O lobby santareno em favor da implantação da 3ª entrância no município, já a partir de 2012, ganhou um importante aliado dentro do governo Jatene II: o vice-governador Helenilson Pontes (PPS).
HP levou a proposta ao governador Simão Jatene que, sem titubeios, avalizou-a, dando sinal verde para, em nome do Poder Executivo, seu vice se empenhe para torná-la realidade.
Leia também:
Vantagens da 3ª entrância.
Interesse maior.
Pow ricardo se o cara ta trabalhando deixa ele sendo vice governador. Prefeito qdo acabar o mandato dele…
E se o governador permite a terceira entrancia aqui, o q q ta faltando pra torna-la realidade?
Leila, a 3ª Entrância depende da votação de um projeto de lei, a ser enviado ao Legislativo pelo Judiciário. Os juízes de Santarém vêm se articulando há meses na tentativa de tornar isso realidade e também têm lutado para se articular com os demais poderes, no sentido de angariar forças para quando o projeto chegar na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
O Judiciário do Pará vem estudando a criação da 3ª entrância há quatro anos e a previsão é de que além de Santarém pelo menos outras duas comarcas se tornem de 3ª entrância, que hoje só existe na capital: Marabá e Ananindeua.
Com essa movimentação nos bastidores políticos, quando o projeto for enviado aos deputados, é quase certo que terá apoio e respaldo de todos os partidos. E o Governo do Estado será importante para ajudar na instalação da 3ª entrância nas comarcas definidas.
Se o Tribunal de Justiça do Estado aceitar a proposta feita pelos juízes locais de realizar uma reunião do Pleno (que reúne os 30 desembargadores do TJE) em Santarém, durante a semana dos 350 anos do município, seria uma grande oportunidade para colocar em votação o projeto e dar um grande presente à cidade. Isso não é impossível acontecer. Aprovado o anteprojeto no pleno do TJE, ele será remetido à Alepa e, se votado ainda este ano, é provável que entre em vigor já em 2012.
Isso significará o fim da mobilidade juízes, promotores e defensores públicos para a capital, em busca de ascensão na carreira, beneficiando todos os operadores do Direito da região oeste do Pará. E uma Justiça mais célere aos cidadãos desta área.
Ponto para Helenilson.
Santarém cresceu em importância e merece, sem dúvida, uma terceira entrância para o Judiciário Estadual. Isso corrige uma uma desigualdade injustificável porquanto juízes federais e do trabalho, daqui mesmo, podem chegar aos seus tribunais, ao passo que os juízes de direito tem de remover-se para Belém.
Parabéns ao Vice-Governador por empunhar também essa bandeira!!
Agindo desse jeito o vice-governador Helenilson Ponte será um forte candidato a Prefeitura de Santarém em 2012 isso que é trabalho, Tomara que o Alexandre VON não queira fazer média com isso, pois ele só sabe dizer que foi ele depois de ser feito pelos outros.