A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara discute nesta segunda-feira (24) o uso do chá do Santo Daime – também conhecido como ayahuasca. Um projeto do deputado Paes de Lira (PTC-SP) propõe sustar a resolução do Conad (Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas) que permitiu o uso para fins religiosos.
O autor argumenta que o uso, mesmo que religioso, de uma droga deve ser vetado quando provoca prejuízos à saúde.
“Ante aparente conflito de normas constitucionais – direito amplo à religião e vedação do uso e comércio de drogas – deve-se adotar o seguinte raciocínio: qual delas é de interesse da sociedade, da coletividade. O princípio deste raciocínio é a supremacia do interesse público sobre o privado”, diz o deputado em seu projeto.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Lira lembra que a ayahuasca provoca alucinações, hipertensão, taquicardia, náuseas, vômitos e diarreia.
Para discutir o assunto, a Câmara convidou, entre outros, o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, general Paulo Uchôa; o presidente da Federação Nacional da Ayahuasca, Emiliano Linhares; e o presidente do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Flávio da Silva.
A audiência está marcada para às 15h.
Antes de ir para votação em plenário, o projeto de Lira será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Parabéns pelo artigo, me ajudou muito, vou compartilhar
sempre seu site.
Em tempos de Decreto contra o crack, realmente é muito com o quê se preocupar..pobre do cipó e da planta..talvez, mais uma dessas comuns motivações de cunho moralista…
Para entender o histórico da resolução acessar https://cbn.globoradio.globo.com/editorias/policia/2010/03/17/CHA-DO-SANTO-DAIME-E-AUTORIZADO-SOMENTE-EM RITOS-RELIGIOSOS-DIZ-SECRETARIO-NACIONAL-DE.htm
Para quem quer buscar pesquisas sérias sobre ayuasca ver: https://www.neip.info/
Tibério,
Se usas o chá e não tens reações, não se basiei nisso para falar sobre este assunto. Tenho um caso dentro da minha familia de reações mais sérias do que imaginas, eu posso te garantir que não trata nada, causa sim alucinações e problemas psiquicos seríssimos, disturbios emocionais dos mais graves, esse chá acabou com a vida de uma pessoa querida pra mim, e da vida da sua familia.
É um absurdo fazer uso de uma droga como cunho religioso, e nisso que eles se baseiam. Você pode ser um maconheiro equilibrado, cheirar pó sem vender a casa da tua familia pra cheirar, mas tem gente que mata pai e mãe por drogas, todos os dias temos um noticiario deste tipo, assimtambém as reações mais diversas com o uso deste chá.
Para alguns parece uma religião que fala em religião, eles tem a cara de pau de dizer que são Espíritas, mas em outras pessoas está causando problemas psiquicos sérios, é muitos estranho que além de politicos, psicologos, neurocientistas, médicos estejam tão preocupados com o uso deste chá, que é sim uma droga vestida de religião.
Pense, eles vivem em retiros afastados, em BR ou estradas, tomam o chá e dormem por lá, porque é perigoso sair sobre o efeito do chá. Ah, e tem o mestre, um tipo de sacerdote que se acha com poderes elevados para comandar a vida das pessoas.
Mas existem pessoas a favor da liberação da maconha assim como da continuidade do uso deste chá que é uma droga, você é um deles, só vivenciando um caso para saber, isso corroe a mente, a personalidade lúcida.
Tibe,
o cha é divino, muito bom….o mal uso do mesmo ocorre, mas ele em si é perfeito. As vezes que tomei so me deixaram mais lucido, a unica razao que deixei de toma-lo.
“Lira lembra que a ayahuasca provoca alucinações, hipertensão, taquicardia, náuseas, vômitos e diarreia.”
Só não lembra que causa aumento da consciência, o que no caso de um político realmente não deve ser bom.
O Deputado deve estar viciado em “drogas farmacêuticas”. Talvez use Voltarem para se anestesiar e Amfetamina para pegar o “pique”.
Ainda desconhece que um chã de Ayauaska poderia até ajuda-lo a vencer a dependência. Mas quem sabe o mestre Flávio da Silva o convença a se tratar para se desintoxicar.
Tiberio Alloggio
Os “camaradas” deviam tomar o cha o que faria com que eles fizessem uma reflexão sobre suas cagadas. EITA PEIA!!!!!
ushuaushua