Von e o cipoal de razões de suas escolhas

Publicado em por em Política

diplomação alexandre prefeito (2)
Alexandre Von na cerimônia de diplomação realizada ontem, na Câmara Municipal de Santarém. Foto: Celivaldo Carneiro

por Celivaldo Carneiro (*)

O prefeito eleito Alexandre Von está sinalizando, com a escolha de seu secretariado, os rumos que deverão nortear sua administração à frente da Prefeitura de Santarém.

Quem sabe para onde caminha e quer chegar, vence o medo, ultrapassa a razão, duela com a dúvida entre o certo e o fácil para seguir seu coração, e, mais importante, faz a opção por seu desejo e por tudo aquilo que sempre idealizou.

Alexandre, que sempre sonhou com o cargo de prefeito, tem agora a responsabilidade de cuidar de Santarém, mas principalmente de sua população mais carente, mais humilde e ansiosa por melhorias.

A cada anúncio de seus novos colaboradores, ele amedronta a uns e encanta milhares, desperta sentimentos e até faz duvidar de sua coragem.

Um espectro tenebroso rondou a escolha de seus principais secretários. Mas quando anunciou o nome da professora Irene Escher para Secretaria de Educação foi claro o bastante para dizer que estava fora de qualquer hipótese o retorno da quadrilha que dilapidou a Semed, entre 1997 e 2004.

A história destes anos na Semed foi marcada por apostas equivocadas dos seus protagonistas, tão convencidos que estavam da impunidade. O cálculo deu errado, não só porque a Justiça acabou por contrariar o prognóstico, mas também porque Alexandre não iria endossar tamanha canalhice.

Quando veio a vitória nas urnas, apostaram que iriam aproveitar o episódio para novamente colocar seus tentáculos na Semed e fazer cumprir a profecia da roubalheira.

Só que Alexandre Von não deixou. Impediu o ataque, e a segunda aposta deu errado. Faz mais: revela com todas as letras que não vai ser envolvido por escolhas arrogantes, por gente dono de irresistível “canto de sereia” que possa levá-lo através da sombra, de surpresas desagradáveis de um mundo perigoso e humilhante.

Não se deixou subjugar pelo seu partido e muito menos por aqueles que o apoiaram, mostrando a cada um deles que protagonizar inovação é também não se envolver com o fisiologismo.

Enfim, Alexandre Von já mostrou que tem alternativas para fazer uma administração inovadora, longe da lógica preserva que contaminou os políticos santarenos, ao escolher o caminho do certo e surpreendente da ousadia.

Alexandre está em marcha batida para tomar posse e já escolheu suas armas de combate: afastou o cipoal da roubalheira e acredita ter entronizado na gestão pública santarena a transparência, o zelo e a meritocracia técnica.

E não imagine que os cipoalenses vão ficar de braços cruzados, olhando a derrota. Se não deu certo por bem, que seja por mal. Por isso, é preciso estar atento, ficar alerta, pois antes que Alexandre seja arrebatado por tamanha ousadia, ele precisa enfrentar pressões, intrigas, ódios e um cipoal inóspito que irá testar até o final da administração a sua determinação em fazer o melhor por Santarém.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – –

* É jornalista e editor-proprietário do semanário Gazeta de Santarém.

Leia também dele:
TV Tapajós, merenda, farsa e cinismo.


Publicado por:

14 Responses to Von e o cipoal de razões de suas escolhas

  • Fiquei feliz em saber que o prefeito Von vai cuidar da Seg Publica da minha terra. Eu comemoro o fato de que, segundo um amigo, o chefe da Guarda Municipal será o coronel Silva Junior, que já passou por Santarem fazendo excelente trabalho com a comunidade. Você confirma isso, Jeso? Que boa noticia.

