Alunos do curso de engenharia civil da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) em Itaituba publicaram um livro que examina em detalhes o trágico acidente de Brumadinho, em Minas Gerais.
Coordenado pelo professor de engenharia civil Andrews Malone, responsável pelo projeto, a obra não apenas analisa as causas do colapso, mas também sugere medidas de contenção que poderiam ter prevenido a catástrofe.
“Como professor, acredito que o livro deve ser amplamente divulgado, pois coloca Itaituba na produção acadêmica. Consolida a valorização dos acadêmicos em engenharia civil por ser um feito extremamente trabalhoso e complexo, colocando a educação superior em evidência”, destaca Malone.
Drenagem e tragédia
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De acordo com o livro, a principal causa do colapso foi a liquefação do solo, quando, então, saturado, ele perdeu sua rigidez e se transformou em um líquido. Outras causas foram as falhas nos sistemas de drenagem e o fraturamento hidráulico.
A obra também aponta para diversas medidas de contenção que deveriam ter sido implementadas, destacando a importância da localização da mina e dos trabalhadores. O professor explica que a realocação dos trabalhadores para um local menos impactado poderia ter evitado a tragédia.
Para Andrews Malone, faltaram no projeto e na execução a necessidade de reforço estrutural, monitoramento intensivo e desvio do rejeito como medidas importantes que poderia ter evitado o colapso.
“A engenharia responsável, que não aconteceu, a falha também nos desvios de contenção, ou seja, prevendo esse colapso que também não ocorreu, e a adoção de métodos de relatórios em que eles visaram apenas os relatórios em que os cálculos e os dados foram positivos e não os negativos, sendo que o rompimento da barragem houve também por causa dessa negligência e a não adoção dos relatórios de estado negativo”, analisou.
Conhecimento profundo
Quando perguntado sobre como o livro pode contribuir para a prevenção de futuros desastres semelhantes, o professor aponta a importância da adoção de técnicas e práticas construtivas inerentes e correlacionadas diretamente com a engenharia de segurança do trabalho. Além da responsabilidade dos profissionais em acentuar e especificar cada obra, prevenindo qualquer tipo de desastre ou colapso estrutural.
“O conhecimento mais específico e aprofundado sobre a engenharia de barragem, a engenharia industrial e também a engenharia de mineração, propõe um conhecimento muito mais acentuado para os alunos, conseguindo identificar as patologias, as causas e consequências de um acidente”, pontua o professor.
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Melhor professor e grande engenheiro. Parabens Prof Malone