Um novo hospital municipal

Publicado em por em Saúde

Santarém precisa, urgentemente, de um novo hospital municipal. A reforma do atual prédio, que possui 60 anos, seria um desperdício de dinheiro público.

A afirmação é do vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Nélio Aguiar (PMN – foto).

Para o médico, já está na hora do governo Maria II iniciar a elaboração de um projeto neste sentido, com captação de recursos junto aos governos estadual, federal e da iniciativa privada.

O recente desabamento de parte do teto de um dos pavilhões do HMS (Hospital Municipal de Santarém), resultando na morte de 2 pessoas, é o sinal, segundo parlamentar, de que a gestão da prefeita Maria do Carmo precisa acordar para essa questão.

O sucateamento do HMS, avalia Nélio, é visível.

– Uma reforma no atual prédio seria apenas mais um desperdício de dinheiro público, já que ele já possui mais de 60 anos – pondera, lembrando que a obra que se faz hoje no HMS é de um pronto-socorro, com recursos do Estado, voltado para atendimento de urgência, e que não vai dar respostas a todas as deficiências e demandas do hospital.

– É inaceitável que depois dessa tragédia não se pense em construir um novo hospital. Não adianta ficar fazendo reforma em partes isoladas – ressalta.


Publicado por:

22 Comentários em Um novo hospital municipal

  • Isso, não é caboclo, Primeiro a construção da Marechal Rondom, não é Hospital e sim um Pronto Socorro, para atender a demanda da região, outra Quando o Edil foi Secretário dizer que falou aprefeita que precisva isso é balela, todos sabemos que precisa de um Hopital Municipal urgnte e não é de hoje.
    Se o mesmo fosse competente, teria pelo menso feito o projeto e apresentado a chefe dele.
    quanto a verba qualquer secretario pode apresentar projeto junto ao governo federal, basta conhecer os caminho,a amizade so acelera mas o secretáro tem automia para fazer projeto,não o fez porque não tem competência. VEJAMOS ALEM DE FALAR O QUE TODO MUNDO JA SABE QUAL PROJETO DE RELEVANCIA FOI APRESENTADO NA CAMARA ?

  • Jeso,

    Sei que o vereador é seu amigo e talvez você não registre meu comentário, maele conseguiu uma proeza com seu comentários infeliz: unir dois chatos que se odeiam e vivem se digladiando aqui no seu blog: o Evaldo e o Tibério.

    Se isso aconteceu é porque Nélio realmente uma das piores aquisições do quadro político dos últimos anos, especialista em titubear entre ser oposição e ser governo.

    Um verdadeiro camaleão!

    1. É daí, Amilton? Tiberio e Evaldo também são meus amigos. A opinião é sua. Respeito. Ainda que não concorde. Uma coisa – minha amizade com Nélio e os demais citados por vc. – não é impedimento para que os três são sejam criticados aqui. Os três são homens públicos – Evaldo e Tiberio na medida que vem a público, sem máscaras e pseudônimos propagandar suas ideias, defendê-las. Eles tem a coragem de fazê-las publicamente. São chatos por isso?

      Tenho certeza, por outro lado, que não postulam à unanimidade, o louvor de todos. E sabem muito bem conviver com o contraditório, a essência da democracia e a linha mestra deste blog.

  • O que está para ser pronto não é um novo hospital municipal e sim um pronto socorro municipal. É bom se informar antes de escrever besteiras. Os vereadores que se atrevem a defender os interesses do povo encontram os Tibérios e os Evaldo Viana pela frente, por isso que a situação fica mais triste ainda.
    Pergunto ao Evaldo quantas sessões da Câmara de Vereadores ele assistiu este ano. Então camarada, seja humilde e responda a verdade. Essa critica já é batida e todos pensam que cabe a qualquer politico, mas os tempos estão mudando. E se o Evaldo acompanhasse as sessões ia ver que muito do que ele escreve é inválido. Queria que ele tivesse sido eleito, ia sentir na pele o rolo comprensor da bancada governista.
    Para criticar as relações políticas^tem de se olhar por todos os ângulos.

    Um abraço!

  • As vezes não dá para entender o “eleitoralismo” de alguns políticos.

    Não há nenhuma reforma ocorrendo no Hospital Municipal, o que está ocorrendo é a conclusão das obras do novo Hospital construído no mesmo quarteirão da área ocupada pelo HMS, que irá aumentar e melhorar a capacidade de atendimento para a população.

    O Vereador Nélio, cuja ideia de saúde pública inclui a defesa dos “comerciantes da saúde” quando apertados pela ação de policia, Até a reivindicação de estruturas já constuidas e prontas a entrar em funcionamento como ressaltou justamente Evaldo Viana.

    Não sei se se trata de oposição de meia tigela como disse Evaldo Viana, mas que há malabarismo, na atuação do vereador, há.

    Tiberio Alloggio

  • Muito bom Dr. Nélio, agora é só o Poder Legislativo trabalhar, e colocar nos orçamentos vindouros juntamente com apoio das outras esferas governamentais.

  • O eleitor hoje não aceita mais a baixaria e a agressividade. Para ser um verdadeiro representante do povo não basta ser muito indignado, tem que ser bem votado.

    1. É isso aí fraterno pra ser um verdadeiro representante, dos seus interesses, o político tem que ter muito voto e pra ter muito voto basta ter muito dinheiro pra comprar esses votos. Aí comprando muitos votos você se tornar bem votado e como político bem votado você se torna um representante de verdade, dos seus próprios interesses, ´tá certo, concordo com você. Foi muito esclarecedor o seu raciocinio.

  • Trabalho muitos anos na SEMSA e sei que o Dr Nélio foi secretário por apenas 9 meses e mesmo sem apoio do governo que temia o seu crescimento político e viesse a atrapalhar a candidatura a deputado do Carlo Martins, irmão da Prefeita , entregou para a população a hemodiálise, o centro de saúde do Jardim Santarém, PSF do Tabocal, PSF Uruará I e II, CEO- Centro de Especialidades Odontológicas, 6 equipes de saúde bucal e etc. Deixou em fase bem adiantada de execução a Farmácia Popular, o SAMU e o Centro de Sáude Santa Clara. Defendeu por diversas vezes que a prefeita aproveitasse a sua amizade com o Lula e conseguisse recursos para a construção de um novo Hospital Municipal.
    Ele tem todo o direito de cobrar e continuar cobrando da Prefeita um Hospital Municipal que seja Moderno e bem estruturado que ofereça segurança (não desabe nas cabeças das pessoas) e tenha qualidade no atendimento a população.
    Isso é pedir de mais? Ou será que só porque não está sendo pedido por um vereador da base do governo deve-se rechaçar a idéia?

  • Jeso,

    Pelo jeito os teóricos de plantão nunca entraram no atual Hospital Municipal e não tem noção dos problemas estruturais daquele prédio e das péssimas condições de trabalho.
    Ter um hospital estruturado não significa deixar de lado a atenção Básica, agora eu quero ver o problema da hérnia, da vesícula, do hipertenso e do diabético descompensado serem resolvidos no posto de saúde sem precisarem de internação hospitalar.
    Concordo com o Dr Nélio que a realização de reformas serão apenas paliativas, Santarém merece um hospital descente que ofereça segurança e boas condições de trabalho.

  • Parabéns

    Nobre Edil Nélio Aguiar, este homem publico enche de orgulho seu eleitores, não é a tôa que és considerado o PELE DOS VEREADORES DO NORTE E NORDESTE, pela visão vanguardista da GESTÃO Publica, Visão de Estadista, sempre sempre na ” POLE POSITION” ….na Vereança do Municipio.
    Um novo Hospital Municipal é PREMENTE……para o Municipio…..
    Que Deus continua iluminando sua ideia Nobre Vereador …NÉLIO AGUIAR…. O Pelé dos Vereadore do Norte e Nordeste…..estáis entre os 3 (três), MELHORES DO BRASIL.
    PARABÉNS…PARABÉNS

  • Mais uma das muitas asneiras proferidas por este edil.O que é preciso não só nesta cidade ,mas em todas as cidades paraenses é ser fortalecida a Atenção Básica,o Programa Saúde da Família como preconizou a Reforma Sanitária através da construção do SUS.Esta concepção HOSPITALOCÊNTRICA defendida por este edil só beneficia a grande maioria dos mercenários da SAÚDE(MÉDICOS,EMPREITERAS e FORNECEDORES DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES).Este edil defende esta concepção pois acha que é só este profissional que tem uma graduação e que se arvora em ser chamado de doutor possam fazer atenção à saúde,com isto fortalecendo cada vez mais a concepção MEDICOCENTRADA no SUS.Infelizmente figurinhas desta estirpe,,ainda encontra muito espaço nas MAFIOMIDIÁTICAS EMPRESAS filiadas ao PiG e concomitante a isto não se vê os representantes.dos usuários e tarbalhadores do CMS de Santarém discordar públicamente desta proposta.Gostaria imensamente de ver aqui neste espaço a manifestaçaõ destes segmentos do CMS DE Santarém.

    1. Por essa teoria não teríamos hoje o Hospital Regional e a luta de todos pelo seu pleno funcionamento. O problema não é o modelo hospitalocêntrico e sim a incomPTência em não fazer bem feito nem o atendimento hospitalar e nem a atenção básica. Em 5 anos o governo Maria fez quatro centros de saúde sem médico 24 horas e isso é emergência e não atenção básica.Os postos de saúde e o programa saúde da família são mal estruturados, falta remédio para o controle da pressão alta e da diabetes em alguns postos. A teoria da prevenção é linda, mas na prática as pessoas continuando adoecendo e precisando de médicos e hospitais. Vá segunda no HMS e verifique a superlotação. Experimente adoecer e depois diga onde foi buscar atendimento e qual profissional lhe receitou o lhe operou? É óbvio que a saúde não se faz só com médicos e hospitais mas sem eles é tentativa de suicídio

      1. De fato, o problema é gerenciar e organizar plenamente os serviços tanto de saúde básica como hospitalar. Eu nao tenho dúvida de que R$$ nao falta.

      1. Esse Guilherme Marsena é o que os próprios socialistas chamam de “INOCENTE ÚTIL A CAUSA” . O cara é muito inocente ou de raciocínio curto pra continuar acreditando nas causas e ditadores bolivarianos cucarachos.

        Ô menino inocente, acorda, o muro de berlim caiu na década de noventa.

  • O sr. Vereador manifestou, por acaso, esta opinião quando esteve secretário de saúde? Parece que não!
    Entretanto, o que se sabe é que tratou de empregar na então “sua secretaria” aqueles que lhes são próximos e assim usou, “convenientemente”, os recursos destinados à saúde.
    Quando alguém tem o poder e a competência para mudar o que está errado e não muda, nem tem a iniciativa de, ao menos, propor a mudança, fica difícil aceitarmos como sério e legítimo o grito – ou lamento – que agora entoa da arquibancada…

    1. Inclusive os familiares da Presidente da UNECOS e tbm conselheira municipal de saúde de Santarém.

  • Na dúvida, é possivel realmente que o vereador nelio Aguiar esteja, de fato, preocupado com o povo santareno e se manifeste de quando em vez no sentido de reivindicar obras e serviços necessários à melhoria da qualidade de vida do povo santareno.

    Mas me preocupa muito o vereador, que é uma espécie de oposicionista híbrido, categoria TQQ (terça, quarta e quinta) vir a público revelar uma opinião como esta, de que o município precisa de um outro hospital, quando se sabe que já está pronto, inclusive com equipamentos, o anexo do HMS da Marechal Rondon, esperando apenas o mês de agosto ou setembro chegar para que seja inaugurado para que o grupo político da prefeita colha dividendos eleitorais.

    Por quê o vereador Nélio Aguiar não aproveita o período em que é possuido pelo seu oposicionismo intermitente para denunciar á população que a ampliação do hospital municipal já foi concluída e aproveita o mesmo surto para cobrar da prefeitura o início do funcionamento do Resturante Popular, cuja construção já se arrasta por longos 5 anos? Por quê o vereador também não se manifesta para cobrar o funcionamento imediato da feira do tablado que já está pronto há muito tempo? Por quê o vereador também não cobra agilização das obras de duplicação da Fernando Guilhon, que se arrasta a passos de cágado?

    A resposta? Talvez porque, como oposicionista híbrido, uma parte muito influente do vereador o impeça de fazer realmente o que o povo espera de um vereador comprometido com as causas populares, que é defender intransigentemente os interesse do povo.

    1. Sugiro ao Evaldo , ex companheiro de partido do Vereador Nélio , que acompanhe mais de perto as sessões da Câmara Municipal e observe se em seus pronunciamentos o Vereador está defendendo ou não os interesses da população.
      Tenho acompanhado em loco as sessões e tenho visto o Vereador Nélio criticando o atraso nas obras do PAC, da Fernando Guilhon, dos mercados modelo e municipal, as péssimas condições das nossas ruas. Defendendo a APA do Saubal, a ampliação do programa saúde da Família, a realização do referendo do fuso-horário e etc.
      Claro que não de uma forma intransigente, mas como o Ver Nélio teve mais de 4 mil votos sem ser intrasigente é sinal que o povo prefere a moderação.

    2. Já que você, Evaldo, recorreu ao recurso da dúvida no início de seu texto “Na dúvida”, “é possível”, prefiro o aforismo de Nietzsche: “Não é a dúvida que faz os loucos, é a certeza”. E nessa direção pretendo estender minha crença de que em política o futuro e a promessa são duas lindas manifestações de ilusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *