Operação Faroeste: Osmando é absolvido

Publicado em por em Política

Osmando Figueiredo
Osmando Figueiredo, inocentado pela Justiça

Marília Sales, titular da 1ª Vara da Justiça Federal em Santarém, acaba de colocar ponto final no processo número 1 (o mais antigo) originário da rumorosa Operação Faroeste, desencadeada há 7 anos.

Na sentença, a juíza absolveu o advogado e presidente local do PDT, Osmando Figueiredo.

O MPF (Ministério Público Federal) é o autor da ação.

Nela, o MPF acusava Osmando de ser o braço jurídico de uma quadrilha de grileiros de terras da União no oeste do Pará.

Dela faziam parte ainda, segundo o MPF, os advogados Cirillo Maranha e Jecivaldo Queiroz, réus no processo número 2 da Operação Faroeste e cujos nomes foram excluídos por decisão do juiz Francisco Garcês de Castro Júnior, ex-titular da 1ª Vara.

À época todos os advogados foram presos e algemados por agentes federais, permanecendo vários dias em cela na 16ª Seccional da Polícia Civil em Santarém.

Neste link a relação de todos os réus acusados pelo MPF nesse processo.

O advogado de Osmando neste caso foi José Ronaldo Dias Campos.

Leia também:
Juiz manda notificar réus da Operação Faroeste.
Operação Faroeste: 7 réus sem defesa.
Operação Faroeste: ex-adjunto do Incra é inocentado.


Publicado por:

8 Responses to Operação Faroeste: Osmando é absolvido

  • Jeso gostei da noticia,agora tinha que ter outra operacao no INCRA e desta vez OPERACAO POMBA( para apurar o caso de juruti)

    1. Quer fazer piada! Juruti já está sendo investigado há muito tempo! MP, PF, INCRA, até o serviço de inteligencia da polícia militar tá investigando querendo entender como aquele povo se organiza e impoe suas conquistas…

  • Pq a Receita Federal não investiga como esse homem ficou milionário do dia para a noite! ???????

  • Que injustica com a inteligencia do povo de Santarem, que justica cega, surda e burra, parabens a injustica!

  • Jesocarneiro, mais uma vez o equivoco do uso de algemas manchou a imagem de um cidadão, que mesmo antes da sentença, foi vexatóriamente clicado e estampado em todos os jornais. Até hoje jornais sensacionalistas usam aquela imagem. Creio que agora cabe um belo processo indenizatório contra o Estado. Não acha?

    1. Concordo contigo, Antônio. Neste caso em especial, quantas reputações foram dinamitadas por conta dessa operação que, num só balaio, colocou o joio e o trigo. Pedro Peloso, por exemplo, foi excluído do processo ainda no MPF, autor da ação, mas àquela altura o caldo já estava entornado.

    1. Dudu, o Pedro Peloso foi excluído do processo pelo MPF antes de remetê-lo à Justiça Federal. Foi inocentado de qualquer acusação pelo próprio MPF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *