TV Tapajós, merenda, farsa e cinismo

Publicado em por em Política

Merenda escola e TV Tapajós

por Celivaldo Carneiro (*)

Na política de Santarém e na TV Tapajós, as coisas se passam, por assim dizer, ao contrário: primeiro como farsa, depois cheias de cinismo.

Dois vereadores, Valdir Matias Jr. e Henderson Pinto, que tem suas vidas, imagens e familiares associadas ao político mais corrupto da história desta cidade, foram protagonistas de uma reportagem nas telas do plim-plim, no dia 30 passado. Eles apareciam fiscalizando uma suposta denúncia de falta de merenda nas creches municipais. Matéria típica de quem faz qualquer coisa para alcançar seus objetivos – nada honrados – sem quaisquer escrúpulos.

Logo eles, demo-verde, figuras do prócer, voluntários da ocasião e do oportunismo, cúmplices e partícipes da quadrilha que tomou de assalto a Semed. Foram eles justamente que promoveram o maior saque, a maior locupletação e a mais vil malversação de verbas públicas destinadas à merenda escolar neste município.

Mas, cinicamente, foram transformados, pelo jornalismo da televisão, em paladinos da moralidade. Logo na TV Tapajós, ela mesma involuntária do atributo, mas que se sabe abomina, e à qual, a rigor, não lhe pertence.

Registre-se: o assunto em questão não foi uma pauta qualquer. Foi uma insinuante ‘suspeita’ de falta de merenda escolar. Haveria inúmeras maneiras de falar do assunto, mas a TV Tapajós escolheu duas vezes a pior – farsa e cinismo.

A verdade, porém, é que diante do fato, interessa pouco saber se a TV Tapajós se descaracterizou a ponto de ficar irreconhecível, ou pelo contrário, apenas revelou ser quem sempre foi. Seu ocaso profissional, no entanto, é sintoma de coisas muito maiores, enormes, digamos assim, monumentais.

O jornalismo, assim como a política, está sempre sujeito aos fatos, às contingências e aos personagens, mas naquela reportagem o cinismo da TV Tapajós e dos vereadores foi ridículo, farsante, metafórico.

Tudo somado, a reportagem deixou de falar do óbvio, e até mesmo do mais provável, até por que não poderia faltar merenda nas creches se por trás de um dos personagens entrevistados na Semed, o cinegrafista, ingenuamente, não se furtou de mostrar uma montanha de alimentos em franca distribuição às creches e escolas. Como desmentir as imagens?

Mas havia inúmeros telespectadores a convencer, compromissos a serem cumpridos, e não há dúvida, faltou muita lógica a esse arranjo na reportagem.

O resultado é que os vereadores se fragilizaram como lideranças do contraponto à administração que deixa a Prefeitura de Santarém neste final de ano, até por que também são figuras manjadas da cúpula partidária que há 8 anos deixou a mesma Semed pelas portas dos fundos. Literalmente, roubando papéis e documentos, na tentativa de acobertar um assalto planejado aos cofres deste município.

A população jamais se esquecerá deste roubo e agora também da reportagem. Plim- Plim!

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

* É jornalista e editor-proprietário do semanário Gazeta de Santarém.

Leia também dele:
Buruti e o cavalo selado.


Publicado por:

42 Responses to TV Tapajós, merenda, farsa e cinismo

  • Se as grandes emissoras nacionais fazem reportagens tendenciosas, quem dirá na nossa cidade onde tudo se faz e/ou tudo se pode fazer.
    Está ficando dolorosamente claro que um aspecto básico do atual âmbito politico na nossa cidade é a manipulação da mídia para influenciar a opinião pública.
    Mídia essa essa que basicamente é governada por uma única familia, sendo que cada irmão tem o seu canal retransmissor.
    Um principio básico do jornalismo é a imparcialidade e ética, principios esses que os donos das retransmissoras locais passaram longe de obecer.
    O certo é que os jornalistas mantenham a independência e a objetividade diante dos fatos, mais aqui em Santarém eles agem em prol do “seus”.
    Por que a mídia é tendenciosa? Será que os jornalistas são intimidados por “capangas” para cobrirem apenas o lado “positivo” ou tendencio, de forma que condena ou absolve determinada pessoa, enquanto a democracia jornalistica permite uma cobertura mais aberta da sua posição? Qualquer que seja a razão, para que prevaleça a verdade, não podemos simplesmente “ler” os jornais ou ver as reportagens (por mais tendenciosas que sejam).Tenhamos discernimento e tomemos parte no processo. Caso contrário, seremos apenas objetos passivos da agenda de outras pessoas. Mark Twain disse: “Se você não lê jornal, é ignorante; se lê, é mal informado”.
    Como os leitores podem discernir a verdade nas entrelinhas das reportagens?
    Em Santarém é assim: a emissora “X” prepara a campanha de determinado politico, produz e planta reportagens exaltando-o de forma a mostrar para a grande massa da população que ele é bom, trabalhador e que se preocupa com os desfavorecidos.
    Como sempre digo, coisas de Santarém…

  • tudo bem que esses vereadores tão sem moral, porém eu trabalho em uma escola sou professora e posso dizer que só não ficamos uma semana sem dar merenda para as crianças porque compramos com dinheiro do nosso bolso um errado não justifica o outro o governo nesse final de mandato está economizando para justificar alguns gastos que fizeram

  • Vejo a comunicação em muitos lugares do mundo como um grande circulo de grana ou “triangulo amoroso” o que acontece é quando um governo ganha; as emissoras começam a puxarem sacos, por que é muito bom ter um contratinho básico durante quatro ou até mesmo 8 anos para pagar os salários de repórteres, operadores de câmera, carrões bonitos e mansões para os diretores.
    O triangulo amoroso começa da seguinte forma;
    1º A TV vai e mostra os buracos da cidade, ou seja: mete a TACA, depois a assessoria de comunicação que muitas das vezes são jornalistas despreparados que querem aparecer mais do que o próprio prefeito, chegam devagar com os donos de veículos de comunicação para fechar um contrato publicitário das ações de governo, não é proibido anunciar obras, mas isto é pra TV maneirar no cacete. Dando direitos de resposta ao prefeito, as matérias pesadas são eliminadas ou editadas da melhor forma possível, o repórter chega na redação sete da manhã com a maior vontade de cumprir a pauta que pegou com um amigo que encontrou no ônibus mas é impedido de produzir a matéria por que o editor ou editora chefe é pau mandado da direção.

    2º Depois de fechado o contrato começa a melhorar os salários que aqui são merrecas, não tendo atrasos e a TV passa a criar ou “inventar” pautas para então mostrar o prefeito trabalhando mesmo que não trabalhe…Aqueles buracos que citei acima foram fechados e apareceu na TV. “Nossa que legal agora sim, depois da porrada que a imprensa deu nele os buracos foram tapados. Diz a população.
    3º Agora entenda o triangulo: A TV GANHA DE DUAS FORMAS, DINHEIRO E A CREDIBILIDADE DO POVO POR QUE COBROU O TAPA BURACO, JÁ A POPULAÇÃO GANHA OBRAS QUE MESMO SUPER FATURADAS ANDAM DE FORMA EFICAZ OU TIPO NOSSA INTERNET QUE “NAVEGA E PARA” E MUITAS OBRAS ATÉ SÃO FANTASMAS QUE NO PAPEL EXISTEM E ACIMA DE TUDO FORAM PAGAS, SÓ NÃO ME PERGUNTE POR ONDE ANDA A GRANA, JÁ O PREFEITO TAMBÉM GANHA POR QUE PROMETEU NO “AR” E CUMPRIU NO DIA SEGUINTE.
    4º Caso contrário o contrato não seja fechado: TACA DURANTE 4 OU 8 ANOS sendo que 8 pode ser difícil se todas a emissoras meterem a porrada.
    É assim que funciona com pequenas e grandes empresas de comunicação do mundo inteiro. Não são todas!

    Citei um exemplo de “adote um buraco” opa quis dizer Buracos, mas pode ser da mesma forma com a falta de merenda escolar.
    Já enquanto a matéria assisti e achei uma pura cara de pau destes vereadores querendo aparecer. Agora são os reis e salvadores da pátria. Por que no fim de governo?
    Existe sim um jornalismo pra manipular e não é pra qualquer repórter.
    Se for pro bem, tem meu apoio!!!

  • E tem mais a TV Tapajós tem um pacote na prefeitura, que inclui os nomes dos queridinhos da chefona de lá, pode comprovar se to mentindo: Denis Maia, Denise Maia Marsalla e Giovani Marsalla, são empregos garantidos na Prefeitura pode entrar prefeito ou sair eles nunca saem,.

  • Peraí, o Celivaldo quer dizer que filho de bandio tem que ser necessariamente bandido, de puta, puta, de médico, médico, e de contabandista, contrabandista? Ah, entendi. Pra bom entendendor meia palavra basta.

    1. Caro bg. Não. Jamais afirmei e nem dei a entender isso no artigo. Continuo, no entanto, afirmando que, os hipócritas não devem cuspir pro alto, para não cair no rosto. Ou ainda, quem tem telhado de vidro não joga pedra para o alto. E por respeito a memória dos que já se foram e levaram consigo, marcas de erros cometidos, não merecem as insinuações dos áulicos, canalhas e covardes de plantão, como tu, que escreve acobertado por pseudônimo.

  • Um crime bárbaro foi registrado no município de Monte Alegre, região Oeste do Pará. O homicídio que assustou a população do Município e comoveu toda a região, foi cometido no bairro do Curaxi, em Monte Alegre. O braçal Mário Jorge Conceição de Matos (foto) matou a companheira Edileusa de Aquino Silva, de 35 anos, natural do Maranhão, com vinte e sete facadas. O assassinato, que nem mesmo Mário Jorge, o autor do crime, consegue explicar aconteceu na noite do último domingo, dia 08. Fatos – Chorando muito e demonstrando estar em situação psicológica precária, Mário Jorge disse que estava arrependido, e culpou o demônio pelo frio assassinato que praticou contra sua própria esposa. O sargento PM Valter, falou a equipe de reportagem que Mário Jorge deu muito trabalho para ser preso. “Ele reagiu à prisão, inclusive tentou luta corporal com os soldados”, disse o sargento Valter. O criminoso, depois que foi preso em flagrante, com as mãos sujas de sangue, disse apenas que estava arrependido.

  • VALDIR MATIAS JÚNIOR: foi criado as custas do dinheiro do Fundef, NÃO É ATOA QUE O SEU PSEUDONIMO É FUNDEFINHO. ajudou a montar o maior desvio de verbas públicas já visto em Santarém. tirou muita merenda do prato d crianças. toda a sua riqueza foi montado em cima de desvio de dinheiro público;
    HENDERSON PINTO: Filho do cartola esportivo que acabou com o São Francisco F.C, quem não se lembra da dívida astronômica que seu genitor (Gerônimo Pinto) deixou para este time que abriu falencia na dêcada de 90. Esse vereador que foi eleito pela 3ª vez as custas de mentiras, e dos desvio de dinheiro quando ainda seu tio (LIRA MILHÕES MAIA), era prefeito de Santarém, que seu pai desviou da SEMINF, que sua tia desviou da Semtras, e que seu tio estranhamente ganhava todas as licitações de construções de obras da SEMED.

    Hoje participam dessa farsa a troco de quê? querem mídia, pois são candidatos a Deputados Estaduais em 2014

    SANTARENOS O CIRCO ESTÁ MONTADO! Resta agora definir quer será os palhaços!!!

    1. Cara tu não sabe de nada, é melhor calar a boca. O teu PT de santarem logo logo vai ser noticia no blog.

  • Olha impressionante o que acontece na imprensa de santarem sera que eles nao passaram por faculdade os caras nao defedem o povo defende intresses de outros .lendo jornal percebo,na tv,na radio,na internet e sao todos nao livra nenhum,verdade nao existe imprensa livre

  • o q mais me espanta e q na reportagem o cinegrafista mostrou inumeros fardos de alimentos..
    esses caras chegam e pensam q sao donos do mundo ..sao piores do que rato vao trabalhar direito … e tem um deles q ainda quer crescer nas costa do leão santareno disse q fezz si ganhar e q vai fazerer ….nao apoio esses pilantras

  • Elas estão deseperadas.
    Fazia OITO anos que eu não lia esse tipo de artigo do Celivaldo. Poque será? Rs

    1. Por falta de cinismo e de covardes, como tu, que sequer tens coragem de assinar teu nome!

  • O que mais me causa repulsa, é lembrar que no mês de maio quando solicitamos uma audiência pública na câmara em defesa dos direitos das crianças, com o intuito de garantir as politicas públicas para a Educação Infantil e reivindicar um percentual maior para se investir na educação dos nossos pequenos, em Plena Semana da Ação Mundial e sendo Santarém o único município do Pará inscrito, só podemos contar a principio com o vereador Carlos Jaime e depois com Emir Aguiar e Gaúcho. Sempre estivemos atentos com as necessidades das nossas crianças e buscando soluções para qualquer problema juntamente com as nossas coordenadoras das UMEIs, poderiam ter visitado as demais unidades e as escolas.

  • A ponta negra passou 8 anos sem fazer um evento em santarém, isso é muito suspeito fazer agora no inicio do governo Alexandre Von , uma pauleira no barruada. É amigo a democracia em santarém está toda se descaracterizando.

  • Vamos estender o debate p Rádio 94 FM. Cá pra nós:o Armando Carvalho nem sequer apura a notícia. Exemplo recente: Ele disse hoje de manhã que uma bomba, ou até uma granada, foi jogada no caixa eletrônico do BB que fica na Ulbra e que o caso seria investigado pela Polícia Federal por se tratar de um banco federal. Mentira: O BB é um banco de economia mista e o fato está sendo investigado pela polícia civil. E ninguém jogou bomba e nenhum outro artefato. Segundo um policial militar, um pé de cabra foi usado (também) na ação. O Sistema Tapajós de Comunicação (Rádio e TV) não produz notícia. Eles copiam. Outro exemplo: exibem o Programa Terra da Gente podendo produzir matérias de Stm e região, pra que? Se nós temos muito assunto a ser explorado, mas, preferem colocar uma repórter p gravar as “cabeças” das matérias e exibir material de fora. Isso sem contar que vivem lendo tuas notícias Jeso, sem pelo menos trocar uma vírgula. E mais: pense num povo (repórteres, apresenradores e direção da emissora que são prosas.. se acham). Isso é uma vergonha

  • na verdade o celivaldo tá com dor de cotovelo pois seu partido PT foi tirado da prefeitura com uma lavagem de votos.Tá com dor de cotovelo sim e viva a democracia um dia foi PT agora é alexandre.Vai ter que engolir petistasinho.

  • Seria de bom censo que a imprensa antes de divulgar qualquer notícia houvisse os dois lados antes, para depois se posicionar se não acaba dando informações levianas como essas.

  • ESSE VERADOR ENDERSON NÃO E FILHO DAQUELE QUE ACABOU CO O S.FRANCISCO E UMA EPOCA FOI PRESO EM ITAITUBA ALGUMA COISA QUE TINHA HAVER COM OINSS SE NÃO ESTOU ENGANADO?

  • Só uma pergunta: Foram os citados Edis reeleitos ? Se positivo, eis a democracia na sua mais absoluta realidade: todo povo tem o governante que escolhe.

  • Coisa feia, Jeso. Usar seu Blog, conhecidíssimo em Santarém e em todo o Estado, para uma coisa dessas. Assisti ao jornal, via reportagem na íntegra. Não houve nenhuma mentira, nenhum cinismo. O repórter, assim como o cinegrafista e o restante da equipe, apenas fizeram o que o jornalismo está aí para isso: investigaram a situação.

    Você não prestou antenção no vt? Até a coordenadora de uma das escolas disse que chegou a comprar alimento do próprio bolso porque faltou: “Já comprei sim. Isso não posso negar”, disse a professora. E, depois, a Semed apareceu na reportagem com o estoque cheio porque é isso que deve acontecer, mas a história era a denúncia de que faltava nas escolas.

    Não me contento com sua falha em acusar de forma calunisosa, sem prova nenhuma que uma emissora que presta seu serviço à população está mentindo ao exibir uma reportagem.

    Outra coisa, você prova sua perseguição à tv Tapajós, quando em nenhum momento cita outras emissora. Se diz jornalista, mas não acompanhou a reportagem da TV Amazônia (RedeTV), da Ponta Negra (Rota 5). Falaram exatamente a mesma coisa. Da denúncia da falta de alimento. Fizeram seu trabalho.

    Por favor, seja mais seletivo no que escreve ou deixa escrever em su site.

    Triste por sua postua. Até o admirava… até…

    Cléber Romano, administrador

    1. Cléber “Global” Romano, tu confundes – como diria o radialista Théo Neves – as autarquias. rsrsrs

      Celivaldo Carneiro é quem assina o artigo. Está bem claro no post. Nada a ver comigo. Eu e ele somos pessoas distintas, ainda que, muito orgulhosamente, ele seja meu irmão. É a ele, pois, a quem tu deves te reportar no teu contraponto.

      Fui claro?

    2. Caro Cléber Romano. Primeiro, sua crítica teria alguma credibilidade, se não usasses de pseudônimo para fazê-la, tenha coragem, assuma sua identidade, seja senhor de suas palavras, não seja covarde. Segundo, a crítica que fiz se pauta na falta de credibilidade dos personagens da reportagem, exatamente onde reside a farsa e o cinismo da matéria.
      Como uma emissora para falar de suspeita de falta de merenda escolar se deixa pautar por estas figuras? É como falar de corda, em casa de enforcado. Ou ainda, abrir o microfone da emissora para um ladrão conhecido levantar dúvidas sobre o trabalho de um delegado sério. Ou mais especificamente, convidar o Lira Maia para dar opinião sobre desvio de recursos públicos, malversação, enriquecimento ilícito, e tentar passar para os telespectadores a opinião destes ‘bandidos’ como se fossem paladinos da moralidade pública.
      O fato é que por trás da maquiagem de defesa da moralidade, escondem-se os mais espúrios interesses. A verdade ainda, é que existe uma determinação em usar vigilância ‘clandestina’ contra ou apesar do interesse público, o verdadeiro desprezo significativo e negligente em relação à verdade factual.
      Mas a sua crítica é muito interessante.Sem lógica alguma.Sem respeito com a verdade.Mas…vá lá,tem seu encanto.O encanto reservado aos puros de alma e vazios de inteligência.

  • O jornalismo da Tv Tapajós não é profissional e os seus “JORNALISTAS” simplemente trocaram, numa recente reportagem sobre nota fiscal premiada, a Secretaria da Fazenda Estadual-SEFA pela Receita Federal, aí não tem telespectador que aguente.

  • Jeso, a verdade é que esse povo não tem o que fazer, e fica inventando o que não deve, mto bonito para cara do FUNDEFINHO, mãe dele passou 8 anos tirando comida da boca de criança e ele sempre caladinhoooooooooo, pra isso ele serveeeeee…. Agora que dá lição de MORALLLLL…

    COISA FEIA VEREADORRRRR, vá devolver o que sua mãe tirou qdo era secretária!!!!!!!

  • É a renca dos demos voltando, com sede de merenda e recursos da educação;. A TV Tapajós deverá ter vínculos diretos neste novo-velho e podre governo.

    1. Verdade Osmar saiu a turma do caPeTa e entrou a turma do DEMOnio, só um exorcista ou o Joaquim Rodrigues pra exorcizar essa cambada.

  • Não conhecia esse seu lado Ptista de ser Celivaldo, quanta puxação de saco pra um governo que se perdeu no decorrer do mandato, as imagens que mostravam alimentos me parece que foram feitas no deposito da SEMED, o que não significa que esses alimentos estão indo para as Creches, vi a reportagem, e peço que entendi foram os diretores das Creches que chamaram os vereadores e a imprensa para fazer a denuncia, acho como cidadão que a TV Tapajós fez seu papel, ouvio os dois lados da historia!!
    Agora vc, me parece que tem algo contra a emissora ou seus proprietários, ta muito explicito isso, como cidadão acredito que vc não conhece o código de ética.

  • Parabéns Celivaldo!!!

    Você disse tudo! Os que mais roubaram o alimento das crianças de Santarém, agora se dizem defensores desta prática, e, se pelo menos tivesse um fundo de verdade nessa história.

    Todo mundo já sabe que a TV TAPAJÓS faz notícias para quem paga mais e como o governo municipal não tá bancando a máfia da emissora, o jeito é apelar para fazer as notícias parecerem verdadeiras, porém, estão escolhendo e se aliando com as pessoas que mais têm um passado sujo e negativo, associado a desvio de verbas e que respondem à processos, e assim à credibilidade, se é que tinha, escafedeu-se!!!

    Exemplos desses notórios elementos são:

    Henderseon Pinto: o principal projeto em dois mandatos foi aprovação da padronização dos prédios públicos nas cores da bandeira de Santarém, e ele se acha por tal feito, em todas as entrevistas ele fala disso.

    Valdir Matias Jr.: Professor universitário pífio que não faz nada na câmara. Se diz, pertencer ao partido verde (PV), porém, não levantou nenhuma bandeira para defender o Lago do Juá.

    Erasmo Maia: Puro sangue de um dos políticos mais corruptos do Brasil, Joaquim de Lira Maia, que enriqueceu às custas do dinheiro do público de Santarém. Esse é que não faz porra nenhuma na câmara, a todo custo tenta embargar os projetos da situação para benefício da população.

    Olha só, com quais “otoridades” à TV Tapajós se meteu por troca de umas migalhas. Para a quadrilha ficar completa, porque não citar novamente deputado Lira Maia, que recentemente, veio à Santarém para falar com um juiz com o objetivo de segurar, aguentar, adiar seus processos.

    A BOMBA UMA HORA VAI ESTORAR, AGUARDEM!!!

  • Ei “eu disse”, ela não foi eleita por culpa dos outros secretários, não por omissão dela.. A lembrança curta do povo ingrato é q escolheu errado, agora vão comer o q merecem.

  • Parabéns ao celivaldo. É a mas bela descrição daquela novela da tapajós, com regencia jornalistica e que insiste em falar de seriedade. É a face daa quadrilha que roubou a semed e tem apoio da mídia global

  • Esse governo do Pt é tão bom, a secretaria de Educação é tão boa que foi eleita pra ser prefeita de Santarém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *