Números revelam: vereadora do namorado e genro é uma das mais atuante da Câmara
Alba Leal, do MDB: uma das mais atuantes da Câmara de Santarém, revelam os números. Foto: Reprodução/CMS

A Enfermeira Alba Leal (MDB) é uma das mais atuantes integrantes da Câmara de Vereadores de Santarém (PA) da atual legislatura (2021-24). É o que revelam os números dos trabalhos legislativos deste ano da parlamentar levantados pelo BJ (Blog do Jeso) no site da Casa.

A parlamentar é alvo de investigação do MPPA (Ministério Público do Pará) por lotar como assessores em seu gabinete o namorado (Wagner da Silva Maciel) e o genro (Venício Pereira Silva).

 

De janeiro, quando tomou posse na condição de 3ª mais votada do município (3.320 votos), até hoje Alba Leal já protocolou 53 trabalhos na Câmara, entre requerimentos (54% do total), indicações (28%), moções (7,5%), pedidos de informações (5,6%), além de 2 projetos de projetos de lei, a cereja do bolo da produção parlamentar.

“Por conta do acompanhamento diário que faço na Câmara, não tenho dúvida de que o desempenho da vereadora é o melhor entre todos os 21 membros da Casa”, avaliou uma servidora pública ouvida pelo BJ.

“Tenho muito respeito e admiração pelo sacerdócio dela no Legislativo, de modo especial na Comissão de Saúde, que ela presidente. Se falar nas suas intervenções na tribuna, quase sempre técnicas, oportunas e ponderadas”.

— LEIA também: Promotor também investiga nepotismo de namorados em Mojuí dos Campos

A atuação da enfermeira fora da Câmara também impressiona. Já fez, por exemplo, inúmeras viagens a um dos seus principais redutos eleitorais no município, a região do Lago Grande. Onde, na eleição de 2020, ela foi a segunda mais votada.

“Ela tem uma base de muita capilaridade naquela área”, revelou o BJ um militante antigo do MDB. “Sem contar na equipe de cerca de 40 profissionais de enfermagem que trabalham para vereadora por acreditarem no seu projeto político”.

Raio X

Maria Albanice Leal Dias

● Natural de Santarém, divorciada, 44 anos;

● Enfermeira, nascida no dia 3 de outubro;

● MDB foi o maior doador de sua campanha: R$ 10 mil;

● Amealhou 3.320 votos na eleição de 2020, quando fez a sua política partidária. Foi a 3ª mais votada do município e a campeão de votos entre as mulheres.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

11 Comentários em: Números revelam: vereadora do namorado e genro é uma das mais atuantes da Câmara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Maria aparecida disse:

    ei enfermeira alba quando a senhora vai voltar aqui conforme prometeu, abrimos as portas da nossa casa pra senhora pra nada, a senhora perdeu nossa confiança

  • Severina disse:

    Quando ela passou por aqui pela comunidade disse que todos os meses estaria aqui trazendo uma equipe de saúde ao contrário dos outros vereadores e até agora não voltou nem pra agradecer o café e o voto que demos a ela

  • Marillene Esquerdo disse:

    olha que essa notícia não confere, ela por ser da saúde nada tá fazendo pela sua categoria tem vereador lá que nem é da saúde e tá trabalhando muito pelo pessoal da saúde e de outra áreas e nem por isso está se alto promovendo, querendo ser mais que os outros vereadores

  • Eli bitencourt disse:

    quem postou sobre a obrigação da enfermeira vereadora ta certissimo ela tem mais que trabalhar ta sendo muito bem paga pra isso sem contar que ainda deixa uma renda boa em família ao lado do “namorado” e do genro, assim é bom demais né vereadora???

  • Benedita siqueira disse:

    A enfermeira vereadora alba tá de conversa fiada falando dessa equipe porque ninguém dela tô vendo fazendo nada aqui nas comunidades a gente ainda vê outros vereadores passarem menos ela que tanto prometeu se a gente votasse nela que não ia deixar nos na mão como fazem os antigos vereadores, só conversa

  • Marcos Guerra disse:

    Se é que é verdade, ser atuante é obrigação dela que se dispôs ao cargo público de Vereadora. Não faz mais que sua obrigação! Quanto ao nepotismo, sendo ou não atuante continua sendo NEPOTISMO. Não se pode passar a mão na cabeça de alguém só porque tem outras qualidades, O serviço público e os mandatos concedidos pelo polo precisam ser moralizados, precisam cumprir a lei tanto quando qualquer cidadão.

  • Bia Nogueira disse:

    isso ai é para o eleitor engolir a seco, vai um óleo de peroba ai seu puxa saco?

  • Maria dos anjos disse:

    não acredito nisso não, quando era enfermeira ainda falava com agente agora nem atende a gente la e o pessoal la falam que é pra gente agendar com com varios dias pra ver se ela vai pode falar

  • Manoel di Paula disse:

    pois aqui na nossa comunidade onde ela passou com ação de saúde pedindo voto nunca voltou nem pra agradecer os votos, mais como diz o ditado barriga não dói só uma vez

  • Luis Bismarque disse:

    êta que não é bem assim tem muitos outros vereadores que estão em destaque sem se envolver com onda de nepotismo

  • Eu disse:

    Deu o tapa depois alisa, valeuuuu