    1. Fernanda, o Alexandre Von terá que criar, primeiro, a Guarda Municipal, pois hoje ela não existe.

  • Alexandre deveria usar esta foto como a foto oficial de seu governo. Um cara feliz porque tem a chance de governar sua cidade e fazer algo por ela. Estou otimista! Sei que é uma tarefa hercúlea mas qualquer coisa que fizer, pelo estado em que a cidade se encontra, já será notado. Penso que o Alexandre tem em mãos uma oportunidade ímpar de tirar Santarém, literalmente, do esgoto e, mais, pavimentar assim sua estrada política para vôos mais altos. Vamos lá Alexandre, mãos à obra! Estou torcendo muito por v. TAPAJOARAMENTE AZUL,

  • É muito cedo para se fazer uma avaliação da formação do governo do Von, por enquanto é uma micelania de com viés técnicos e com indicados políticos, esses últimos seguem a orientação de papa, Lira Maia. As duvidas que pairam! Será que os pupilos do Maia vão ser obediente as determinações do Prefeito? Ou cumprirão os ditames de seu capitão? Farão política para o desenvolvimento do município? Ou estarão a serviço do Deputado Federal para fazerem a política de arrecadação para os cofres de uma futura campanha e para aumentar o patrimônio do milionário patrão? O governo é prematuro, ainda nem começou e ao meu joga para plateia, No início do governo Lira Maia ele jogou muito bem para a plateia, como seu inusitado mutirão e suas plenários em bairros e nas comunidades interioranas para criar seu plano de governo, dizendo priorizar as propostas apresentadas nessas reuniões que reuniu num grande livro e quase nada foi executado, e nesse período na montagem da estratégia quase toda imprensa apoiava o modelo e sua popularidade roçava as alturas. No desenrolar do governo num pequeno período de tempo suas propostas começaram a fazer água e afundar nas ruas e nas falcatruas comandadas pelo chefe com o auxílio de seus secretários, prova disso é que quase todos estão encrencados com a justiça. O Alexandre precisa começar a governar para dizer que é diferente, coisa que considero que não é, porque se fosse teria abandonado o barco do governo e tomado novos rumos, denunciando os crimes cometidos contra o município pelos fora da Lei do governo do mutirão, e isso ele não fez. Se é para ser diferente que não nomeio os nomes indicados pelo Maia que estão sendo processado, e cobre do Maia que lhe indique outros nomes que não tenha passado suja, ou seja, não sejam ficha suja, se assim fizer creio que começa diferente, caso contrário joga para plateia e quando inverno começar veremos o mesmo filme de antes.

  • O cordão umbilical está sendo cortado devagarinho mas está. Tomara que a tesoura continue bem amolada e não suma da mente do futuro prefeito, que ele continue tendo a coragem de corta mesmo sentindo a dor da separação. Eu não sei se a nova secretária de saúde possuie clínica, ou coisa aparecida, pois também eu não sei se a ação colocada contra o governo Maria em relação ao seu secretário Emanuel está valendo ou não. Como santareno torso para dá tudo certo.

  • Os mesmo que o criticaram ferrenhamente, agora são os mesmos que agora os elogiam. Esses blogueiros e jornalistas me amedrontam…

    1. O que há de errado nisso, Lidiane? Acertos e erros devem ser criticados e elogiados. Ou não?

      1. CONCORDO COM VC JESO MAS, VC CRITICAVA O VON SEM RAZÃO. SEMPRE ACHOU QUE ELE IRIA FAZER O ERRADO.

        1. Fiz críticas e vou fazê-las sempre que achar necessário. Nenhuma pessoa pública, saiba, está imune às críticas. Nenhum, deixo bem claro.

    2. Caramba! O que é elogiável no ser humano é criticado. Claro que todos nós “permanecemos quando estamos abertos à mudança”. Quem não muda, não permanece, não se desenvolve, morre.

  • Recomendo aos novos secretários de governo a observância dos princípios norteadores da administração pública, destacadamente o da moralidade administrativa (atuação com ética, honestidade e retidão de caráter), para que não maldigam, ao final da gestão, da infeliz hora da aceitação do encargo, quando os processos por improbidade adminstrativa começarem a surgir.

    Torço, pelo bem de Santarém, para que façam uma excelente administração!

    1. VALEU, DR. JOSÉ. SÁBIAS E COERENTES SUGESTÕES

      AÍ DAQUELS QUE OUVIREM A TUA PROFECIA E NÃO CUMPRÍ-LA…kkkkkkk

      CHAGUINHA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *