UOL Notícias
O tucumã – fruta típica da Amazônia – pode ter sido a causa da morte de uma jovem de 17 anos no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
A jovem deu entrada no hospital Padre Colombo no domingo (25), sentindo fortes dores abdominais, além de fraqueza, vômito e diarreia, mas depois de medicada, foi liberada. No dia seguinte, retornou ao hospital com o quadro ainda mais grave.
Tucumã, fruta da Amazônia muito apreciada no Amazonas
De acordo com a tia da jovem, Josy Augusta da Silva, a menina consumiu o produto na quinta-feira (22). “Ela chegou da escola e lanchou tucumã. Logo depois, começou a passar mal vomitou uma coisa meio verde. De lá para cá, passou muito mal. É muito triste e revoltante o que aconteceu com a minha sobrinha”, comentou.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia também:
Sucuri de 3 metros é achada em bueiro.
A secretária de saúde de Parintins, Maria do Desterro, informou que, na manhã de segunda-feira (26), a jovem retornou ao hospital em estado mais grave. A ideia da Secretaria Municipal de Saúde de Parintins era encaminhar a jovem para Manaus, onde pudesse receber melhor atendimento, porém ela morreu após parada cardiorrespiratória.
Além da jovem, a direção do hospital Padre Colombo, em Parintins, informou que pelo menos dez pessoas deram entrada no hospital nas últimas semanas afirmando desconforto intestinal após comerem o fruto. Para evitar que outros casos ocorram, a secretaria de saúde da localidade acionou a Vigilância Sanitária para retirar o fruto de todo o comércio de Parintins.
Uma das hipóteses para explicar os casos é a intoxicação por carbureto, um composto químico muito usado por agricultores da região para fazer as frutas amadurecerem mais rápido.
Leia mais em Jovem morre após consumir fruta típica em Parintins (AM).
Já comi muito tucumã e nunca me fez mau. Será que esse aí não estava batizado (envenenado)?
Bonanza, é isso que se depreende da reportagem: tucumã “anabolizado”.
Contaminado