Lula

Lula lidera as intenções de voto para presidente da República

por Ib Tapajós (*)

Afirmar que a iminente prisão de Lula é um avanço no combate à corrupção significa não compreender o Brasil e a estrutura do campo político. Não falo daqueles que querem a prisão do ex-presidente por um ódio de classe que remonta aos tempos do Lula sindicalista.

Falo de quem apoia, com sinceridade, essa prisão como uma medida de justiça.

O que o Judiciário está fazendo (com apoio decisivo da grande mídia e sob a baioneta dos militares) é uma intervenção indevida no tabuleiro das forças políticas do país.

Sérgio Moro, o TRF-4 e o STF estão mexendo no tabuleiro para colocar fora do jogo a peça mais forte de um dos grupos que disputam o poder.

A precariedade das provas, a inconsistência lógica de certas acusações e o ritmo acelerado, frenético, do processo de Lula, para atender ao calendário eleitoral, demonstram que se trata de um julgamento de exceção.

O objetivo (óbvio) é tirar do processo eleitoral o candidato que lidera as intenções de voto.

A prisão de Lula, portanto, é a continuidade do golpe parlamentar que destituiu a Presidente Dilma (impeachment sem crime de responsabilidade!).

Os setores democráticos e progressistas precisam combater decididamente essa prisão ilegítima e imoral. Combater a prisão de Lula não significa aderir ao seu programa ou reivindicar o seu legado (embora, por razões óbvias, boa parte dos que vão às ruas hoje tenha essa perspectiva).

Defender a liberdade de Lula diante do iminente fuzilamento judicial é defender as liberdades democráticas e o direito sagrado do povo brasileiro de eleger livremente o seu próximo presidente.

Diante de uma ordem arbitrária, resistir é necessário. É hora da RESISTÊNCIA!

– – – – – – – – – – – – – –

* É advogado e militante do PSOL.

Leia também:
Moro ordena prisão de Lula até amanhã às 17h, “sem algemas”

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

11 Comentários em: Lula preso?, por Ib Tapajós

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Albertino disse:

    Se alguém está sentindo a falta do Lula são os filhos. As outras manifestações de sofrimento, dor, etc, não passa de inconformismo pela derrota (ou traição do PMDB, como queiram) ou fanatismo. Assim como Hitler, que era letrado, Lula arregimentou um exército que faz muito barulho, mas seus líderes sabem que 2018 não é 68. O Brasil daqui pra frente será muito melhor, não pela ausência de Lula, mas pela percepção de que corrupto vai preso. Pra prender e mudar verdadeiramente este pais falta o principal: ACABAR COM O FORO PRIVILEGIADO.

  • jorge costa disse:

    que beijou a mão do maluf em troca de voto para o Hadad merece o que está passando … e ainda é pouco… como diz o ditado papular que se mete com porcos leva farelo….

  • enil disse:

    nem me dei ao trabalho de ler tudo. sujeito alienado vai pra venezuela advogado, la o maduro vai respeitar suas opiniões

    1. Jeso Carneiro disse:

      Enil, vc é o típico leitor “não li, não gostei”. Assim, nenhum debate de ideias vai adiante.

      1. enil disse:

        e vc o típico pseudo jornalista que só divulga o que lhe convém

        1. Jeso Carneiro disse:

          Enil, faça contraponto com inteligência, com argumentos. Quer baixaria, quer sarjeta, quer miolo oco, vá pro Facebook. Simples assim!

          1. enil disse:

            farei, só estou esperando um artigo inteligente sobre política pra fazer o contraponto.

          2. Jeso Carneiro disse:

            Pois então aponte a suposta “desinteligência” do artigo. É um ótimo contraponto.

  • MAURÍCIO, SOBREVIVENTE DOS BURACOS DE SANTARÉM disse:

    NÃO SEI PRA QUÊ TANTO MIMIMI, FORAM PRESOS OS EX-PRESIDENTES COM DA CORÉIA E DA ÁFRICA DO SUL, O LULA NÃO É O ÚNICO, NÃO É O PRIMEIRO E NÃO SERÁ O ULTIMO A SER PRESO NO MUNDO, PRISÃO FOI FEITO PRA HOMENS E NÃO PRA RATOS! QUEM TIVER COM PENA DO LULA, SE OFEREÇA PRA FICAR NO LUGAR DELE!

    1. Leandro disse:

      Na minha opinião, o que foi enfatizado, foi a forma rápida com que a “justiça ” , operou no caso Lula, muiiito diferente do normal em vários aspectos inclusive.

  • PMDB dê coração disse:

    SIM ÍBIS QUANDO VÃO PRENDER A MAFIA DO INCRA QUE DESVIOU MAIS DE 30 MILHÕES DAS CASAS DO ASSENTAMENTO JURUTI VELHO,DE RESPONSABILIDADE DA ACOJURVE, POR SINAL O ADVOGADO DESTA ASSOCIAÇÃO E O ADVOGADO DILTON TAPAJÓS