Jatene é favorável ao plebiscito no Pará

Publicado em por em Política

Foto: Cristiano Martins

Da Agência Pará:

O governador Simão Jatene acompanha com o máximo interesse os desdobramentos da proposta de desmembramento do Pará, para criação dos Estados de Carajás e Tapajós.

Nesta quinta-feira [ontem, 5], a Câmara Federal aprovou a realização dos plebiscitos que, por lei, devem anteceder a possível criação das novas unidades da federação.

Simão Jatene é totalmente favorável ao recurso do plebiscito, mas adverte que a consulta à população, por si só, não encerra o assunto e nem contempla o processo democrático de forma integral.

Leia também:
TRE será notificado em até 6 meses.
Plebiscitos do Tapajós e Carajás aprovados.
Plebiscito só precisa de quorum mínimo.
Plebiscito: Tapajós e Carajás entram na pauta.

Para o governador, deve ser feita uma ampla campanha, destinada a esclarecer a população sobre as ameaças e oportunidades da divisão do Estado.

“A população deve ter total clareza do que vai escolher e suas reais consequências”, ressalta Simão Jatene.

O governador também não admite que o plebiscito esteja associado a qualquer tipo de processo eleitoral, para que esse expediente não seja contaminado por outros interesses.

No caso de Carajás, será promulgado um decreto legislativo e o plebiscito terá de ser feito no prazo de seis meses.

O projeto que prevê um plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós ainda voltará ao Senado. Neste tempo, acredita o governador Simão Jatene, é necessário um esforço pelo esclarecimento das populações envolvidas acerca dos benefícios ou prejuízos que podem advir deste processo.

“A população deve ser protagonista, e não coadjuvante diante de uma decisão desse porte. Para isso, precisa ser devidamente informada sobre todos os ângulos possíveis”, reitera Simão Jatene.


Publicado por:

4 Responses to Jatene é favorável ao plebiscito no Pará

  • Concordo plenamente com a divisão do estado do Pará para melhorar a colonização e o desenvolvimento da região amazônica.

  • Jeso, queria acrescentar mais um comentário, Ao Contumaz – Furto de drogas e dinheiro na Regional de Perícias de Santarém do CPC – Renato Chaves . Salientando que, a rádio e TV Tapajós – Canal 12. Estão dando o maior Enfoque midiático sobre estes atos repetidos de furtos dentro desta repartição pública. Com cara de, ” Desmando administrativo da gestora Stael “. Lamentável ! Minha casa de trabalho a 30 anos; nada posso fazer. Até um Promotor Público de Justiça, foi hoje entrevistado pelo repórter policial “CORUJA “. Aquele deu a entender que a Denúncia já estava à caminho do MPE. Quem será esse ou essa corajoso (a) ?

  • Se essa bomba explode na mão do Jatene, é capaz que fique com metade da moral da Ana Júlia aqui em Belém.

  • Quando estive em altamira a exato 20 anos já ouvia falar do projeto de divisão do estado do Pará de uma forma que pudesse beneficiar essa região. Satarém, Altamira, Itaituba, assim como todo o oeste enfim terão tratamento merecido, pois o abandono pelo governo é uma verdade unica e ainda que hoje esse abandono não seja mais caracterizado, há o prejuizo causado pelos anos e anos de esquecimento… Com a criação de Tapajós e Carajás todos os 3 estados sairão vencendores e o maior beneficiado será o povo desses estados. Parabéns ao estado de Tapajós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *