Pacientes renais em atendimento no HRBA, em Santarém
Um dos gargalos da saúde pública em Santarém e região do Baixo Amazonas é o serviço de atendimento especializado de pacientes renais crônicos – ambulatorial e hospitalar. O problema se arrasta há anos, com melhorias apenas pontuais.
Em reunião no mês passado, em Belém, o CMS (Conselho Estadual de Saúde) do Pará aprovou o relatório das visitas que fez aos dois hospitais públicos que oferecem esse tipo de serviço na cidade – HMS (Hospital Municipal de Santarém), e HRBA (Hospital Regional do Baixo Amazonas).
Leia também
Procuradora da Secretaria de Saúde deixa o cargo; é a 3ª exoneração em 50 dias
No documento, são listadas várias medidas que, implantadas, segundo o CMS, poderão melhorar substancialmente o atendimento de pacientes renais. Abaixo, 5 medidas recomendadas pelo CMS:
— ARTIGOS RELACIONADOS
1. Novas vagas no HMS
Aumentar o número de vagas para pacientes renais no ambulatório do HMS, Hospital Municipal de Santarém, de 14 para 30 vagas.
2. Maior quantidade de transplantes renais no HRBA
Aumentar o quantitativo de transplantes renais no HRBA, Hospital Regional Público do Baixo Amazonas, em Santarém, com suporte do governo estadual.
3. Mais máquinas renais no HRBA
Reforma das instalações e ampliação do parque tecnológico, da atuais 35 para 70 máquinas para pacientes renais.
4. Construção de um novo centro de hemodiálise
Investimento do governo estadual na construção de um novo centro de hemodiálise, com abertura de clínicas satélites necessárias para atender a região do Baixo Amazonas com ampliação do parque tecnológico.
5. Reforma e adequação no HMS
Reforma e adequação da infraestrutura do serviço de hemodiálise do HMS.
Acho que a primeira providência deveria vir precedida de: “1 – A população não votar mais em governantes como esses atuais e …