Morre, aos 85 anos, Raul Loureiro, cuja trajetória se confunde com o cinema em Santarém

Publicado em por em Santarém

Morre, aos 85 anos, Raul Loureiro, cuja trajetória se confunde com o cinema em Santarém
Raul e sua esposa Laura Loureiro na festa de seus 80 anos. Foto: Adil Colares

Acaba de morrer em Santarém (PA) Raul Loureiro, cuja vida se confunde com a história do cinema no município.

Ele é o “pai” dos cines Olímpia e Cinerama, ambos extintos.

Estava internado no hospital da Unimed com complicações diversas. Ao final, teve um AVC isquêmico (derrame) e faleceu no início da tarde deste sábado (30).

 

Veja como foi a festa dos 80 anos de Raul Loureiro, com cobertura social feita pelo colunista Adil Colares.

Raul era casado com Laura Loureiro. Tiveram 6 filhos — Manuel, Soyan, Sérgio, Marcelo (in memorian), Renato e Emanoel. A prole lhe rendeu 11 netos e 5 bisnetos.

Um dos netos, herdou-lhe o nome Raul.

Raul, aos 80 anos, com Laura, filhos, netos e bisnetos

Aguarde mais informações.

Repercussão

— Giovanna Litz Carneiro do Valle, advogada:

“Conhecemos Seu Raul desde criança. Ele morava na Travessa Barão do Rio Branco e nós sempre moramos aqui na Travessa dos Mártires. Nossas famílias sempre tiveram muitas afinidades e linhas de parentesco com os Franco do qual Dona Laura é uma das descendentes. Meu avô Osvaldo Franco Carneiro era primo legítimo do pai de D. Laura.

Meu pai Germano tinha uma amizade muito grande com o Sr Raul. Passavam horas conversando no escritório sobre política, Santarém, economia e assuntos diversos. E assim nossa amizade foi se consolidando com ele e sua família.

Aprendemos a amá-lo e a respeitá-lo pela pessoa humana, íntegra, trabalhadora, visionária e de princípios éticos e morais. Hoje, ao sabermos através de nosso amigo jornalista Jeso Carneiro, de sua partida definitiva à Casa Paterna, rogamos a Deus que o receba na Mansão Celeste pelas boas obras que aqui deixou plantadas entre nós. Descanse em paz!”

Raul Loureiro, cinema em Santarém
Cine Olímpia em Santarém: 1962

— Edu Dias, cantor e compositor:

“A passagem do Sr. Raul Loureiro para outro plano nos deixa órfão de um personagem que foi imprescindível para o desenvolvimento da cultura no Baixo Amazonas. Foi um baluarte no empreendimento de casas cinematográficas, tão determinante na formação cultural de gerações. Legado que deixa Santarém sem referência nessa área. Fica o nosso obrigado a Raul Loureiro, personalidade cultural da nossa memória.”

— Adil Colares, colunista social:

“Seu Raul Loureiro era um homem culto que todo tempo tinha histórias para nos contar… As minhas visitas à sua residência era um aprendizado. Suas histórias, principalmente antigas, e das viagens que sempre fazia a Portugal era uma felicidade poder contá-las, e feliz ele ficava, de podermos ouvi-las…”.

 

— Nélio Aguiar, prefeito de Santarém:

“A morte de Raul Loureiro, 85 anos, representa uma perda incomensurável para a sétima arte em Santarém. Uma vida dedicada ao fomento do cinema e que trouxe para o município uma janela do mundo, que realizou o sonho de milhares de famílias santarenas. Sentiremos muito a ausência desse desbravador da cinematografia, mas não esqueceremos e viveremos sempre o rico legado da arte deixado por Raul Loureiro. Que descanse em paz e que Deus conforte os corações de seus familiares!”


Publicado por:

5 Responses to Morre, aos 85 anos, Raul Loureiro, cuja trajetória se confunde com o cinema em Santarém

  • Ola amigos de Santarém e Belém. fiquei muito triste com a morte do Raul, estou tentando há algum tempo localizar e ficar sabendo que foi o meu avô “Raimundo Pimentel” Conheço apenas uma pequena história que ele tinha um cinema em Santarém. Mas pelo que tudo indica o dono dos cinemas era o Raul Loureiro. Existe algum órgão ligado a cultura da cidade em que eu pudesse fazer contato? Se realmente ele teve algum cinema teria que ser por volta de 1910, pois a minha mãe nasceu em 1913 ele ainda estava em Santarém depois que todos vieram para o Rio de Janeiro…Obrigado Marivaldo Pimentel (marivaldodesigner@gmail.com

  • SEU RAUL FOI MUITO GENEROSO COM AS PESSOAS MAIS QUERO DIZER PARA TODOS SANTARENOS QUE FOI EMBORA UMA PESSOA DE BEM MAIS QUE DEUS ESTÁ ESPERANDO DE BRAÇOS ABERTO.

  • Seu Raul Loureiro foi um homem à frente do seu tempo. Assumiu em Santarém a identidade da sétima arte. Me lembro dos maravilhosos vesperais que pude assistir no Cine Olímpia durante toda a minha adolescência. Trazia, para nós, sempre os melhores filmes. Nos vesperais que assisti posso listar: Ben-Hur, Sansão e Dalila, El Cid, Marcelino Pão e Vinho, O Tempo e o Vento, Sissi, O Morro dos Ventos Uivantes, Corcunda de Notre Dame, A Vida, Morte e Paixão de Cristo, Love Story e tantos outros clássicos do cinema internacional. Foi o nosso educador na sétima arte. Deixou um imenso legado artístico em nossas mentes, que guardaremos para sempre. Externo à família Loureiro os meus sinceros sentimentos.

  • O meu padrinho Raul( meu padrinho de batismo) , deixa um legado rico, de cultura, de humildade.e de boas conversas. Que Deus o receba em paz , no descanso eterno e contemple o verdadeiro paraíso santo

  • Concordo com as palavras do Adil Colares, pois também sempre considerei o Sr. Raul Loureiro, como um homem culto. Várias vezes em meu escritório tive o privilégio de escutá-lo, contando histórias da Europa, do Oriente Médio, da segunda guerra mundial, de economia e de política,
    Dentre tantas virtudes do Sr. Raul Loureiro, particularmente me admirava muito era a sua lealdade e a sua honestidade, inclusive no que tange ao correto recolhimento dos seus tributos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *