
Marília Sales, titular da 1ª Vara da Justiça Federal em Santarém, acaba de colocar ponto final no processo número 1 (o mais antigo) originário da rumorosa Operação Faroeste, desencadeada há 7 anos.
Na sentença, a juíza absolveu o advogado e presidente local do PDT, Osmando Figueiredo.
O MPF (Ministério Público Federal) é o autor da ação.
Nela, o MPF acusava Osmando de ser o braço jurídico de uma quadrilha de grileiros de terras da União no oeste do Pará.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Dela faziam parte ainda, segundo o MPF, os advogados Cirillo Maranha e Jecivaldo Queiroz, réus no processo número 2 da Operação Faroeste e cujos nomes foram excluídos por decisão do juiz Francisco Garcês de Castro Júnior, ex-titular da 1ª Vara.
À época todos os advogados foram presos e algemados por agentes federais, permanecendo vários dias em cela na 16ª Seccional da Polícia Civil em Santarém.
Neste link a relação de todos os réus acusados pelo MPF nesse processo.
O advogado de Osmando neste caso foi José Ronaldo Dias Campos.
Leia também:
Juiz manda notificar réus da Operação Faroeste.
Operação Faroeste: 7 réus sem defesa.
Operação Faroeste: ex-adjunto do Incra é inocentado.
Jeso gostei da noticia,agora tinha que ter outra operacao no INCRA e desta vez OPERACAO POMBA( para apurar o caso de juruti)
Quer fazer piada! Juruti já está sendo investigado há muito tempo! MP, PF, INCRA, até o serviço de inteligencia da polícia militar tá investigando querendo entender como aquele povo se organiza e impoe suas conquistas…
Pq a Receita Federal não investiga como esse homem ficou milionário do dia para a noite! ???????
Que injustica com a inteligencia do povo de Santarem, que justica cega, surda e burra, parabens a injustica!
Jesocarneiro, mais uma vez o equivoco do uso de algemas manchou a imagem de um cidadão, que mesmo antes da sentença, foi vexatóriamente clicado e estampado em todos os jornais. Até hoje jornais sensacionalistas usam aquela imagem. Creio que agora cabe um belo processo indenizatório contra o Estado. Não acha?
Concordo contigo, Antônio. Neste caso em especial, quantas reputações foram dinamitadas por conta dessa operação que, num só balaio, colocou o joio e o trigo. Pedro Peloso, por exemplo, foi excluído do processo ainda no MPF, autor da ação, mas àquela altura o caldo já estava entornado.
E o Pedro Peloso?
Dudu, o Pedro Peloso foi excluído do processo pelo MPF antes de remetê-lo à Justiça Federal. Foi inocentado de qualquer acusação pelo próprio MPF.