CNJ: juiz é obrigado morar na comarca que atua

Publicado em por em sindicalismo

No portal da CNJ:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reafirmou, ontem (27), ser obrigatório que o magistrado more na comarca em que atua.

As autorizações para que juízes residam em outras comarcas são excepcionais e devem ser regulamentadas pelos tribunais, de forma fundamentada.

Leia também:
Leitura de clássicos reduz pena de presos.
Audiência com a ministra.
Corregedoria vai apurar mau exemplo.

A decisão foi tomada na 159ª sessão plenária, em resposta à consulta formulada pela Associação dos Magistrados de Alagoas ao CNJ.

Por unanimidade, os conselheiros aprovaram a resposta formulada pelo relator da consulta, conselheiro José Guilherme Vasi Werner, que confirmou a obrigatoriedade de juízes morarem nas comarcas onde atuam.

A regra, segundo o conselheiro, está prevista tanto na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), quanto na própria Constituição Federal.

“Não há direito subjetivo do magistrado residir fora da comarca, compete aos tribunais regulamentar a matéria e decidir os pedidos sempre de forma fundamentada, cabendo ao CNJ o controle da legalidade”, afirmou o relator.

Nesse sentido, lembrou Werner em seu voto, a própria Resolução n. 37/2007 do CNJ determina aos tribunais que editem atos normativos para regulamentar as autorizações em casos excepcionais, segundo critérios de conveniência e oportunidade.

Na análise dos casos concretos, as Cortes devem ainda analisar se a autorização para o magistrado residir em outra comarca não prejudicará a prestação jurisdicional, conforme reforçou o conselheiro.


Publicado por:

9 Responses to CNJ: juiz é obrigado morar na comarca que atua

  • É verdade os juizes do interior do para residem mesmo nas suas comarcas,é porque nos estamos no primeiro de abril

  • Uma perguntinha só: quantos Conselheiros o CNJ vai precisar para fiscalizar, digamos, se os juízes do Pará moram mesmo nas sedes das comarcas da Transamazônica, da Calha Norte (será que os doutos Cosenlheiros sabem mesmo o que é Calha Norte? Aposto que não), no Sul do Pará, na Terra do Meio, etc? Um doce de castanha do Pará com recheio de cupuaçu para quem souber ou puder responder!

  • Rádio-corredor da UFOPA anuncia: Aquino, candidato da situação para a reitoria! Apertem os cintos, o piloto vai sumir!!!

  • Isto deveria ser obrigatório para todos que exercem cargo na máquina pública. Talvez se o reitor Seixas Lourenço fosse obrigado a residir aqui, ele se envolvesse mais com o dia a dia da UFOPA e largasse um pouco os gabinetes refrigerados da UFOPA. Como está atualmente, o reitor de fato é o Sr. Aldo Gomes Queiroz, já que o vice Clodoaldo foi esvaziado.

    1. Você é um recalcado, o assunto é outro e você fica nessa tecla.

      Se não fossem as viagens do Reitor Seixas Lourenço, a Ufopa ainda seria UFPA e estaria lá naquele campus da Marechal. Acorda e vai trabalhar, ao invés de ser o eterno crítico, engenheiro de obra pronta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *