 1, a 160 quilômetros por hora. Quem pegar [o governo] vai pegar este país embalado, só tem que tocar o barco.
Lula da Silva, presidente da República, sobre a herança que vai deixar ao seu (sua) sucessor (a) a partir do dia 1º de janeiro de 2011. Ontem (25), no Rio de Janeiro.
O presidente acertou em parte, hoje o “F1′ dele anda de 2º marcha a 160 km/h muito longe do desempenho do F1 Chinês que anda na 7º marcha a 340 km/h. O Brasil o foi o único entre os grandes emergentes que não soube aproveitar a bonança da economia mundial dos ultimos 8 anos, manteve um crescimento sempre muito abaixo e quase sempre na rabeira entre os paises emergentes. Nesse periodo o Brasil foi o único que cresceu abaixo do crescimento mundial. Vale lembrar que o Brasil do governo FHC cresceu mais que a economia mundial mesmo tendo todos os problemas que tiveram com relação as crises globais que quebraram paises como Mexico, Argentina, Russia e os “tigres” asiaticos.
Os indicadores atuais da economia são de dar desespero… Crescimento no 2º semestre perto de 0,1% fabricas fechando e indo pra China, inchaço da máquina pública. Parece que a bonança que trouxeram os bons ventos pra esse governo finalmente acabau, o preocupante de tudo isso é que o país vai eleger uma pessoa visivelmente despreparada.
Típico comentário de quem vive nos Estados Unidos achando de estar no Brasíl.
Tiberio Alloggio
Caro jeso,
É interessante a leitura da carta aberta do Professor Theotonio dos Santos dirigida ao ex-Presidente FHC.
Alguns trechos:
“Meu caro Fernando,
Vejo-me na obrigação de responder a carta aberta que você dirigiu ao Lula, em nome de uma velha polêmica que você e o José Serra iniciaram em 1978 contra o Rui Mauro Marini, eu, André Gunder Frank e Vânia Bambirra, rompendo com um esforço teórico comum que iniciamos no Chile na segunda metade dos nos 1960…………
…….Segundo mito; Segundo você, o seu governo foi um exemplo de rigor fiscal. Meu Deus: um governo que elevou a dívida pública do Brasil de uns 60 bilhões de reais em 1994 para mais de 850 bilhões de dólares quando entregou o governo ao Lula, oito anos depois, é um exemplo de rigor fiscal? Gostaria de saber que economista poderia sustentar esta tese. Isto é um dos casos mais sérios de irresponsabilidade fiscal em toda a história da humanidade.
…..Um governo que chegou a pagar 50% ao ano de juros por seus títulos para, em seguida, depositar os investimentos vindos do exterior em moeda forte a juros nominais de 3 a 4%, não pode fugir do fato de que criou uma dívida colossal só para atrair capitais do exterior para cobrir os déficits comerciais colossais gerados por uma moeda sobrevalorizada que impedia a exportação, agravada ainda mais pelos juros absurdos que pagava para cobrir o déficit que gerava.
Terceiro mito – Segundo você, o Brasil tinha dificuldade de pagar sua dívida externa por causa da ameaça de um caos econômico que se esperava do governo Lula. Fernando, não brinca com a compreensão das pessoas. Em 1999 o Brasil tinha chegado à drástica situação de ter perdido TODAS AS SUAS DIVISAS. Você teve que pedir ajuda ao seu amigo Clinton que colocou à sua disposição ns 20 bilhões de dólares do tesouro dos Estados Unidos e mais uns 25 BILHÕES DE DÓLARES DO FMI, Banco Mundial e BID. Tudo isto sem nenhuma garantia………”
A carta na íntegra, está publicada no site da Agência Carta Maior ou nas publicações decentes da rede.
Não consegui deixar meu comentário sobre a pesquisa Vox Populi. Vou deixá-lo aqui.
Coincidentemente os dados desta última pesquisa, são exatamente iguais aos números da pesquisa Vox do dia 27SET, logo também a seis dias do 1º turno, vejam os números
Vox Populi 27SET
Dilma 49
Serra 24
Marina 13
Nanicos 1
Vox Populi 25OUT
Dilma 49
Serra 38
Essa semana, vai ter pesquisa diariamente e pra todos os gostos.
Por prudência e pela falta de confiabilidade, eu diria, é melhor aguardar o 31OUT, pois o jogo está aberto.
Barco na Fórmnula 1? Ou é burro mesmo ou perdeu o juízo já faz é tempo!
Veja abaixo os 13 compromissos sintetizados:
•Expandir e fortalecer a democracia política, econômica e socialmente
•Crescer mais, com expansão do emprego e da renda, equilíbrio macroeconômico, sem vulnerabilidade externa e desigualdades regionais
•Dar seguimento a um projeto nacional de desenvolvimento que assegure grande e sustentável transformação produtiva do Brasil
•Defender o meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável
•Erradicar a pobreza absoluta e prosseguir reduzindo as desigualdades. Promover a igualdade, com garantia de futuro para os setores discriminados na sociedade
•O governo Dilma será de todos os brasileiros e brasileiras e dará atenção especial aos trabalhadores
•Garantir educação para a igualdade social, cidadania e o desenvolvimento
•Transformar o Brasil em potência científica e tecnológica
•Universalizar a saúde e garantir a qualidade do atendimento do SUS
•Prover as cidades de habitação, saneamento, transporte e vida digna e segura para os brasileiros
•Valorizar a cultura nacional, dialogar com outras culturas, democratizar os bens culturais
•Garantir a segurança dos cidadãos e combater o crime
•Defender a soberania nacional. Por uma presença ativa e altiva do Brasil no mundo
Esse fórrmula 1 do Lula tá correndo com freio de mão puxado???
Hum, Hum… freio puxado???????
Dilma tem 49% e Serra, 38% no Vox Populi.
Para quem tem 98% de aprovação tá puxado mesmo ……. se não tivesse puxado tinha conseguido no primeiro turno …
Pergunta ….
Quem pegou um pais melhor ? FHC ou Lulla ?
Quem deixou o pais melhor? FHC OU LULA? esta é a pergunta, por que demosntra a capacidade administrativa do governante.
Verdade Milton … quando não há capacidade de levar o barco na tempestade resta torcer para quando receber o barco o sol tenha surgido ……
contra fatos não há argumentos:
LULA, 83 % bom ou ótimo; 14 regular, 03 péssimo. Alguem ja viu isso na República?
Putz….
Só mesmo o spam da campanha tucana, para comparar Rubinho Barrichello com Michael Schumacher….
Tiberio Alloggio
Eita …. só mesmo o presidente da associação pró-canonização do PT para chamar Lulla de Schumacher …