Ufopa vai instalar laboratório em Santarém para fazer testagem de covid-19
Laboratório do Hospital Albert Einstein (SP), que identificou primeiro caso de coronavírus no Brasil Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Está em pleno curso, mas sem alarde, a instalação de um laboratório em Santarém (PA) para realizar testagem de amostras de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

A iniciativa, ainda não oficializada, é da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará). O projeto está em andamento desde o início deste mês. O laboratório funcionará nas dependências do HRBA (Hospital Regional do Baixo Amazonas).

 

Além da Ufopa e HRBA, a parceria conta também com o apoio da Sespa. O Blog do Jeso apurou que diversos equipamentos para montagem do laboratório foram cedidos pela Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia) e Ufopa.

Entre eles, o PCR, que detecta em tempo real a amplificação de fragmentos do genoma do vírus, caso exista, atestando se a pessoa está infectada ou não.

A previsão é de em maio o laboratório, que irá atender toda região oeste do Pará, já esteja em pleno funcionamento. Quem está à frente do projeto, conforme também o Blog do Jeso apurou, é o professor Marcos Prado Lima, que comanda a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão.

Os testes de coronavírus da rede pública hospitalar do Pará são realizados em Belém — no Evandro Chagas e Lacen.

LEIA também: Por favor, mais compaixão, pede Alberto Beltrame, titular da Sespa, em artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *