Folha de S. Paulo
Após indiciar um líder indígena por suspeita de falsificação do Registro Administrativo de Nascimento de Índio (Rani), a Polícia Federal no Amazonas fará uma devassa nesses documentos.
A PF tenta entender o boom na emissão de “RGs indígenas” no Amazonas: de uma média de 159 Ranis por ano de 2000 a 2007, o número passou a 1.143 por ano de 2008 a 2011 –salto de 619%.
A PF detectou que o aumento anormal na expedição dos documentos se deu a partir de 2007, ano da emissão do registro de Paulo Ribeiro da Silva, o Paulo Apurinã, indiciado sob a suspeita de falsificação de documento.
O Rani é um documento administrativo da Funai, que subsidia a identificação do índio e o pedido de benefícios (aposentadoria especial, cotas em universidades, inclusão em programas sociais).
— ARTIGOS RELACIONADOS
Para o superintendente da PF no Estado, Sérgio Fontes, dada a fragilidade da Funai, “muitos registros foram [emitidos] na esteira da fraude”.
Leia mais em PF investigará registro de índios na Funai.
Leia também:
Funai focará na qualidade de vida indígena.
Gil …. tu ta “passeando” com o Paulo Apurinã ? quem vai fabricar tua prancha ou tua vela ? quem vai fazer o mingau que tua filha toma ? quem vai abastecer tuas tomadas com energia eletrica ? os indios ?
Jeso, Perguntar não ofende: Porque os fiscais da Prefeitura mandaram todos os comerciantes recolherem suas mercadorias das calçadas no comércio de Santarém, mas apenas a Comam e a Soares Máquinas continuam com suas mercadorias nas calçadas? é só ver pra crer.
Só um inepto como Zé (Dantas) Cardozo, poderia “pensar” numa medida dessas.
Esse cara é um perigo mortal para o PT e para o Governo Dilma.
Ele só “rema” e “trama”contra.
Depois de fazer “vista grossa” enquanto a PF e a Força Nacional perseguiam indígenas
Vem agora explorando um caso (único) de falsificação de documentos para perseguir e criminalizar um povo inteiro (indígena).
É a face oculta do Governo Dilma. Um “infiltrado” das elites.
Te cuida mulher !
Tiberio Alloggio
Ta ficando critico esse negocio de indigena , abaixo um dessas aberrações que ocorrem Brasil afora …..
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/06/queria-ser-so-mais-uma-aluna-diz-indigena-aluna-de-medicina-da-ufsc.html
Qto mais indio melhor, o problema é o excesso de branco pilantra
Ha ha ha …… parece que só entre os homens “dito” civilizados que existe a pilantragem .
Um antropólogo veio aqui e publicou um artigo falando dessa proliferação de índios. A rapaziada da esquerda festiva malhou o cara. E agora? Por que eles não vem criticar a PF? Ah sim, esse assunto não é correlacionado com aquele, não deveria ter um link em Leia Também?
Essa investigação tem que chegar aqui no Pará. Se chegar, tem “índiio” que vai ficar com a pulga atrás da orelha, como o Odair “Borari”. Aliás, não vai ficar com a pulga não, vai ficar é com o cachorro todo atrás da orelha. Eita, com essa investigação muita casa vai cair.
Bom iniciativa da Polícia Federal! PARABENS!!!!
Poderiam aproveitar para ver o cunha de legalidade do registro do Odair José (Borari), pois filho de nordestino, nascido em Belém, jura que é índio descendente dos Boraris. Basta a PF falar com o tio dele, que o próprio diz que aquele garoto nunca foi índio, nem aqui nem em Belém, onde nasceu e cresceu.