A área externa do Parque da Cidade, em Santarém, oeste do Pará, está mais bonita e mais verde. Na segunda-feira (25), foram plantadas 16 mudas de Ipês Rosa.
A ação foi realizada pela Prefeitura de Santarém, via Semap (Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. Além de deixar o local mais agradável, por conta da função paisagística (floração), as árvores contribuirão com a ventilação, sombra e conforto térmico.
A iniciativa faz parte ainda da programação especial alusiva ao Dia Internacional das Florestas, celebrado em 21 de março.
O titular da Semap, Bruno Costa, participou da ação, assim como técnicos da Semap e estagiários da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) e da e Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará.
O Parque da Cidade é considerada o maior espaço com área verde urbana central do município. Tronou-se lugar ideal para as pessoas que buscam a tranquilidade, segurança e contato direto com a natureza. Possui 22 hectares de área.
O ipê foi à espécie escolhida para esse plantio porque, além de ser uma importante árvore da flora brasileira e possuir grande resistência ao clima, revela um espetáculo ao pontilhar a cidade com o colorido de sua floração.
“Proporcionar uma cidade mais arborizada é poder contribuir de forma considerável com a qualidade de vida das pessoas. Assim, temos um ambiente com a sensação térmica agradável, temperatura baixa, sem deixar de citar a questão do embelezamento paisagístico, o que deve contribuir ainda mais para a atração das famílias”, destacou a coordenadora do Parque da Cidade, Hellainy Barbosa.
Com informações da Prefeitura de Santarém
Leia também:
Inédito em Santarém: Mostra Casa Lex reunirá projetos de arquitetos e designers
- 308Shares
Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.
Concordo! Santarém precisa de mais árvores, não só para embelezar, como necessárias à amenização do calor.
Plantem mais. Muito mais.
IPÊS são maravilhosos. Usem de todas as cores. Vamos colorir nossa bela cidade!
Amo os ipês.
Meu caro Jeso, a iniciativa é boa mas no meu entendimento, nesse sentido, Santarém carece de mais, muito mais. Por essa visão, isso é jogar para a mídia. Veja! Em comemoração ao dia Internacional das Florestas, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca junta-se a outros dois órgãos para plantar 16 mudas de ipês na área externa do Parque da Cidade. Penso que há espaços em Santarém onde a arborização é necessária e aí não incluo o entorno do Parque. Em 14/05/2018 o Blog publicou meu artigo, “Que venham as árvores!”, vibrando com o plantio de 32 árvores, na Orla(?), entre o TFT e a Praça da Matriz, apoio da Secretaria e iniciativa da Dra. Tamara Saré. Por pressão dos comerciantes que, numa extensão dos seus negócios, usam a Orla como Cais, somente 17 árvores foram plantadas, conforme cometário da Dra. Tamara sobre o artigo citado Assim eu pregunto: onde a arborização se faz mais necessária? No Cais ou no entorno do Parque? Os ipês são lindos e vai ficar bonito mas, em termos de utilidade e principalmente conforto para a população, é quase um nada. Desculpem-me os que não pensam assim, Abraços,
Boa iniciativa, parabéns!!!!!!