Em operação batizada de Estado de Emergência, a Polícia Federal no Amazonas prendeu nesta quinta-feira (21) o ex-governador José Melo (Pros), acusado de integrar uma quadrilha que promoveu desvios milionários na saúde. A informação é da Folha de S. Paulo.
Em nota, a PF afirma que Melo recebia pagamentos periódicos de uma quadrilha especializada em desvios no sistema de saúde. Ele é investigado por corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de capitais e de organização criminosa.
A prisão de Melo marca a terceira fase da Operação Maus Caminhos, iniciada em setembro do ano passado, que investiga o desvio de ao menos R$ 50 milhões de repasses do governo federal ao sistema de saúde do Amazonas, segundo o Ministério Público Federal.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Na semana passada, houve a segunda fase da operação, batizada de Custo Político, com a prisão de cinco ex-secretários do governo estadual, dos quais dois da pasta da Saúde.
NOVOS CAMINHOS
Segundo as investigações, um dos ex-secretários recebeu ao menos 14 pagamentos de R$ 133 mil para favorecer o Instituto Novos Caminhos, ONG que fazia a gestão de unidades de saúde por meio de convênios com o governo Melo.
Em maio, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou Melo por compra de votos para a sua reeleição, em 2014. Em agosto, houve novas eleições no Estado, com a vitória de Amazonino Mendes (PDT).
A reportagem entrou em contato com um dos advogados do ex-governador, mas ele informou que só cuida do processo de cassação e não soube indicar outro colega.
Leia também:
Nº 1 da Câmara acusa Alfaia de participar da “quadrilha” da Saúde em Óbidos
E governador do PARA?????
E O LIRA MAIA VAI PRESO QUANDO?????????