Polícia Federal vai investigar “RG indígenas”

Publicado em por em povos indígenas

Folha de S. Paulo

Após indiciar um líder indígena por suspeita de falsificação do Registro Administrativo de Nascimento de Índio (Rani), a Polícia Federal no Amazonas fará uma devassa nesses documentos.

A PF tenta entender o boom na emissão de “RGs indígenas” no Amazonas: de uma média de 159 Ranis por ano de 2000 a 2007, o número passou a 1.143 por ano de 2008 a 2011 –salto de 619%.

A PF detectou que o aumento anormal na expedição dos documentos se deu a partir de 2007, ano da emissão do registro de Paulo Ribeiro da Silva, o Paulo Apurinã, indiciado sob a suspeita de falsificação de documento.

O Rani é um documento administrativo da Funai, que subsidia a identificação do índio e o pedido de benefícios (aposentadoria especial, cotas em universidades, inclusão em programas sociais).

Para o superintendente da PF no Estado, Sérgio Fontes, dada a fragilidade da Funai, “muitos registros foram [emitidos] na esteira da fraude”.

Leia mais em PF investigará registro de índios na Funai.

Leia também:
Funai focará na qualidade de vida indígena.


Publicado por:

9 Responses to Polícia Federal vai investigar “RG indígenas”

  • Gil …. tu ta “passeando” com o Paulo Apurinã ? quem vai fabricar tua prancha ou tua vela ? quem vai fazer o mingau que tua filha toma ? quem vai abastecer tuas tomadas com energia eletrica ? os indios ?

  • Jeso, Perguntar não ofende: Porque os fiscais da Prefeitura mandaram todos os comerciantes recolherem suas mercadorias das calçadas no comércio de Santarém, mas apenas a Comam e a Soares Máquinas continuam com suas mercadorias nas calçadas? é só ver pra crer.

  • Só um inepto como Zé (Dantas) Cardozo, poderia “pensar” numa medida dessas.

    Esse cara é um perigo mortal para o PT e para o Governo Dilma.

    Ele só “rema” e “trama”contra.

    Depois de fazer “vista grossa” enquanto a PF e a Força Nacional perseguiam indígenas

    Vem agora explorando um caso (único) de falsificação de documentos para perseguir e criminalizar um povo inteiro (indígena).

    É a face oculta do Governo Dilma. Um “infiltrado” das elites.

    Te cuida mulher !

    Tiberio Alloggio

    1. Ha ha ha …… parece que só entre os homens “dito” civilizados que existe a pilantragem .

  • Um antropólogo veio aqui e publicou um artigo falando dessa proliferação de índios. A rapaziada da esquerda festiva malhou o cara. E agora? Por que eles não vem criticar a PF? Ah sim, esse assunto não é correlacionado com aquele, não deveria ter um link em Leia Também?

  • Essa investigação tem que chegar aqui no Pará. Se chegar, tem “índiio” que vai ficar com a pulga atrás da orelha, como o Odair “Borari”. Aliás, não vai ficar com a pulga não, vai ficar é com o cachorro todo atrás da orelha. Eita, com essa investigação muita casa vai cair.

  • Bom iniciativa da Polícia Federal! PARABENS!!!!
    Poderiam aproveitar para ver o cunha de legalidade do registro do Odair José (Borari), pois filho de nordestino, nascido em Belém, jura que é índio descendente dos Boraris. Basta a PF falar com o tio dele, que o próprio diz que aquele garoto nunca foi índio, nem aqui nem em Belém, onde nasceu e cresceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *