O Podemos definiu a pré-candidatura a deputado federal e deputada estadual de um delegado de polícia e uma enfermeira, ambos ex-vereadores, com domicílio eleitoral em Santarém (PA). O partido no Pará é comandado pelo deputado estadual, e candidato à reeleição, Igor Normando.
Para Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) e com 17 vagas disponíveis, a legenda bateu o martelo para o nome de Jardel Guimarães, delegado da Polícia Civil do Pará e vereador de 2017 a 2020.
O policial tentou a reeleição em 2020. Apesar de ter obtido 1.748 votos, e ficado à frente de 7 candidatos eleitos para o cargo – Murilo Tolentino (PSC), Carlos Martins (PT), Didi Feleol (PP), Gerlande Castro (PSB) Professor Josafá (PL), Biga Kalahare (PT) e Carlos Silva (PSC) -, seu partido não conseguiu alcançar o quociente eleitoral.
É a primeira vez que o Delegado Jardel, 49 anos, irá brigar por vaga a deputado federal. Ele preside a legenda em Santarém.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A pré-candidatura à Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) da enfermeira Marcela Tolentino também está definida pelo Podemos. É a terceira vez que ele entra na disputa pelo cargo.
Em 2018, pelo Solidariedade, cravou quase 20 mil votos (exatos 19.502), dos quais mais de 13 mil obtidos só em Santarém. À época, Marcela foi a 3ª mais votada no município, atrás apenas de Alexandre Von (23.250 votos) e José Maria Tapajós (19.566 votos).
O Podemos deve lançar chapa completa tanto a federal (18 candidatos) como para estadual (42 candidatos). A sigla avalia que pode eleger 3 estaduais e 1 federal. “Quem fizer 20 mil votos para deputado estadual já entra na briga por vaga”, estima Igor Normando.
- O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário