
por Sávio Carneiro (*)
A hidroginástica se tornou a vedete dos exercícios para idosos no distrito de Alter do Chão e comunidades do entorno do badalado balneário em Santarém, oeste do Pará.
Por ser considerada uma modalidade de impacto quase zero, a atividade é aconselhada pelos médicos para minimizar dores provocadas por doenças geriátricas, como artrose e osteoporose.
40 idosos participam da atividade física, realizada sempre às terças e quintas-feiras na praia do Cajueiro.
— ARTIGOS RELACIONADOS
De acordo com especialistas, a hidroginástica é adequada para idosos, porque a água reduz o peso sobre as articulações do corpo, ativa a circulação e produz uma melhora muscular e respiratória.
A dona de casa e moradora da comunidade de Cucurunã Raimunda Braga, 57 anos, que se desloca duas vezes na semana para participar da hidroginástica, iniciou essa essa rotina depois que teve um triste diagnóstico revelado pelo seu médico: um sério problema nas articulações dos joelhos, que poderia deixá-la numa cadeira de rodas.

Disposta a dar a volta por cima, ela procurou ajuda no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de Alter do Chão.
Com artrose, ela ainda anda com dificuldade, mais já se tornou uma nova pessoa, depois que começou a participar das aulas de hidroginásticas.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
* É repórter especial do site Jeso Carneiro, residente em Alter do Chão.
Leia também
Prefeitura de Santarém lança a programação oficial do Sairé 2017
Deixe um comentário